CiMTB contribui com ações diversas em prol do meio ambiente

Além da importante parceria com a Projeto Plantar que acontece desde 2021, organização têm ainda outras iniciativas em seu plano de trabalho, visando a preservação ambiental

A Copa Internacional de Mountain Bike encerra mais uma temporada de sua história, com a certeza de que tem contribuído para um planeta melhor para todos nós no futuro. Em uma realização da Plantar, projeto que desde 2018 realiza o plantio gratuito de árvores nativas na Serra da Canastra, 617 mudas de árvores nativas de cerrado e mata atlântica para sequestro de carbono através da criação de novas florestas foram plantadas em 2025, relativo às etapas do evento, totalizando mais de 116 mil kg de carbono absorvido. No link https://scan.page/p/3fMbHb é possível acessar ao rastreio das árvores (Plataforma verde CIMTB).

A Plantar também realiza desde o início deste ano o Programa de Revitalização e Monitoramento da Bacia Hidrográfica do Rio Claro, em Delfinópolis (MG), fomentado pela campanha Empresa Amiga da Natureza (EAN), da qual a CiMTB faz parte, com a adoção de um lote anual de 100 árvores. O selo Verde EAN é uma certificação ambiental que atesta o compromisso de uma empresa com a sustentabilidade e a redução de seus impactos ambientais.

“A campanha ou selo Verde EAN CiMTB, utiliza o plantio e monitoramento de forma gratuita para Produtores Rurais de Agricultura Familiar como maneira de recuperação e preservação de áreas degradadas no circuito Serra da Canastra. Isso aí está em conformidade com a ODS (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável) ONU 2 Fome Zero e Agricultura Familiar”, explica André Xavier, fundador da Plantar.

“O plantio é uma forma imediata de combate às alterações climáticas, conforme a ODS ONU 13, a Ação Contra a Mudança Global do Clima. E o diferencial é que utilizamos a educação ambiental infantil como ferramenta de transformação para um mundo ambientalmente mais justo. Isso é pensar pra frente, e de fato nossa maior ação, acredito eu. Pois o foco são crianças de 6 a 12 anos, uma vez que é neste momento que a formação da personalidade de cada um está acontecendo”, complementa André Xavier.

Ações diretas durante a Copa Internacional
Dentro das provas da CiMTB, a organização também contribuiu com o meio ambiente ao realizar a reciclagem dos numerais, sempre com o seu reaproveitamento ano após ano. E também com a reutilização das fitas de marcação de todas as pistas em que o evento é realizado.

“Às vezes, alguns atletas não entendem e pedem para levar o numeral, mas a reciclagem deles é uma das ações ambientais mais importantes e efetivas. Além disso, temos diversas outras ações que acontecem há décadas internamente como reaproveitamento das fitas de demarcação da pista. Já a parceria com o Projeto Plantar que acontece desde 2021 nos orgulha demais pois já foram plantadas milhares de mudas ao longo dos anos. É um projeto super sério e com impactos na regeneração na Serra da Canastra que é um santuário ecológico muito importante“, explica Rogério Bernardes.

Copa do Mundo também deixa importante legado
Durante a realização da rodada dupla da Copa do Mundo no Brasil em abril de 2025, uma ação com o apoio do IPDSA (Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Araxá) também teve sua importância, com a plantação de 100 mudas de árvores na pista de mountain bike do Belvedere. Membros da organização e também atletas profissionais participaram do momento, que foi único na história do município.

Sobre a Plantar
A Projeto Plantar não é uma ONG, não utiliza recursos públicos para suas atividades. Todo recurso financeiro para fomentar as atividades da Plantar são realizados por empresas, entidades ou organizações que buscam melhorar sua pegada ecológica, sendo mais sustentáveis. A CIMTB é uma Empresa Amiga da Natureza (EAN). O Programa Águas do Rio Claro, revitalização e monitoramento da bacia Hidrográfica do Claro, em Delfinópolis (MG), teve início este ano, no dia mundial do meio ambiente (5 de junho) com propósito de plantar 5.000 árvores em 5 anos.

A história da Copa Internacional
A organização da CiMTB realizou sua primeira prova em 1996. Desde então, vem inovando e contribuindo ativamente para o crescimento e fortalecimento do mountain bike e o mercado de bicicletas no Brasil. Contando pontos para o ranking mundial da União Ciclística Internacional (UCI) desde 2004, a CiMTB tem sido seletiva para os Jogos Olímpicos nos ciclos de Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016, Tóquio 2020 e Paris 2024, e, partir do próximo ano, pontuará também para Los Angeles 2028.

Em 2022, a CiMTB aumentou ainda mais sua relevância internacional, com a realização da etapa de abertura da Copa do Mundo Mercedes-Benz de Mountain Bike 2022, em Petrópolis, já em 2024 organizou a etapa de Araxá da WHOOP UCI Mountain Bike World Series e em 2025 uma inédita rodada dupla da Copa do Mundo, também em Araxá. Além disso, foi responsável pela construção da pista de mountain bike dos Jogos Olímpicos Rio 2016, considerada uma das melhores da história dos Jogos desde 1996, primeiro ano do MTB em Olimpíadas.

Show Comments (0) Hide Comments (0)
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique em dia!

Cadastre-se para receber as últimas notícias no seu email