O 28º Revezamento Volta à Ilha foi realizado neste sábado (26), em Florianópolis. O evento desafiou 4 mil atletas, distribuídos em mais de 350 equipes. Trilhas, praias, dunas, montanhas e mata atlântica estiveram no cenário de um dia perfeito para a corrida. A equipe mais rápida em superar os 140 km de uma volta completa na Ilha da Magia foi a Villarinho 1, de Senador Canedo (GO), que conquistou o título de campeã geral do Revezamento Volta à Ilha 2025.
“A Villarinho tem muita tradição neste evento. Nós somos alunos da assessoria esportiva do treinador André Villarinho, um entusiasta da prova, e ele nos incentivou a montar uma equipe para tentar vencer e deu certo. A grande maioria dos atletas da equipe é de Goiás e do Tocantins, que ainda não tinham participado da prova ainda. Achamos maravilhosa, com muita praia, muito verde e muitas paisagens. Isso ajudou muito a empolgar a nossa equipe”, afirmou Marcelo de Oliveira Machado, da equipe Vilarinho 1, que percorreu o percurso total em 9h35m57.
A assessoria esportiva goiana teve também a primeira equipe competitiva a chegar na arena montada em frente ao Trapiche da Beira-Mar Norte no sábado (26). Na categoria Dupla Masculina, Adriano Chiarini e Fabrício Frauzino completaram o percurso em 11h41m25 e garantiram o terceiro título seguido na categoria para a Villarinho. “Foi uma prova emocionante, um ajudando o outro e conseguimos alcançar a meta de vencer. É o tricampeonato consecutivo da dupla Villarinho. Tivemos que nos superar no percurso, mas conseguimos terminar bem e de forma fantástica essa prova tão bem organizada”, destacou Chiarini.
A largada do Revezamento Volta à Ilha 2025 começou às 4h10 no Trapiche da Beira-Mar Norte, com as primeiras equipes partindo ainda antes do amanhecer. As largadas seguiram até às 7h30, divididas entre as 13 categorias da prova, com grupos de dois, quatro, oito e de até 15 integrantes. Os atletas percorreram 19 trechos diferentes, com diferentes distâncias, completando 140 km de Volta à Ilha. O ponto final, na Beira-Mar Norte, foi palco de muita comemoração e superação coletiva.
“Nossa equipe tem muitas meninas manezinhas (que nasceram em Florianópolis) e que fizeram essa prova pela primeira vez. Eu não imaginava que era tão legal e muito bonita. É demais ganhar uma prova como esta e na nossa casa. Nos esforçamos para treinarmos juntas para este desafio e isso acabou fortalecendo bastante nossa amizade também”, disse Victória Lobo, da equipe GPA on Fire, de Florianópolis, campeã na categoria Elite Feminina.
A primeira equipe a cruzar o pórtico de chegada, na tarde deste sábado (26), foi a Sprint Assessoria Esportiva, de Florianópolis, por volta das 16h20. O time da categoria Participação C, que não disputa troféus, começou a prova às 4h40 e levou menos 12 horas para superar os 140 km de praias, trilhas, cantos e encantos da Ilha da Magia.
“Há anos a gente parou de participar em categorias competitivas e decidimos ir para as de participação, pra todo mundo se integrar e ter uma equipe com maior diversidade. Era um sonho da equipe cruzar o pórtico de chegada antes de todo mundo, mesmo largando mais cedo. É uma equipe de trabalhadores, pessoas que treinam pro lazer, que têm a corrida como o seu hobby e bem-estar”, festejou Paulo Domingos, treinador da Sprint Assessoria Esportiva.
“A edição deste ano foi uma das maiores dos últimos anos da nossa história. Tivemos uma grande participação de novos atletas e reencontramos amigos que participam do Revezamento Volta à Ilha ano após ano. Em cada uma delas, o clima e a natureza reservam novidades para a prova e, neste, tivemos a honra de fazer parte do calendário de 50 eventos que comemoram os 50 anos da Olympikus, o que reafirma a grandeza desse evento. Ainda assim, a essência se preserva ao longo do tempo, de celebrar o espírito de grupo e inspiração coletiva por meio da corrida”, afirma Carlos Duarte, idealizador da prova e presidente da Eco Running.
“O Revezamento Volta à Ilha 2025 reafirmou sua posição como um dos eventos mais icônicos do calendário de grandes corridas brasileiras, comprovado por integrar a celebração dos 50 anos da Olympikus, que trouxe ainda mais brilho à prova. Para o próximo ano, nosso compromisso é surpreender os atletas com novas experiências, mantendo a essência do evento”, destacou Rodrigo Lamin, diretor de inovação da Eco Running.
Resultados Revezamento Volta à Ilha 2025
Campeão geral: Villarinho 1 (Senador Canedo – GO), 9h35m57
1° lugar Cat. Elite Masculina: Urapazi (Florianópolis – SC), 9h37m32
1° lugar Cat. Elite Mista: Correria/Canova (Passo Fundo – RS), 10h36m48
1° lugar Cat. Elite Feminina: GPA on Fire (Florianópolis – SC), 12h06m14
1° lugar Cat. Veterana Mista: Campos Running #2 (Novo Hamburgo – RS), 12h26m56
1° lugar Cat. Veterana 45: Supermercado Jacomar (São José dos Pinhais – PR), 10h15m02 (Recorde da categoria)
1° lugar Cat. Veterana 60: Os Velhotes 60 (São Paulo – SP), 11h47m08
1° lugar Cat. Veterana 70: Ilha da Magia V70 (Florianópolis – SC), 14h38m02
1° lugar Cat. Dupla Masculina: Villarinho (Senador Canedo – GO), 11h41m25
1° lugar Cat. Dupla Feminina: A Dupla Pacífica do CVT (São José – SC), 14h52m59 (Recorde da categoria)
1° lugar Cat. Dupla Mista: ML MIX Run XP Investimentos (Rio de Janeiro – RJ), 11h44m35 (Recorde da categoria)
1° lugar Cat. Quarteto: Quarteto WR (São José – SC), 12h08m41