CiMTB 2025: Confira as disputas pelos títulos do XCO nas Super Elites

Acompanhe também um balanço do E-MTB no XCO da decisão da atual temporada da Copa Internacional de Mountain Bike, que acontecerá 26 e 28 de setembro, em Congonhas (MG)

A cidade de Congonhas (MG) será palco de 26 a 28 de setembro da decisão da temporada de 2025 da Copa Internacional de Mountain Bike, a CiMTB. Entre as disputas que terão os campeões deste ano sendo coroados estão as do XCO, o Cross Country Olímpico. Dividimos elas entre Super Elite e E-Bikes, categorias de base e Masters, Sub-30 e Open, para fazer um balanço completo de como estão as disputas pelos títulos.

Após as duas primeiras etapas, em que a pontuação ofertada aos campeões de cada prova foi de 45 pontos pela vitória, em Congonhas o peso da prova final da temporada será maior. Serão oferecidos 70 pontos aos vencedores, 60 ao segundo colocado, 55 para o terceiro, e assim em diante. A lista completa de pontos por colocação está disponível em: https://cimtb.com.br/a-copa/pontuacao/.

Super Elite Masculina
A disputa entre os homens deve dar o que falar, com dois ciclistas da Specialized Racing BR com maiores chances de serem campeões, Alex Malacarne e Gustavo Xavier. Vale lembrar que, diferentemente das demais categorias, na Super Elite são somados os pontos do XCO e também do XCC, ou seja, serão 140 pontos em jogo em Congonhas, uma vez que a pontuação ofertada para o campeão sobe de 45 por prova para 70.

Alex Malacarne durante a etapa de Carandaí da CiMTB 2025 (Crédito: Jonathas Abrantes/Ultrafotos)

Enquanto Alex Malacarne tem 146 pontos e ocupa a liderança, com a vitória no XCO em Carandaí como principal destaque, Gustavo Xavier tem apenas 8 pontos a menos, ou seja, 138, tendo a vitória do XCC em Carandaí como o melhor resultado. Ou seja, se um dos dois fizer a dobradinha e vencer as duas provas de Congonhas, XCC e XCO, automaticamente é o campeão.

Apenas outros dois ciclistas têm mais de 100 pontos conquistados, sendo assim os principais concorrentes pelo título: José Gabriel Marques (Soul Extreme Racing Team) está em terceiro com 114 pontos, seguido de Luiz Cocuzzi (Audax Racing Team) com 106 pontos. Com chances, porém bem menores, estão Nicholas Machado (Sense Factory Racing), com 80 pontos, e Luiz Miguel Honório (Squadra Oggi), com 63 pontos.

Super Elite Feminina
Entre as mulheres, o cenário é um pouco diferente. A líder Karen Olimpio (Soul Extreme Racing Team), com 164 pontos, precisa de duas segundas colocações (60 + 60 = 120 pontos), ou então uma vitória e um quarto lugar (70 + 50 = 120 pontos) para ser campeã sem se preocupar com as adversárias, levando em consideração que são mais 140 pontos em jogo.

E essa condição favorável a Karen acontece porque a vice-líder, Isabella Lacerda (Scott/Sram/RockShox), tem 143 pontos, ou seja, 21 a menos do que Karen. Para garantir essa folga na liderança, Karen tem a seu favor o fato de ter vencido três das quatro provas do ano. Ela faturou o XCC em Araxá e garantiu a dobradinha em Carandaí.

Karen Olimpio comemora a dobradinha em Carandaí (Crédito: Jonathas Abrantes/Ultrafotos)

Outra três ciclistas também estão na casa dos três dígitos, correndo por fora na briga pelo título: Raiza Goulão (Squadra Oggi) é a terceira, com 129 pontos, Hercília Najara ocupa o quarto lugar, com 105 pontos, e Luiza Cocuzzi (Audax Racing Team) é a quinta, com 102 pontos. Sabrina Oliveira (Caloi Henrique Avancini Racing) é a primeira ciclista abaixo dos 100 pontos, com 73, ou seja, possui chances bem menores de título.

A Bike Elétrica no XCO
Finalizando o balanço de todas as categorias da CiMTB em 2025 está a E-MTB no XCO, com duas categorias: E-MTB Pró Masculina e E-MTB Máster. Na Pró, a liderança é de Weber Rodrigo Gomes, com 77 pontos. Thiago Guerra é seu principal concorrente, com 69 pontos somados. Completam o Top 5 Vinicius Fonseca, com 45, Rubens Donizete, com 40, e Daniel Carneiro, com 36, mesma pontuação de Diego Knob.

Já na Máster, o líder é Henrique Fonseca, com duas vitórias na temporada, ou seja, 90 pontos. Marcelo Antunes é o vice-líder, com 59, seguido de Wagner Oliveira e Marcio Ravelli, ambos com 40 pontos. Rodolfo Andrade completa o Top 5, com 36 pontos, a mesma pontuação do sexto colocado, Adriano Medeiros.

Balanço completo das classificações
Após o balanço feito das categorias do Short Track (XCC), das categorias por idade da Copa de Amadores, e das categorias especiais da Copa de Amadores, na sequência temos detalhadas as disputas do XCO, dividindo por Super Elite e E-Bike, categorias de base e Masters, Sub-30 e Open XCO.

Inscrições seguem abertas com vagas limitadas por categoria
As inscrições para o evento marcado entre os dias 26 e 28 de setembro na Cidade dos Profetas, com vagas limitadas por categorias, estão abertas no site oficial do evento, www.cimtb.com.br. Para se inscrever, basta acessar o site da Ticket Sports e garantir sua vaga através do endereço: https://www.ticketsports.com.br/e/cimtb—copa-internacional-de-mountain-bike—congonhas-72944. Para acessar todas as informações relativas ao evento, o participante deve entrar no site oficial da prova – www.cimtb.com.br – e clicar em Informações, acessando as abas que contém tudo detalhado do evento.

Show Comments (0) Hide Comments (0)
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique em dia!

Cadastre-se para receber as últimas notícias no seu email