Mais conhecidas pelos tradicionais freios, as duas marcas do grupo Tektro Corporation Technology trazem soluções para diversas modalidades do ciclismo aprovadas por atletas de alto desempenho
O que faz uma marca ser reconhecida por ter produtos de qualidade? No universo da bicicleta, são várias as respostas possíveis: histórico de inovação, durabilidade dos itens, parceria com fabricantes renomados e componentes utilizados por atletas de ponta. Ter todas estas características reunidas não é para qualquer empresa. Mas é justamente o que acontece com a Tektro Corporation Technology, que tem nos sistemas de marchas e de freios das marcas Tektro e TRP, sua divisão high-end, um exemplo de sucesso global.
É natural que ambas as marcas tenham atingido fama mundial pelos freios. Afinal, além da altíssima qualidade empregada, foi por onde a empresa começou suas atividades no mundo da bike, em 1986. De lá para cá, porém, a Tektro e a TRP entraram forte no universo dos sistemas de marcha – atuando não só no desenvolvimento de modernos produtos, mas trazendo inovações reais para a bicicleta.
“Foi interessante notar, na nossa participação no Shimano Fest, que a maioria das pessoas que visitaram nosso estande não fazia ideia das linhas de marchas da Tektro e da TRP. É compreensível por conta do histórico, mas acredito que os ciclistas precisam conhecer melhor o que estas marcas têm em relação às transmissões, que está sem dúvida entre as mais modernas do mundo”, comenta Fabius Luiz Palaro, coordenador de produtos da Alvoteq, distribuidora oficial das marcas no Brasil.
Aproveitando a fala de Palaro, que tem mais de 25 anos de experiência no mercado, vamos aproveitar este texto para apresentar algumas das soluções de alta performance em sistema de marchas da Tektro e da TRP – todas disponíveis no Brasil.
Sistema de marchas TRP EVO 12V
A linha de produtos EVO 12 M9070 é um bom exemplo para começar a falar das linhas de transmissão de bicicletas da TRP. Afinal, ela é frequentemente equiparada com as melhores linhas de cross-country do planeta.
Composta por um pedivela de carbono, assim como diversos modelos da Sram (XX1 e XO1, por exemplo) e da Race Face (Era e Next SL), ela tem um diferencial competitivo relevante: de acordo com testes com 24 modelos de pedivela feitos pelo canal Fair Wheel Bikes, possui menor taxa de deflexão do que o novíssimo XTR M9220, que a Shimano qualifica como o pedivela mais resistente já feito pela marca.
Resistência é algo fundamental para quem vai pedalar. E nisso o pedivela em carbono TRP EVO 12 também se destaca. No mesmo teste ele foi top 10 no quesito Rigidez/Peso, comprovando a extrema resistência do produto em relação ao peso (que é de 493g), mais leve que os concorrentes diretos.
Mais uma prova da qualidade do produto é a utilização do EVO 12 por atletas de altíssimo desempenho no cenário mundial. Um exemplo é o francês Mathis Azarro, da equipe Origine Racing Division, uma das grandes revelações da temporada 2025 no cross-country, tendo inclusive conquistado medalha de prata no XCC da Copa do Mundo em Araxá-MG.
Outro destaque da linha EVO 12 M9070 é o cassete, com padrão de encaixe tipo Microspline. Fabricado com um bloco de aço usinado em peça única, reúne grande resistência e durabilidade superior. O conjunto é extremamente leve, com 372 gramas.
Vale ressaltar que a corrente da linha EVO 12 M9070 é fabricada sob encomenda pela KMC, um dos maiores fabricantes de corrente do mundo. A coroa do pedivela e o desenho de indexação da troca de marchas do cassete foram projetados para o perfeito encaixe e trocas de marcha rápidas e precisas.
Quando falamos em design, a linha conta com duas opções de cores: preto/dourado e preto/prata.
Sistema de marchas TRP EVO 7DH
Como o próprio nome indica, a linha de produtos EVO 7DH M8070 é específica para downhill. Neste caso com o pedivela de alumínio com eixo mais longo, de extrema resistência.
Essa confiabilidade foi colocada à prova por atletas como Cami Nogueira, patrocinada pela TRP, que conquistou o prêmio Toughness Rider no Red Bull Rampage 2025. Ela saltou um drop de mais de 15m de altura, provando a confiança na resistência e rigidez do pedivela.
Outra peça da linha EVO 7DH de extrema sintonia com os profissionais é o cassete de apenas 7 velocidades, mas projetado para uso em cubos de 11 velocidades padrão HG – já que pilotos de modalidades extremas precisam de uma relação mais justa, com menos diferenças entre os pinhões. O cassete conta com espaçador e disco protetor em alumínio que, ao mesmo tempo, preenchem a folga dos pinhões faltantes e evita que a corrente caia em situações extremas.
