Copa Internacional de MTB anuncia novidades para a temporada 2026

Entre os principais destaques estão a estreia de Conceição do Mato Dentro no calendário, Campeonato de Equipes, programação reformulada e Maratona em novo formato e com novas categorias

A temporada de 30 anos da Copa Internacional, o evento mais tradicional de mountain bike da América Latina, vai dar o que falar. Destino cada vez mais comum para os praticantes do esporte, Conceição do Mato Dentro (MG) terá a responsabilidade de abrir a temporada, no mês de abril, com suas boas-vindas à CiMTB. Outra novidade, que vai agitar o evento, é o Campeonato de Equipes, premiação extra na competição. E, pensando em garantir que um maior número de ciclistas possam participar dessa festa, a organização também alterou a programação significativamente, com a Maratona ganhando novos contornos em termos de distância e categorias, além de mudar de dia após vários anos.

O local que abrirá a temporada 2026 será de tirar o fôlego. Trata-se da cidade de Conceição do Mato Dentro, localizada no coração da Serra do Espinhaço, uma cordilheira linda repleta de atrações naturais, como Salão de Pedras, Cachoeira do Tabuleiro, a mais alta de Minas Gerais, com quase 300 metros, entre outros diferenciais. A etapa abre a temporada entre os dias 10 e 12 de abril, seguida de Araxá (MG), no Grande Hotel Termas, entre 29 e 31 de maio, e por fim virá Congonhas (MG), encerrando outra vez o ano, entre os dias 25 e 27 de setembro.

CiMTB se prepara para receber melhores do mundo em 2026 (Crédito: Jonathas Abrantes/ Ultrafotos)

Campeonato de Equipes
A CiMTB retoma o Campeonato de Equipes com diversas novidades. O objetivo é intensificar as disputas entre as equipes, integrar e proporcionar aos atletas uma nova experiência com um ambiente competitivo e divertido. Cada equipe deverá ser formada por três atletas e um mesmo time pode formar quantas equipes quiser. Além disso, um mesmo atleta poderá participar de mais de um campeonato com seus amigos.

Serão três campeonatos, sendo EQUIPE UCI dedicado aos atletas da Elite, Sub-23 e Júnior. Outro campeonato será o das EQUIPES XCO, que vão incluir todas as categorias do XCO – exceto Elite, Sub-23 e Júnior, que já possuem seu campeonato. E por fim, o CAMPEONATO DA MARATONA que será realizado com atletas que participarem das categorias exclusivas da maratona. Aqui, apenas os atletas da Elite e Sub-23 não podem participar do Campeonato de Equipes, mas todas as outras categorias do XCO podem concorrer nas categorias da Maratona no domingo.

Além da diversão, teremos camisa de líder para as equipes nas etapas e no final do campeonato uma surpresa para os campeões: troféu, medalha, camisa de campeão e premiação em dinheiro.

A nova programação
A quinta-feira seguirá com a consagrada Clínica Técnica CiMTB, assim como a sexta-feira será o dia de treino do XCO e do XCC (Short Track), com a realização de cinco baterias no período da tarde. Entre as cinco largadas no total, três novas categorias preliminares foram abertas para homens e mulheres, separadas por idade: XCC Base Masculina (Sub-15, Sub-17 e Júnior), XCC Open Masculina (Acima de 19 anos) e XCC Open Feminina (Acima de 12 anos). As Super Elites Feminina e Masculina encerram a programação do Short Track, como de costume.

O sábado será totalmente dedicado ao XCO (Cross Country Olímpico) com todas as largadas reunidas em um só dia. O domingo será o dia exclusivo da Maratona (XCM), com foco nos atletas iniciantes com percurso com cerca de 15 km, amadores fazendo entre 30 e 40 km e os atletas Elite e categorias oficiais (filiados ou não filiados) competindo em um percurso, com mais de 60 km.

As novidades na Maratona
Dentro das comemorações dos 30 anos da CiMTB, a organização fez uma mudança radical na Maratona a pedido dos atletas. A primeira delas é que a Maratona acontecerá no domingo de manhã, com largadas a partir das 8h. 

