A edição 2025 da Maratona Pedra Azul, realizada em Domingos Martins no último domingo (02), reuniu duas mil pessoas para distâncias de 42, 21, 10 e 5 km e se consolidou de vez como um dos principais eventos de corrida do Espírito Santo. A prova fez parte do projeto de celebração dos 50 anos da Olympikus, que tem apoiado corridas de norte a sul do país.
A programação oficial começou na sexta-feira (31/10) com a entrega de kits no Barlavento Beach Bar & Lounge, em Vitória, onde os corredores puderam desfrutar de um espaço com vista para o mar e ainda degustar o açaí do Grupo Cabana. No sábado (01/11), o evento seguiu com entrega de kits no Terrazzo Dei Nonni, em Domingos Martins, em um local de frente para a Pedra Azul, que batiza a prova e tem como característica mudar de cor ao longo do dia conforme a incidência da luz solar.
No domingo (02/11) de manhã, a largada aconteceu no Quadrado de São Paulinho, distrito de Aracê. Os percursos das provas maiores foram montados ao redor dos Parques Estaduais da Pedra Azul e do Forno Grande, em asfalto e estradas de terra em meio à Mata Atlântica de Montanha, enquanto as menores passaram pela Rota do Lagarto, uma charmosa estradinha turística pavimentada que reúne cafés, restaurantes e delicatessens.

“A Maratona Pedra Azul é pensada para que os atletas tenham uma imersão na natureza preservada da região e, ao mesmo tempo, consigam desenvolver uma boa velocidade”, conta Yoshiya Suwa, diretor geral do evento. “Boa parte do trajeto passa por locais exclusivos, escolhidos a dedo pela nossa equipe técnica”, completa o dirigente.
Lorena Villas, campeã da prova maior, avalia o evento. “A prova é linda, vale muito a pena, com organização impecável e vários postos de hidratação. Amei e voltarei ano que vem”, relata a corredora de Vila Velha (ES).
Já para Jefferson Mello, a vitória nos 42 km teve um gostinho especial. “Fiquei sabendo que bati o recorde do percurso, então foi uma alegria a mais”, conta o campeão que marcou 3h00min46 contra 3h04min59 de Luciano Magno Rosa, em 2021. “Os principais destaques do percurso foram a Pedra Azul, que é sensacional, além da chegada com o público”, completa o paulistano que veio fazer turismo na região com a esposa e aproveitou para se inscrever na prova.
Depois de cruzar a linha de chegada, todos os atletas tiveram à disposição uma série de ativações dos parceiros da prova, como Açaí da Cabana do Açaí, recovery oferecido pela Galophes, degustação de cafés especiais da Fazenda Camocin no estande do Sicoob Espírito Santo, além de tranças para as mulheres e show da banda Rato Ventania. Outro destaque foi o forno móvel da Festa da Polenta de Venda Nova do Imigrante (ES) e a presença dos responsáveis pela festa preparando na hora polenta com linguiça e queijo.
A hidratação oficial ficou a cargo da Água Pedra Azul, além da Powerade, que disponibilizou isotônicos de diversos sabores para os atletas nos postos de hidratação do percurso e no pós-prova.
O carro do Corre, da Olympikus, assim como os backdrops com imagens e frases alusivas à Maratona Pedra Azul e às celebrações dos 50 anos da marca, viraram pontos instagramáveis na arena.
As fotos oficiais e os resultados completos já estão disponíveis no site maratonapedraazul.com.br.
Resultados
Na prova principal (42 km), a vitória entre os homens ficou com Jefferson Mello (3h00min46), seguido por Julio Aguiar (3h03min26) e Ezequiel Oliveira (3h09min13). Entre as mulheres, Lorena Villas venceu com 3h49min48, seguida por Diana Bellon (3h55min44) e Louisie Marques (4h00min14).
Nos 21 km, a vitória entre os homens ficou com Cezar Camillo (1h25min02), seguido por Tiago Santos (1h27min11) e Guilherme Ferreira (1h29min41). Entre as mulheres, Jullyana Cerqueira venceu com 1h43min10, seguida por Denise Lorenzutti (1h48min55) e Maysa Klug (1h50min20).

Nos 10 km, Rafael Pinto venceu com 43min38, seguido por Julio Falcão (44min) e Deivid Souza (44min27), enquanto no feminino Alciane Lorenzon foi a melhor com 52min46, seguida por Fabiana Barbosa (53min05) e Cynthia Freda (53min42).
Já nos 5 km, Ramon Silva venceu com 20min04, seguido por Geovane Silva (20min27) e Dione Mariano (20min47), enquanto entre as mulheres Daiane Salarine foi a melhor com 24min21, seguida por Schaira Moreira (24min50) e Jakline Rocha (25min12).