CiMTB 2026: Confira como estão as disputas pelos títulos das categorias femininas do XCO
22 julho 2026Decisão da atual temporada da Copa Internacional de Mountain Bike acontecerá entre os dias 25 e 27 de setembro na Cidade dos Profetas
A cidade de Congonhas (MG) será palco, entre os dias 25 a 27 de setembro, da decisão da temporada de 2026 da Copa Internacional de Mountain Bike, ano em que o evento completa 30 anos de história. Entre as disputas que terão os campeões anuais sendo corados está a do Cross Country Olímpico, contando com 27 categorias. Dividimos elas entre as femininas e masculinas, para fazer um balanço completo das disputas.
Após as duas primeiras etapas, em que a pontuação ofertada aos campeões foi de 50 pontos pela vitória, em Congonhas o peso da prova final da temporada será maior. Assim, serão oferecidos 80 pontos aos vencedores, 70 ao segundo colocado, 65 para o terceiro, e assim em diante. A lista completa de pontos por colocação está disponível em: https://cimtb.com.br/a-copa/pontuacao/.
Super Elite Feminina e Sub-23
Na principal categoria feminina do Cross Country Olímpico, a liderança é da goiana Raiza Goulão. Ela está na frente das adversárias com 90 pontos somados, ou seja, uma vitória e um segundo lugar. A vice-líder no momento é Isabella Lacerda, com 76 pontos, seguida de Hercília Najara, com 64. O Top 5 tem Gabriela Ferolla, com 56, e Karen Olimpio, com 50.
Para ser campeã sem se preocupar com as adversárias, Raiza Goulão tem que terminar até na segunda colocação, caso Isabella Lacerda vença o XCO na última etapa. Já Isabella, para levar o título, precisa tirar a diferença de 14 pontos que as separam, ou seja, ficar em 1º e um 3º lugar de Raiza, ou um 2º lugar com um 5º lugar de Raiza. Caso vença, Hercília Najara precisaria que Raiza fique em sexto lugar, ao mesmo tempo que Isabella teria que ficar no máximo em terceiro, para Hercília ser a campeã.
Já na Sub-23, quem lidera é Gabriela Ferolla, com 100 pontos e duas vitórias conquistadas. Ela tem 28 pontos a mais do que Anna Vitoria Vieira, com 72, em segundo lugar. Mayara Santos, com 61, Luiza Cocuzzi, com 40, e Ana Laura Oliveira, com 36, completam o Top 5.
Categorias de base
A categoria Júnior tem Gabriela Roma em primeiro lugar, com 69 pontos. Ela é seguida de perto por Angelina Santos e Daniela Ramirez, ambas com 50 pontos conquistados. As cinco primeiras posições têm ainda Antonia Isabel Ceppi, com 40, e Constanza Baeza e Lara Macedo, ambas com 36 pontos cada.
Na Sub-17, Hani Rodrigues lidera com 105 pontos conquistados. Ela tem duas vitórias (100 pontos) e mais cinco pontos extras por ter participado de uma das etapas do Campeonato de Habilidades. As duas principais concorrentes de Hani são Alice do Carmo e Amanda Capote, com 67 e 65 pontos, respectivamente. O Top 5 da categoria tem ainda Victoria Ramirez, com 40 pontos, e Maria Lúcia Luz, com 36.
A Sub-15 tem a liderança de Letícia Rodrigues, com 105. Tal qual Hani, ela venceu as duas etapas da temporada e ainda somou os cinco pontos extras pela participação no Campeonato de Habilidade. Lívia Bentancor é a segunda colocada, com 85 pontos somados, seguida de Fernanda Rinco, com 70. O Top 5 tem ainda Alicia Gomes, com 36, e Vitória Oliveira, com 32. Por fim, encerrando as categorias de base, a Sub-12, liderada por Lara Ferreira, com 95 pontos. Maria Fernanda Antolini é a segunda, com 81, seguida de Maithe Rafaela Espinoza, com 50, e Manuella Cardoso, com 32.
Categorias masters
Entre as categorias femininas máster, duas disputas acontecem na edição de 2026 da CiMTB: Sub-40 e Sub-50. Na Sub-40, a liderança é de Danielle Moraes, após vencer as duas etapas do ano. Assim, Dani tem 100 pontos somados, sendo Karim de Souza sua principal concorrente ao título, com 80. A disputa da categoria tem ainda Mariana Mendes com chances de ser campeã, com 72 pontos somados em Conceição do Mato Dentro e Araxá.
Já na Sub-50, a liderança é de Márcia Helena Matos, também com duas vitórias, ou seja, 100 pontos conquistados. Sua principal concorrente ao título é Gabriela Vasconcelos, que tem 72 pontos. O Top 5 da categoria tem ainda Amanda Vieira, com 40 pontos, e Sandra Rabelo e Natália Leite, ambas as ciclistas com 36 pontos.
A história da Copa Internacional
A organização da CiMTB realizou sua primeira prova em 1996. Desde então, vem inovando e contribuindo ativamente para o crescimento e fortalecimento do mountain bike e o mercado de bicicletas no Brasil. Contando pontos para o ranking mundial da União Ciclística Internacional (UCI) desde 2004, a CiMTB tem sido seletiva para os Jogos Olímpicos nos ciclos de Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016, Tóquio 2020 e Paris 2024, e, partir de maio deste ano, pontua também para Los Angeles 2028.
Em 2022, a CiMTB aumentou ainda mais sua relevância internacional, com a realização da etapa de abertura da Copa do Mundo Mercedes-Benz de Mountain Bike 2022, em Petrópolis, já em 2024 organizou a etapa de Araxá da WHOOP UCI Mountain Bike World Series e em 2025 uma inédita rodada dupla da Copa do Mundo, também em Araxá. Além disso, foi responsável pela construção da pista de mountain bike dos Jogos Olímpicos Rio 2016, considerada uma das melhores da história dos Jogos desde 1996, primeiro ano do MTB em Olimpíadas. Outro destaque foi a organização, pela primeira vez no Brasil, da Copa do Mundo de Mountain Bike Eliminator em 2018 na cidade de Congonhas.
Associação Mountain Bike BH
A Copa Internacional de Mountain Bike em Congonhas é uma realização da Associação Mountain Bike BH de Ciclismo, entidade responsável pelo Projeto Copa Internacional de Mountain Bike para Todos – Ano V (Processo nº 71000.094343/2025-31), aprovado por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte (Lei nº 11.438/2006) e regulamentado pelo Decreto nº 6.180/2007, junto ao Ministério do Esporte.
A iniciativa promove o desenvolvimento do mountain bike brasileiro, ampliando o acesso ao esporte e fortalecendo a modalidade por meio de eventos de alto nível técnico e ampla participação esportiva.
Descubra mais sobre Adventuremag
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
