Radical Trekking / Treme-Terra dos 100 anos do 12º BIL Mth

Para a abertura das comemorações do centenário de uma das mais tradicionais unidades do Exército Brasileiro, o 12º Batalhão de Infantaria Leve de Montanha completa 100 anos em Minas Gerais, e para abrir as festividades realizará em 1º de dezembro de 2019 (Domingo), no Campo de Instrução Treme-Terra, localizado entre a Universidade Federal de Minas gerais (UFMG) e o Colégio Militar de Belo Horizonte (CMBH), o Radical Trekking.

O Radical Trekking é uma atividade ecoturística em meio à natureza e envolve atividades esportivas como a Orientação Cartográfica e deslocamentos que podem ser em variados ritmos, conhecido popularmente como Trekking. Foi idealizada por Henrique Araújo, da Planetaventuras – Cursos e Eventos Esportivos de Aventura. A modalidade foi criada no ano de 2003, e a cada ano atrai grande número de praticantes de todas as idades, e com uma aceitação muito grande pelo público feminino.

A Orientação é um esporte em que o praticante tem que passar por pontos de controle marcados no terreno no menor tempo possível, com o auxilio de um mapa e de uma bússola. Com o propósito de realizar-se uma atividade física ao ar livre, mantendo a mente do ocupada em toda a sua execução e contribuindo para a educação ambiental.

Características do Radical Trekking

Segundo Henrique Araújo, idealizador do Radical Trekking, “o evento tem como características traçar uma boa estratégia, empregando para isso a orientação com mapas. Para quem objetiva chegar às primeiras posições, é importante possuir um bom preparo físico. Para quem quer praticar o esporte com outros fins, que não sejam competitivos, é também uma excelente oportunidade para estar próximo à natureza, fazendo uma atividade física saudável e prazerosa.”

“Durante a competição a largada são todos juntos, como em uma corrida de rua, e são lançados 12 pontos de controle no terreno que estarão assinalados no mapa, e o participante pode desprezar dois, buscando 10 pontos de forma aleatória, conforme a estratégia adotada vence quem entregar os 10 pontos o mais rápido possível.”

“É um desporto diferente dos demais, onde o praticante escolhe o caminho a ser seguido, estrategicamente, buscando ganhar tempo, escolhendo as melhores rotas em ambientes naturais, gerando deste modo, um componente mental e lúdico. Deve-se escolher e seguir a melhor rota por um terreno desconhecido e contra o relógio. Isto exige habilidades de orientação, avaliação e escolha da rota, uso da bússola, concentração sob tensão, tomar decisão rápida, deslocar-se em terreno natural e manter o controle da distância percorrida.

A prova poderá ser realizada em duplas masculina, feminina ou mista, além de individual. Com foco na conscientização ambiental, a prova é limitada a 150 participantes. O percurso passará por trechos de trilhas, matas, estradas e em terreno variado. As distâncias percorridas compreendem de 8 à 12 Km, e os percursos ficam em sigilo até a entrega dos mapas, uma hora antes da largada.

A principal finalidade do Radical Trekking é proporcionar oportunidade à sociedade (mesmo os que não são atletas) de praticar esporte em contato com a natureza, e também oferecer treinamento das modalidades orientação e trekking para os praticantes das Corridas de Aventura.

Nesta importante comemoração, além das categorias já citadas, teremos o “Troféu Integração” para duplas de membros das Forças Armadas e Órgãos de Segurança Pública, promovendo uma confraternização entre servidores da área de defesa e segurança, com a sociedade civil. Também haverá a tradicional Caminhada Ecológica com percurso de 3 quilômetros para os presentes que não estiverem na competição, e também uma pista de obstáculos e cordas para crianças.

Henrique de Araújo completa, “A orientação é esta atividade apaixonante, um vício, que causa sérios efeitos colaterais benéficos ao praticante, ela aguça e estimula a inteligência, a liberdade é plenamente exercida junto à natureza, corpo e mente sã entram em sintonia durante sua prática, e desta vez com o incentivo dos 100 anos de história do Batalhão Treme-terra em Belo Horizonte/MG.”

Mais informações: www.planetaventuras.com.br