AR South America Championship e A1 National Championship: as finais de corrida de aventura no Brasil em 2023

Duas grandes corridas de aventura – Expedição Terra de Gigantes e Malacara Race – serão sede das finais de circuitos nacionais e regionais nesse final de 2023. Ambas possuem distâncias similares e acontecem a menos de 30 dias uma da outra.

A Expedicão Terra de Gigantes, também conhecida como TG, possui uma longa tradição e quando os brasileiros ficaram órfãos das provas mais longas, ficou conhecida como Mini-Ecomotion por receber as melhores equipes brasileiras.

A história da Malacara Race é mais recente e foi galgando o espaço no esporte com provas menores, mas alcançou maior destaque quando a organização montou uma prova de expedição como demonstração do ARWS e passou a fazer parte do circuito mundial.

Para facilitar a participação de todos os interessados, ambas oferecem a opção de equipes em quartetos ou duplas e um percurso menor para quem acha que não está preparado para as provas mais longas.

Expedição Terra de Gigantes

A Expedição Terra de Gigantes terá percurso aproximado de 250 Km e acontecerá nos dias 17, 18 e 19 de novembro de 2023. A sede do evento será montada na cidade de Macaé (RJ), a cerca de 200 quilômetros da capital carioca.

O evento será válido como final do Circuito Brasileiro de Corrida de Aventura e A1 National Championship Brazil.

Macaé é um dos municípios mais prósperos do Rio pela exploração de energia na região. Mas a vocação para o turismo ecológico está preservada. Além de abrigar uma faixa do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, detém um precioso conjunto de atrações naturais representado porpraias, matas, ilhas, rios, cachoeiras e lagoas.

A grande atração turística é o riquíssimo complexo ecológico de Sana, por onde corre o Rio Sana, que se inicia na região serrana, região vizinha a Costa do Sol, da qual pertence Macaé.

https://www.expedicaoterradegigantes.com.br/

Malacara Race

A Malacara Race terá percurso de 230 Km e terá como sede a cidade de Orleans (SC). A prova acontece nos dias 08, 09 e 10 de dezembro de 2023.

A prova será válida como final da Copa Brasil de Corrida de Aventura e do ARWS South America Series.

A pequena cidade de Orleans fica aos pés das encostas da Serra Catarinense e próxima à Serra do Rio do Rastro, um dos cartões postais do Estado. A cidade se encontra a cerca de 185 quilômetros de Florianópolis.

O território e o nome da cidade remontam ao tempo do Império. As terras do atual município foram dadas como dote que D. Pedro II deu à sua filha, princesa Isabel, pelo casamento com o príncipe francês Luiz Felipe Maria Fernando Gastão de Orleans, o Conde d’Eu. A nomenclatura do município é portanto uma homenagem à família imperial francesa.

https://www.malacararace.com.br/