Quando falamos do pioneirismo em tecnologia para câmbios da TRP, a marca é a única que possui o sistema Hall Lock, tanto na linha XC M9070 quanto na DH M8070. O sistema consiste em uma alavanca de embreagem que estabiliza todo o corpo do câmbio pelo eixo de fixação, evitando balanço involuntário em terrenos irregulares e rampas. A maioria das marcas só fazem este sistema de embreagem para o braço do câmbio, deixando-os propensos ao movimento pendular que os impactos e saltos causam.
Sistema eletrônico de marchas wireless E.A.S.I. (Eletronic Automatic Shift Integration)
Vamos falar um pouco mais de inovação. Desenvolvendo e produzindo tecnologia de vanguarda, a TRP lançou as linhas de câmbios eletrônicos do tipo wireless (sem fio) da linha E.A.S.I., nos modelos A12, A11 e A10.
O projeto foi desenvolvido em parceria com a Bosch, líder em vendas globais de motores para e-bike. Os sistemas de transmissão foram projetados para utilização exclusiva em bicicletas elétricas conectadas a motores Bosch Performance Line CX, SX e Cargo line, que fazem a troca de marchas automáticas de acordo com a leitura do motor entre a força e a cadência da pedalada.
É tecnologia de última geração para três tipos de e-bikes: 12 velocidades para e-MTB, 11v para e-trekking/e-SUV e 10v para elétricas urbanas ou elétricas dobráveis.
Sistema de marchas Tektro Gemini 11v/10v
A linha de marchas da Tektro é bem enxuta e funcional, ideal para diversos tipos de ciclistas,
composta pelo trio trocador de marchas, cassete e câmbio traseiro.
A linha Gemini utiliza correntes padrão HG de 11v e 10v, muito similares aos modelos Deore da Shimano, até mesmo levam a referência M5100 (11v) e M5000 (10v). Possuem cassetes de alto range, considerados entre os mais amplos da categoria em 10v oferecidos no Brasil, com range de 11-50 dentes, assim como já é uma configuração popular para 11v.
São produtos super competitivos e resistentes em aço para maior durabilidade, porém com design usinados para alívio de peso.
“A indexação de marchas nos pinhões é bem visível, gerando bom impacto visual da tecnologia do produto. Considero uma obra de arte em usinagem, favorecendo a troca mais otimizada, rápida e aliviada, muito competitiva com marcas de cassete importados encontradas no mercado”, explica Palaro.
Outro destaque é o câmbio traseiro M5100, que trabalha com cassetes de 11 v e 10v, e possui sistema de embreagem inspirado na tecnologia das bicicletas de competição, que torna o braço do câmbio mais estável, mantendo a corrente esticada para melhor performance e trabalho silencioso na troca de marchas.
Sistemas de marcha Tektro E-Drive 9v/8v
As linhas de transmissão de marchas da Tektro E-Drive são uma verdadeira especialidade de engenharia para as bicicletas elétricas. É uma linha de produtos enxuta da mesma forma que a Gemini, composta pelo trio trocador de marchas, cassete e câmbio traseiro.
O que chama a atenção na linha são os cassetes que, para serem mais resistentes e duradouros devido ao excesso de peso das elétricas, têm espessura de 1.8mm, 10% mais grossas que os pinhões comuns e que não causam interferência com o uso das correntes tradicionais do padrão HG.
Ainda assim, oferece opções de grande range como o exclusivo 11-46 e o tradicional 11-42 dentes para 9v, e também na categoria de 8v, com o cassete 11-42 dentes (mais comuns em 9v). Estas possibilidades favorecem muito o uso em cidades brasileiras com muitas subidas ou até mesmo maior leveza para uso no plano.
A fabricante deixa claro que são muito mais resistentes e eficientes que os sistemas comuns, porém sem o custo excessivo encontrado em produtos concorrentes de outras marcas.
Distribuição no Brasil
As marcas Tektro e TRP ganharam representação oficial no Brasil no primeiro semestre de 2025 pelas mãos da Alvoteq, tradicional fabricante nacional do mundo da bike há mais de 35 anos.
A marca disponibiliza ferramentas exclusivas e outras já conhecidas para revisão e manutenção. A empresa capacitará mecânicos de oficinas e autônomos para a manutenção autorizada nos sistemas Tektro e TRP , o que promete trazer muito mais tranquilidade para o consumidor, para a montagem e no atendimento pós-venda.
Para mais produtos TRP ou Tektro, e também para mais informações, acesse o site da Alvoteq.