Copa Internacional apoia o Projeto Soul Jovem 2026

As inscrições, exclusivas para atletas da categoria Júnior, com idade de 17 e 18 anos, estão disponíveis até 20 de dezembro, pelo site e pelas redes sociais da marca

Incentivar os atletas das categorias de base a praticarem o ciclismo está no DNA da Copa Internacional de Mountain Bike desde o início da sua história, há 30 anos. Seja com a realização da Clínica Técnica CiMTB que já ocorre há vários anos, uma atividade pioneira no País, ou seja com a disponibilidade de categorias de base partindo da Sub-12 até a Júnior com o selo UCI Series, a principal competição de MTB da América Latina sempre buscou fomentar o esporte o máximo possível. Assim, apoiar o Projeto Soul Jovem, da marca Soul Cycles, foi uma ideia que caiu como uma luva para a organização da Copa.

Edição anterior da seletiva do projeto Soul Jovem (Crédito: Divulgação/Soul Cycles)

O Projeto Soul Jovem foi desenvolvido para “criar oportunidades reais para atletas ingressarem no alto rendimento”, segundo a empresa. A primeira edição levou cinco meninos e cinco meninas para uma imersão na Bélgica, um dos principais centros do ciclismo global. A estrutura inclui seletivas nacionais, acompanhamento profissional multidisciplinar e uma temporada em território europeu, onde o nível competitivo é mais intenso.

“Quando surgiu a possibilidade de ajudarmos a divulgar para um maior número de pessoas a realização da próxima edição do Projeto Soul Jovem, nós não pensamos duas vezes. Desde sempre, em nossos 30 anos de história, nós olhamos com muito carinho para a garotada que disputa nossa prova, dando a eles excelentes condições para desempenhar em pistas de alto nível técnico nos mais diferentes lugares que a Copa passou. E assim viramos referência, com ciclistas de todo o mundo vindo disputar nosso evento”, enalteceu Rogério Bernardes, organizador da CiMTB.

A edição mais recente registrou mais de 600 inscritos. Desses, 40 participaram de dez dias de avaliações clínicas, testes físicos, análise de dados e acompanhamento psicológico. Ao final, 10 atletas — cinco meninos e cinco meninas — foram selecionados para compor o grupo que segue para treinos e competições na Bélgica.

Inscrições se encerram no próximo sábado, dia 20 de dezembro (Crédito: Divulgação/Soul Cycles)

“Conseguimos reunir diversos atletas de todo o país, o que é bem bacana para a valorização do nosso esporte. Quando vemos a bagagem que eles trazem para o projeto, é muito recompensador”, afirma André Maior, CEO da Soul Cycles.

Processo de seleção e inscrições
O processo seletivo envolve análises de desempenho, testes de potência, avaliações clínicas e acompanhamento psicológico, garantindo que os jovens atendam às exigências impostas pelo calendário europeu. A iniciativa busca fortalecer a base da modalidade no Brasil e oferecer um caminho estruturado entre a iniciação e o ciclismo profissional.

Para 2026, a Soul Cycles confirmou a abertura de inscrições exclusivas para atletas da categoria Júnior, com idade de 17 e 18 anos (nascidos em 2008/2009). As inscrições estão disponíveis até 20 de dezembro, pelo site https://soulcycles.typeform.com/souljovem.

Ao proporcionar imersões no exterior e realizar seletivas nacionais com alto rigor técnico, a Soul atua diretamente na construção de uma base mais sólida para o esporte. O projeto não apenas amplia o acesso ao alto rendimento, mas também inspira jovens atletas a acreditarem em trajetórias olímpicas, reforçando a visão da empresa de formar referências e ídolos do ciclismo brasileiro.

Com essa atitude, a Soul Cycles vai além da fabricação de bicicletas: ela investe no futuro da modalidade, fortalece o ecossistema esportivo e contribui para a evolução do ciclismo nacional como um todo.

Show Comments (0) Hide Comments (0)
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique em dia!

Cadastre-se para receber as últimas notícias no seu email