Estabelecimento da IARA – International Adventure Racing Association

No começo deste ano uma pesquisa entre corredores de aventura, comunidade, clubes, diretores de provas e organizações internacionais culminou no estabelecimento da International Adventure Racing Association (IARA) que nasceu endorsada por representantes de 22 países.

No dia 07 de dezembro de 2023 um comitê interino foi nomeado pela comunidade para dar continuidade ao trabalho pelos próximos 12 meses nos preparativos pela primeira reunião anual (AGM – Annual General Meeting).

Os trabalhos iniciais da Associação serão aprofundados com o foco no fortalecimento da rede de comunicação entre os países para o compartilhamento de conhecimento, experiência e recursos, e ajudando os países a estabelecer organizações nacionais.

A visão de longo prazo da nova associação é apoiar o desenvolvimento e crescimento da representação das Corridas de Aventura em países de todo o mundo, definir e elevar os padrões globais em termos de jogo limpo, segurança, qualidade, sustentabilidade e proteger o “espírito de aventura” no esporte.

Como disse o presidente eleito Cormac Mac Donnell (Irlanda): “Temos o telhado e as paredes de nossa casa; o próximo ano será de construção dos cômodos e mudança de mobiliário”.

Durante grande parte de 2023, grupos já estabelecidos em alguns países facilitou pesquisas, comunicações, reuniões e novos grupos de trabalho para chegar a um Rascunho de Constituição assinado e endossado por 22 países da Corrida de Aventura (AR Adventure race) para a nova Associação.

Lisa de Speville (África do Sul), que trabalhou extensivamente com Mac Donnell no Grupo de Trabalho de Países de Corrida de Aventura, agora assumirá o papel de Administradora Geral dentro da IARA.

“Tivemos um apoio incrível da comunidade de Corridas de Aventura, com pessoas se prontificando a fazer parte do comitê ou para estar disponível para grupos de trabalho durante o próximo ano. Eles têm muitos anos de experiência em Corridas de Aventura, fortes envolvimentos com entidades esportivas de disciplina única, habilidades de suas vidas profissionais e o desejo de dar uma contribuição positiva para o esporte que tanto lhes deu.”

Algumas tarefas iniciais da IARA serão concluídas nas próximas semanas, à medida que o ano se encerra para a temporada festiva. O Comitê Interino se reunirá no início de janeiro de 2024 para traçar o caminho a seguir com tarefas e cronogramas. O Comitê tem como objetivo trazer criatividade e inovação para construir um organismo internacional que sirva a seus países e comunidades nas Corridas de Aventura.

Cormac Mac Donnell, presidente do comitê interino.

Comitê Interino 2024 International Adventure Racing Association

Presidente
Cormac Mac Donnell, Irlanda

Diretoria de Operações
Marijn Edelenbosch, Holanda

Administração Geral
Lisa de Speville, África do Sul

Oficial Relacionamento com Associados
Marek Navratil, República Tcheca
– apoio: Warley Costa – Brasil

Oficial de Comunicações
Alen Pujol, Uruguai

Oficial Financeiro
Adrian Crane, EUA

Oficial Midia & Marketing
Kati Vehmas, Finlândia / Samuel Eloy, Brasil
– apoio: Dana Jahn Odvody, República Tcheca / John Harris, EUA

Países que assinaram e apoiam a Constituição Provisória

Países com estruturas nacionais estabelecidadas: Brasil, Canadá, República Tcheca, Dinamarca, Finlândia, França, Irlanda, Holanda, EUA, Uruguai com endosso da Espanha.

Países ativos: Austrália, Costa Rica, India, Colômcia, Noruega, México, Portugal, África do Sul e Reino Unido.