Maratona promete ainda mais diversão na próxima temporada (Crédito: Ney Evangelista/CiMTB)

Depois dos percursos, a próxima novidade são as categorias que estão com muitas opções para todos, inclusive para os atletas que participaram do XCC e XCO na sexta-feira e sábado. No percurso completo, que promete desafiar os mais experientes, serão dez categorias masculinas e femininas agrupadas para atletas acima de 19 anos. Já no percurso intermediário, as tradicionais categorias amadoras, somando 11 categorias incluindo as separadas por idade, as especiais e DUPLAS.

Além disso, quatro categorias E-BIKES (elétricas), sendo duas masculinas para bikes bloqueadas até 32 km/h, e outras duas categorias FORÇA LIVRE, sendo uma masculina e outra feminina. Para fechar as categorias: Turismo, Kids e Hand-bike, que farão o percurso menor.

As novidades no XCO
Além da programação com a quinta-feira dedicada à Clínica Técnica e a sexta-feira aos treinamentos, agora o sábado será exclusivo para as provas de todas as categorias. Uma mudança que valoriza o dia de provas de XCO e será muito dinâmico e interativo para atletas e público.

“Sobre as categorias, vamos manter a mesma parceria com UCI, CBC e FMC, com um leque completo de categorias. Além das 24 categorias oficiais, onde só podem correr atletas filiados da Sub-12 até Over 70, variando entre homens e mulheres”, explica Rogério Bernardes, organizador da CiMTB.

“Além disso, o XCO terá quatro categorias de E-BIKE separando por idade e limite de 32 km/h e força livre dos motores. A categoria Open XCO masculina continua para os atletas que não são filiados. Sendo ao todo então 29 categorias para os praticantes do XCO, onde a CiMTB é reconhecida e elogiada em todo mundo pelas suas pistas desafiadoras, pela sua organização e pela infra-estrutura que oferece aos atletas, equipes, público e expositores”, complementa Bernardes.

Transmissões ao vivo em 2026
O ano de 2026 promete com as transmissões ao vivo. Além das transmissões do Short Track da CiMTB nas 3 etapas, a organização trabalha para uma enorme novidade: a transmissão de todas as etapas da Copa do Mundo de XCO e XCC na próxima temporada. Ao todo serão 9 etapas ao longo do ano e cada uma com muitas novidades.

Transmissão ao vivo segue como destaque no evento (Crédito: Jonathas Abrantes/Ultrafotos)

“O trabalho social feito em 2025, direcionando os recursos do SUPER CHAT, continuará a ser direcionado para entidades e projetos sociais. E para estimular, vamos trabalhar com os patrocinadores produtos super legais para funcionarem como um leilão beneficente. Na última etapa arrecadamos mais de 5 mil reais e foi espetacular”, enaltece Rogério Bernardes.

As inscrições em 2026
A CiMTB terá várias novidades com relação às inscrições, sendo que a primeira delas será o acordo com a Sympla, o novo parceiro de plataforma de inscrições. Falando dos valores, eles foram mantidos e já tem alguns anos que são os mesmos, mas a maior mudança será nos descontos. Algumas categorias tiveram seus valores reduzidos, como a Kids e Turismo, e o desconto de 50% foi ampliado e, além dos atletas acima de 60 anos, a PCD e Segurança Pública receberão descontos também.

“Teremos descontos progressivos ao longo do campeonato e os percentuais ainda vamos divulgar. Quem participar da primeira etapa terá desconto na segunda etapa e para a grande final em Congonhas os atletas que estiveram nas duas etapas anteriores terão um desconto ainda maior. Além disso, quem se inscrever no XCO que acontece no sábado terá 50% de desconto para correr no domingo na Maratona”, explica Rogério.

Tags:
0
Show Comments (0) Hide Comments (0)
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique em dia!

Cadastre-se para receber as últimas notícias no seu email