Divisão high-end do grupo Tektro Corporation Technology, TRP apresenta ao mercado brasileiro um dos poucos itens desenvolvidos exclusivamente para pedalar uma E-mtb
O mercado de bicicletas elétricas é um dos que mais cresce no Brasil. De acordo com pesquisa da Aliança Bike, o segmento cresceu 7,2% no último ano – com as mountain bikes elétricas pela primeira vez ocupando a maior fatia (50%). Ainda assim, são raros os componentes desenvolvidos especialmente para estes ciclistas. É por isso que o freio TRP C2.3RX ganha ainda mais destaque: ele foi projetado especificamente para E-mtbs e equipa diversos modelos no mercado europeu, como a Bulls EN R2, uma bicicleta de altíssimo valor agregado projetada para enduro.
Com recursos combinados da linha EVO, este freio a disco hidráulico foi desenvolvido pelo corpo de engenharia da TRP exclusivamente para as mais modernas bicicletas elétricas com motor central – que despejam mais potência e, ao mesmo tempo, exigem mais controle de frenagem. O C2.3RX chegou oficialmente ao Brasil em 2025, com importação e distribuição exclusivas da Alvoteq.
“É um projeto novo da TRP, uma marca que está sempre antecipando tendências do mercado. Desta vez, o grande diferencial é que é um projeto voltado para bikes elétricas, diferenciando-se de outras marcas”, explica Fabius Luiz Palaro, coordenador de produtos da Alvoteq, distribuidora oficial das marcas no Brasil.
“Costumo brincar que é como se o C2.3RX tivesse sido projetado para domar um cavalo bravo, que é mais ou menos o que é uma mountain bike elétrica: mais pesada e potente do que uma bicicleta convencional. É um freio que traz resultado superior, porque foi desenvolvido especialmente para E-bikes de motor central que estão conquistando o Brasil cada vez mais”, complementa.
Características técnicas do C2.3RX
Na versão preto fosco, o freio C2.3RX traz muito da tecnologia que consagrou a TRP como referência mundial no assunto. É um modelo da nova geração da marca, que traz consigo grande parte das especificações e sistemas da linha EVO – considerada o berço da tecnologia de freios e marchas do fabricante, servindo como um laboratório de desenvolvimento e também como uma verdadeira vitrine para os demais produtos.
Ou seja: além de possuir características projetadas e pensadas especificamente para as bicicletas elétricas com motor central (veja mais abaixo), o C2.3RX conta com especificações que fazem da linha EVO um sucesso global. Entre elas, o baixo peso, uma vez que o modelo tem apenas 302g (sem rotor e adaptador).
Conheça algumas outras características:
– Caliper de 4 pistões de alto desempenho;
– Novo óleo mineral de baixa viscosidade, resistência à temperatura de 270 graus;
– Nova pastilha Resina de Desempenho, com resistência à temperatura melhorada, desenvolvidas em composto orgânico com placa azul, com ciclo de assentamento mais rápido e grande troca de calor para frenagem consistente e níveis de ruído super baixos.
– Mangueiras de 5mm de diâmetro com banjo, para dissipar o calor elevando a resistência ao fading;
– Rotores de disco de 2.3mm de espessura, melhorando a dissipação de calor em 8%, com padrões de furos aprimorados para aquecer e resfriar rapidamente.
O que torna o C2.3RX único no mercado brasileiro
Mas o grande trunfo do freio TRP C2.3RX são os diferenciais únicos – aqueles desenvolvidos especificamente para mountain bikes elétricas. A engenharia pensada de maneira exclusiva para e-bikers traz características singulares, que o colocam em uma categoria praticamente única no mercado brasileiro de bicicletas: a de freios potentes, seguros, confiáveis e, mais do que isso, feitos para bicicletas elétricas.
São três pontos que traduzem as palavras em tecnologias que, na prática, melhoram a vida de quem pedala com bikes elétricas por trilhas e montanhas:
– Cockpit limpo: é um design diferente, em que a mangueira sai da parte de baixo do manete, rente ao guidão. Uma exclusividade deste modelo na linha TRP. Seguindo essa linha, o C2.3RX possui adaptadores para integração dos trocadores de marcha junto à abraçadeira do freio, compatível com os trocadores de marcha da linha EVO e também com Shimano I-Spec EV e Sram MMX.
– Manete esportivo: a alavanca do manete tem um projeto diferente de qualquer outro modelo disponível no mercado. Por quê? Você já sabe, mas nunca é demais repetir: foi desenvolvido especialmente para bicicletas elétricas com motor central. Desenvolvido em formato de gancho, ele oferece mais modulação – ideal para quem está pedalando uma bicicleta mais pesada, como as mountain bikes elétricas.
“A ideia é continuar pedalando com dois dedos e, quando se está operando uma bike de muito peso, não dá tempo de soltar muito o manete, mas também não pode ficar com ele muito travado porque senão vai dar sobrecarga de temperatura no sistema. Com esse formato, os dedos se encaixam de uma maneira que a modulação dele funciona muito melhor”, explica Palaro.
O formato em gancho do manete do C2.3RX permite uma modulação superior para bicicletas mais pesadas, como as elétricas, para que o ciclista possa ficar com o dedo em contato com ele por bastante tempo – sem prejuízo algum.
– Reserva de óleo maior: outro diferencial real do freio TRP C2.3RX é um reservatório de óleo maior do que os modelos convencionais dos concorrentes. Na prática, esta tecnologia permite que todo o sistema trabalhe com um óleo mais frio do que o “normal” – afinal, a troca de temperatura entre o óleo e o sistema do freio acontece de maneira mais fluída, garantindo um controle maior da temperatura do óleo, não permitindo que o peso da e-bike cause superaquecimento.
É importante ressaltar que o centro do rotor possui tratamento anticorrosivo, que proporciona uma proteção duradoura contra ferrugem e outros desgastes – aumentando a vida útil do freio.
O freio TRP C2.3RX, exclusivo para bicicletas elétricas com motor central, já está disponível no Brasil, com distribuição exclusiva da Alvoteq, juntamente com as peças de reposição e kits para manutenção.
Para mais produtos TRP ou Tektro, e também para mais informações, acesse o site da Alvoteq.