O 21º AR World Championship terá início em Penticton, Colúmbia Britânica, no dia 25 de setembro e equipes de 25 países estão viajando para o Canadá para se preparar para um dos desafios esportivos mais difíceis do mundo. A Subaru Canada Adventure Racing World Championship é o ponto alto do Adventure Racing World Series, que inclui mais de 80 corridas em todo o mundo.
A CEO da ARWS, Heidi Muller, comentou: “É uma ambição de todas as corridas de expedição ao redor do mundo sediar um Campeonato Mundial e apenas um evento por ano tem o privilégio de receber os melhores corredores de aventura do mundo e mostrar as maravilhas naturais e a cultura de sua região para um público global.
“Organizar um Campeonato Mundial é um teste de resistência por si só, e a equipe da Expedition Canada, liderada por Lyndie Seddon, vem trabalhando duro nos preparativos e no percurso há mais de um ano. Agora é a hora deles!
O percurso cobre mais de 750 km na região de Okanagan e nas Montanhas Rochosas, que as equipes percorrerão a pé e de mountain bike, além de remar em canoas e packrafts. Elas correrão sem parar por até 10 dias, navegando por sua própria rota com mapas e bússolas através de montanhas e áreas selvagens para encontrar 50 pontos de controle, viajando o tempo todo sem apoio e de forma autossuficiente. (O uso de GPS não é permitido.)
Cada equipe de 4 pessoas é mista e todas devem estar a todo momento juntas ou a equipe será eliminada da corrida. O mundial é o teste definitivo de trabalho em equipe e os vencedores não serão apenas a equipe mais rápida, mas também a mais inteligente e a que melhor trabalha em conjunto. Todas as equipes terão contratempos e, às vezes, estarão e mente exaustas e desanimadas, mas as melhores equipes encontrarão uma maneira de superar todos os desafios e trabalharão juntas para continuar avançando em direção à linha de chegada.
As equipes mais experientes do mundo estarão na linha de partida. Os atuais campeões são a equipe 400team da França, que conquistou o título mundial no Equador no ano passado e está de volta para defender seu título. A equipe Swedish Armed Forces Adventure foi campeã em 2023 e 2021 e está de volta em busca da terceira vitória, e a equipe nº 1 no ranking mundial da ARWS, a Vidaraid da Espanha, também está participando. (As 5 equipes melhor classificadas no ranking mundial estão competindo.) No total, 56 equipes estarão na linha de partida, de todos os continentes, com competidores de 25 países.
A diretora da corrida, Lyndie Seddon, disse: “A corrida de aventura não é como qualquer outro esporte. Estamos cobrindo um percurso de 750 km e há um efeito cascata nas comunidades por onde passamos e nos competidores, pois isso mudará sua perspectiva do que eles podem realizar. Não é apenas uma corrida, é uma oportunidade de mostrar quem somos.”
Ela acrescentou: “O percurso passará por alguns territórios das primeiras nações, onde poucas pessoas têm a oportunidade de viajar, e somos gratos a todas as comunidades que nos receberam. Os competidores de corridas de aventura são, por natureza, exploradores, e nós os levaremos a uma jornada única ao coração da selva canadense, onde eles conhecerão a terra, encontrarão as pessoas que vivem lá e descobrirão mais sobre si mesmos.”
A corrida também é um encontro da comunidade global de corridas de aventura, com 17 diretores de corrida da ARWS de 10 países diferentes e árbitros da ARWS do Canadá, Reino Unido e Croácia supervisionando a competição. Há 18 membros do Hall da Fama das Corridas de Aventura participando e, na cerimônia de encerramento da corrida, mais membros serão introduzidos. Após a corrida, também será realizada a Conferência Internacional de Corridas de Aventura, com palestrantes e participantes se juntando remotamente de todo o mundo e assistindo à conferência ao vivo no canal do YouTube da ARWS.