A cidade de Paraty (RJ) se prepara para receber a terceira edição da Paraty Brazil by UTMB, ultramaratona de montanha a ser realizada entre os dias 18 e 21 de setembro com distâncias já consolidadas de 108, 58, 34, 25 e a estreia dos 7 km, novidade deste ano. O evento contará com cerca de 4.000 inscritos, de 39 países diferentes.
A Argentina representa a maioria dos estrangeiros, com 65%, seguida por Chile, Uruguai, França e Colômbia. “Esses dados mostram a força da Paraty Brazil não só na América Latina, como também na França, que é o país de origem da UTMB”, ressalta Rafael Miranda, diretor geral do evento.
Além da grande quantidade de estrangeiros, a Paraty Brazil by UTMB receberá também representantes de todas as regiões do Brasil, sendo São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul os estados com mais inscritos. “Ao olharmos a somatória total de participantes, temos 41% de participação feminina, um aumento de mais de 36% em relação à edição de 2024”, enfatiza Miranda.
A Paraty Brazil by UTMB é a etapa brasileira do principal circuito de corrida de montanhas do mundo, o UTMB World Series, e oferece aos campeões das duas maiores distâncias uma vaga direta nas finais do circuito, no UTMB Mont Blanc. Já os concluintes de todas as distâncias, exceto dos 7 km, acumulam ‘running stones’, que são tickets para participar da loteria de inscrições do evento, que acontece anualmente em agosto em Chamonix, França.
Outra novidade deste ano será a presença em Paraty de Catherine e Michel Poletti, fundadores do UTMB Mont Blanc. Michel, inclusive, vai correr a prova de 58 km para sentir o calor dos brasileiros e desfrutar das belezas da Mata Atlântica.
Além da parte esportiva, a Paraty Brazil by UTMB terá mais uma vez uma Expo com expositores de diferentes marcas, além de apresentações culturais, palestras, lançamentos de livros, exibição de filmes e ativações de produtos.
A HOKA terá uma série de ativações ao longo dos quatro dias de evento, com teste de produtos, flash tatoo e gravação de medalha. Haverá uma sessão de perguntas e respostas com os Poletti na sexta-feira (19) no estande da Hoka, aberto ao público e à imprensa, em horário a ser definido.
Projeto Um Caiçara em Chamonix
O projeto social “Um Caiçara em Chamonix” é uma iniciativa que visa apoiar e capacitar atletas locais para competir em nível internacional. Na edição de 2024, a professora Geisa Oliveira e o agricultor Valdecir dos Santos foram selecionados para correr as finais da UTMB em Chamonix, com todas as despesas pagas. Ambos participaram do OCC, prova de 61 km com 3.500m de desnível positivo.
“Eu fui surpreendida com a beleza e a festa daquele evento; foi muito mais do que imaginei e sonhei”, conta Geisa. “O clima da prova foi difícil, porque pegamos muita chuva e frio. Mas complicado mesmo foi a comunicação, porque eu gosto de conversar e não entendia a língua”, completa a professora que chegou após 11h12min51.
Já para Valdecir, o objetivo de tempo foi concluído com sucesso. “O percurso mudou de última hora de 57 para 61 km, mas consegui fazer abaixo de 10 horas”, conta o agricultor. “Foi tudo novidade para mim, desde o fuso horário até o avião”, completa o paratiense que marcou 9h42min59. “Pretendo voltar para correr os 100 km”, promete.
Em 2025, seis corredores paratienses foram selecionados para receber acompanhamento profissional ao longo do ano e o homem e a mulher que tiverem a melhor performance na Paraty Brazil by UTMB correrão em Chamonix ano que vem.
Programação
A programação oficial começa na quinta-feira (18) a partir das 10h com a abertura da UTMB Expo.
A primeira largada será dos 108 km, na sexta-feira (19/09) às 19h, no centro histórico de Paraty. O percurso passará por locais com diferentes terrenos, como o Caminho do Café e seus degraus de pedra construídos por escravos para escoar o café produzido na época do Brasil colonial, cachoeiras, trechos de mata fechada e a Pedra da Macela, cartão postal da região com seus mais de 1800m de altitude inseridos dentro do Parque Nacional da Serra da Bocaina.
No sábado (20) acontece a largada dos 58 km a partir das 6h, dos 35 km às 7h30 e dos 25 km às 8h30, todas no centro histórico. Domingo (21) largam os 7 km a partir das 7h e a corrida kids para crianças de três a 15 anos a partir das 9h.