Orgulhosamente desenvolvido, testado e produzido no Brasil, medidor de potência no pedal U2e chega como opção para ciclistas que buscam desempenho e precisão
“O PRX é um medidor de potência que traz uma série de soluções importantes, até para quem não tem alto nível de familiaridade com a tecnologia. Na prática, mesmo que a pessoa esqueça de calibrar, desde que a bike esteja nas condições adequadas, o sistema faz isso automaticamente. Acredito que algumas pessoas que hoje não treinam com medidor de potência vão passar a treinar graças ao PRX”.
A frase acima é de Gabriel Vargas, treinador de ciclismo com mais de 15 anos de experiência e um dos maiores avaliadores de medidores de potência no Brasil, que utilizou dois protótipos do PRX por cerca de um ano e meio antes do lançamento. O sensor de potência foi desenvolvido e apresentado recentemente pela brasileiríssima U2e.
O apontamento do especialista, por si só, traz um lado extremamente positivo no novo produto. Porém, quando Vargas fala que mais pessoas tendem a utilizar um sensor de potência por conta do novo lançamento, ele chama a atenção para um fato importantíssimo quando falamos do mercado brasileiro de ciclismo: a democratização de uma tecnologia que até pouco tempo era utilizada apenas por ciclistas profissionais.
Com a chegada do PRX, o eixo de potência da U2e, a indústria brasileira da bicicleta coloca-se lado a lado com a vanguarda da tecnologia, com um produto de alto nível, oferecido depois de um extenso trabalho de testes e desenvolvimento, produzido quase que totalmente no país – detalhe que chamou a atenção de outras pessoas que, assim como Vargas, entendem do assunto.
“Não consigo lembrar de um lançamento tão inesperado e tão sofisticado de uma empresa nacional. Acredito que é um marco que coloca o Brasil entre os mercados que conseguem desenvolver produtos de altíssima tecnologia em um mercado seleto”, afirmou Eduardo Costa, o Edu Cara de Barro, youtuber brasileiro com ampla experiência no mundo da bike.



O PRX chega com compatibilidade com pedais Shimano de estrada (lista completa abaixo) e se destaca pela versatilidade. Outro diferencial está no processo de fabricação: tanto a produção quanto o desenvolvimento são 100% nacionais. Além disso, o medidor da U2e oferece um nível de atendimento e suporte técnico que só uma marca brasileira consegue proporcionar.
“Ele é super compacto e não deixa nada a desejar para nenhum outro que a gente vê no mercado. A experiência está sendo, por incrível que pareça, tão boa que eu nem noto que estou pedalando com ele. É como vestir uma camisa confortável: você nem lembra que está usando. Quando é ruim, aí sim você percebe”, complementou Edu.
U2e PRX: outras vantagens do medidor produzido no Brasil
Quando falamos em marketing no mundo da bike, a frase “feito de ciclistas para ciclistas” é um tanto quanto batida. Porém, no caso da U2e, nada poderia estar mais perto da verdade, já que a marca nasceu da necessidade de um de seus fundadores.
O embrião da empresa apareceu em 2018, fruto da insatisfação de Hermano Guimarães, engenheiro formado pela Unicamp, que criou seu primeiro sensor por não encontrar no mercado uma solução confiável e consistente entre diferentes bicicletas. De lá para cá, a U2e firmou-se como uma opção realmente viável, não só pelo preço, mas também pelos detalhes técnicos:
“Como treinador, sempre vou orientar que os atletas invistam em um medidor de potência confiável, e que dê menos dor de cabeça em coisas paralelas como compatibilidade e instalação, especialmente para quem viaja e precisa, por exemplo, trocar o equipamento de uma bike para outra com facilidade”, explicou Vargas, que tem mestrado em Educação Física.
“Já fiz diversos comparativos com testes simultâneos, usando mais de um medidor de potência ao mesmo tempo e o rolo como referência. Na prática, isso mostra que o PRX se comporta de forma muito semelhante a uma referência consolidada do mercado, com diferenças mínimas, na faixa de 0,5% a 1,5%, e mais importante, consistentes ao longo de todo o treino”, complementou.
Essa precisão é fruto de diversos fatores, que vão desde o longo processo de testes e desenvolvimento do U2e PRX, que durou mais de dois anos, até o próprio processo de produção e calibração.
Para se ter ideia, o fabricante desenvolveu uma estação própria de calibração térmica, uma máquina 100% automática que expõem os sensores a várias temperaturas diferentes, simulando condições reais de uso. Com ela, todos os medidores são calibrados individualmente antes de serem enviados aos ciclistas.
Mais do que isso: o PRX é fruto de um longo período de desenvolvimento, que durou mais de dois anos e envolveu diversos ciclistas, avaliando o equipamento em condições realmente desafiadoras – afinal o produto tem selo IP67, com resistência contra poeira e breves imersões em água doce.
Praticidade e assistência para o consumidor
O mercado nacional da bike está repleto de exemplos de marcas brasileiras que oferecem bons produtos, mas também um excelente atendimento para o cliente. No caso do PRX da U2e, essa preocupação já está presente na própria concepção do sensor, que foi desenvolvido com a simplicidade de uso em mente – e isso fica claro desde a instalação dele na bike.
“A instalação foi simples. Colocar em qualquer bike é como um pedal comum, é um procedimento normal, tudo muito dinâmico e flexível”, relatou Edu Cara de Barro.
Porém, mais do que uma instalação simples, o próprio equipamento protege o ciclista de erros comuns, como esquecer de fazer a calibração.
“O PRX conta com procedimentos de calibração automática e indicações por LED, o que ajuda bastante no uso. Dentro de determinadas condições, ele se torna a opção mais acessível nesse nível de qualidade e praticidade”, finalizou Vargas.
Tendo como base as palavras de quem vive da bike e entende do assunto, fica claro que o medidor de potência PRX da U2e é um produto que chega não só para ampliar o acesso deste tipo de tecnologia ao consumidor, mas também para elevar o nível da indústria nacional da bike.
Ficha Técnica – U2e PRX
Compatibilidade:
Estrada: PD-R540, PD-R550, PD-RS500, PD-RS500 Light Action, PD-5700, PD-5800, PD-R7000, PD-6700, PD-6800, PD-R8000 – Não compatível com pedais Dura-Ace.
Não indicado para uso em mountain bike.
Precisão: ±1,5%
Construção: Eixo em aço inoxidável de alta dureza
Proteção Classificação: IP67 (poeira e água)
Conectividade: Bluetooth Low Energy (BLE) e ANT+
Bateria Autonomia: até 47 horas de uso contínuo
Carregamento: Por cabo magnético
Recursos adicionais: LEDs para indicação de status (bateria, calibração, funcionamento)
Peso: 82 gramas
Configuração
Medição: unilateral (lado esquerdo)
O medidor de potência U2e PRX tem valor sugerido de venda a R$3.500,00 e está à venda no site da U2e.
A U2e
Lançada ao mercado em 2021, a U2e é uma empresa de tecnologia 100% brasileira, com foco no mercado de bicicletas. Nascida do incômodo de um ciclista, que buscava um medidor de potência com dados mais precisos, a marca oferece sensores de potência de pedivela, cintas de batimento e sensor de pedal.