A Bahia se estabeleceu no cenário Skyrunning no Brasil como uma das provas mais duras, técnicas e belas do cenário. Após hospedar pela primeira vez no Nordeste, em janeiro, o Campeonato Brasileiro de Skyrunning no Pico do Barbado e a final da SNS 2025 em Ibicoara, a Base Vertical traz grandes novidades para 2026.
A primeira Ultra Trail 3 dígitos da Bahia – Serão 110 km em Ibicoara pela Serra do Sincorá e com a grande novidade do percurso: a Cachoeira do Buracão.
Além de passar por toda a crista da Serra da Águia e Vale da Raposa, tem 6 cachoeiras incríveis em seu percurso e o incrível cânion da Cachoeira do Buracão no Parque Municipal do Espalhado.
A prova será no formato autossuficiente e com aproximadamente 4.000 m D+, em que o atleta deverá portar todos os seus mantimentos e equipamentos obrigatórios, mas podendo ter o suporte de um Staff em 2 Drop Bags.

Ibicoara e a Chapada Diamantina são celeiros de grandes atletas do Trail/Sky nacional, com vários atletas na Seleção Brasileira de Skyrunning e Campeões Brasileiros; logo, correr onde os Campeões treinam será um desafio incrível. É um mix de alta montanha, percursos técnicos, cristas, cachoeiras e um sentimento único: O Axé da Bahia!

O tradicional percurso da Ultra 60 km agora também ganha uma nova versão, passando também pela Cachoeira do Buracão e com uma nova categoria: Revezamento em Dupla — Mista, Masculina e Feminina. Será um misto de ambientes que promovem o desafio perfeito. A prova passa por 6 cachoeiras, 3 delas, as maiores e mais lindas de Ibicoara: Rio Preto, Buracão e Licuri.
Já para os skyrunners aficionados, a SkyRace 25 km terá 1.800 m D+ com um percurso 100% em Trilha Técnica com tudo que o skyrunning exige: altitude, inclinação e desafios técnicos que provam os melhores atletas montanhistas do Brasil. Para quem correu a edição 2025, o percurso sofreu 2 alterações básicas sem mudar o sentido da prova, mantendo as características que a tornam uma das mais duras do Brasil, a tecnicidade.
Mas nem tudo é dificuldade. Os percursos de 14 km e 5 km oferecem beleza e uma dose controlada de adrenalina para fazer jus ao nome Base Vertical, mas sem perder o visual das cachoeiras e mantendo o desafio que tanto se ama no Trail Running.

Também acontecerá a segunda edição do Campeonato Brasileiro de SkySpeed. É a disciplina mais curta e mais “explosiva” do Skyrunning. São 600 m de distância com 205 m D+, em que os atletas sobem o mais veloz possível. Se você gosta de ser “passageiro da agonia” e fazer força nas subidas, esta prova é para você.

A prova está com o primeiro lote de inscrições já disponível! Maiores informações no perfil da prova no Instagram: @baseverticalsky
Link para Inscrições: https://www.sympla.com.br/evento/base-vertical-ibicoara-2026/3235246