Disputa foi realizada na manhã desta sexta-feira (10) na cidade de Conselheiro Lafaiete, em Minas Gerais
O Parque de Exposições de Conselheiro Lafaiete (MG) recebeu na manhã desta sexta-feira, dia 10 de outubro, a edição de 2025 do Campeonato Brasileiro de E-Bike XCO, coroando Raiza Goulão (Squadra Oggi) e Sherman Trezza (4Fun Bike Center) como campeões da atual temporada. Enquanto Raiza conquistou seu primeiro título na bike elétrica, Sherman assegurou a camisa de campeão nacional por mais um ano.
Na disputa feminina, Raiza Goulão assumiu a liderança logo na primeira volta e colocou pouco mais de 15 segundos para o pelotão perseguidor, formado por Luiza Cocuzzi, Roberta Stopa e Letícia Cândido, com Iara Caetano logo atrás. Enquanto Raiza apertou o ritmo volta após volta, construindo uma vantagem sólida para as concorrentes, Stopa foi abrindo vantagem para Luiza e Letícia, para confirmar o vice-campeonato. A terceira colocação foi de Luiza, que esteve sempre acompanhada de Letícia, mas acelerou na volta final. Letícia Cândido confirmou a quarta colocação, enquanto Iara Caetano foi a quinta.
“Meu primeiro Campeonato Brasileiro de E-Bike XCO, em um ano que está sendo cheio de novas experiências. Uma prova que exige muito do físico, mas também de saber aproveitar a bike elétrica. Fiquei feliz demais de representar a Oggi, uma marca nacional que entrega um equipamento de alta qualidade e ótimo custo benefício. E, na E-Bike, todo mundo tem diversão garantida, cada um com seus objetivos. Foi o primeiro título de E-Bike na Elite conquistado pela Squadra Oggi, o que me deixa muito feliz. Foi uma honra correr com a Roberta Stopa, que é uma grande amiga, e esperá-la na linha de chegada e dar aquele abraço”, comemorou Raiza.

Elite masculina
Entre os homens, a disputa foi mais acirrada entre Sherman Trezza e Albert Morgen. Na segunda volta Albert abriu cerca de 10 segundos na liderança, mas logo na volta seguinte Sherman conseguiu alcançá-lo. Eles foram juntos até a abertura da penúltima volta (7ª volta), quando Sherman conseguiu abrir 10 segundos para o concorrente. Na oitava e última volta, outra vez o campeão apertou o ritmo, para garantir o triunfo em Conselheiro Lafaiete.
“Feliz por mais essa conquista. Uma categoria nova ainda para todo mundo, bem diferente de andar de bike normal. Não faço competições o ano todo de E-Bike, então para mim é sempre um desafio alinhar no Brasileiro. Acho importante, para fometar uma categoria que tem tudo para crescer, trazer mais pessoas para o esporte e apresentar o que é o mountain bike, a bicicleta. Da minha parte, como atleta, é importante porque posso ajudar a fortalecer essa modalidade. Mais uma conquista importante na minha carreira”, enalteceu Sherman.
Um dos principais nome das modalidade no Brasil atualmente quando o assunto é Cross Country disputado em bikes convencionais, Luiz Cocuzzi completou o pódio, na terceira colocação. O top 5 teve ainda Henrique Fonseca e Breno Augusto Sales, também completando as oito voltas.
Demais categorias do Brasileiro de E-Bike
Outras oito provas foram realizadas na manhã desta sexta-feira, fazendo parte da programação do evento. Nas duas categorias Open masculina e feminina, ambas com potência livre, os campeões foram Armando Braga e Lorena Rachel Ferraz na primeira largada do dia. Na segunda largada, mais seis disputas, vencidas por: Rafael Magalhães (Nelore); Gustavo Lanna (Sub-40); Luiz Eduardo Ferreira (Over-40); Luciano Fonseca (Golden 50); Luiz Eduardo Machado (Over-60); e Jorge Araújo (Super Light).
Os primeiros cinco colocados de cada categoria elite
Top 5 da Elite Feminina
1 – Raiza Goulão – 1h06min43
2 – Roberta Stopa – 1h07min36
3 – Luiza Cocuzzi – 1h08min03
4 – Letícia Cândido – 1h08min15
5 – Iara Caetano – 1h10min41
Top 5 da Elite Masculina
1 – Sherman Trezza de Paiva – 1h09min41
2 – Albert Morgen Júnior – 1h09min56
3 – Luiz Cocuzzi – 1h13min35
4 – Henrique Fonseca – 1h18min36
5 – Bruno Augusto Sales – 1h19min11
Campeões brasileiros de E-Bike XCO na Elite
2022 – Patrícia Loureiro e Sherman Trezza – Nova Lima (MG)
2023 – Fabiana Brandão e Sherman Trezza – São José dos Campos (SP)
2024 – Competição não foi realizada na temporada
2025 – Raiza Goulão e Sherman Trezza – Conselheiro Lafaiete (MG)
Crédito das fotos da montagem para Alemão Silva / @MOUNTAINBIKE90