Novos desafios, belas paisagens e a sempre boa recepção dos moradores da região fizeram parte da 4ª edição do Raid International Témiscamingue, realizada entre os dias 04 e 07 de setembro. A região de Témiscamingue localiza-se na província de Quebec e possui uma natureza exuberante, com florestas a perder de vista. Esse ano o destaque ficou para o estágio dentro do Parque Nacional Opemican, com suas centenas de trilhas, cachoeiras e rios de águas cristalinas.
A cerimônia de abertura aconteceu na comunidade Kebaowek com diversas tradições ancestrais indígena sendo apresentadas para os atletas, assistentes, voluntários e parceiros do evento, além dos desfile das bandeiras dos países participantes.
Justin Roy, Diretor de Desenvolvimento Econômico de Kebaowek e porta-voz da comunidade, fez um discurso inspirador e repleto de gratidão. “Temos orgulho de recebê-los aqui em nossa comunidade. Hoje é um dia especial para Kebaowek, para Témiscamingue e para todos aqui reunidos. Temos o privilégio de abrir esta edição do Raid International Témiscamingue 2025. Para nós, este não é apenas um evento esportivo — é uma forma de celebrar a terra, a água, o espírito de comunidade e de nos conectarmos com a natureza”, disse ele.









Desjardins Raid Jeunesse e Raid Senior
A primeira etapa do Raid Témiscamingue sempre inicia com a Raid Jeunesse, uma corrida de aventura para adolescentes com idades entre 13 e 17 anos. Dessa vez foram 52 jovens da região de Témiscamingue e da província de Ontario que formaram equipes em que um dos integrantes eram participantes da prova principal. “O Raid Jeunesse é o incentivo que ajuda a transformar nossos cidadãos de amanhã em aventureiros apaixonados em todos os apectos da vida – seja na auto-confiança ou em atividades fisicas,” disse Chloé Beaulé-Poitras, coordenadora do Raid Témiscamingue.
E a novidade para esse ano ficou com o Raid Senior, com 13 participantes de 60 anos ou mais que realizaram as mesmas modalidades: orientação, canoagem, trekking, mountain bike e atividades em cordas.












As atividades foram realizadas na cidade de Témiscamingue – sim, mesmo nome da região – localizada na divisa das províncias de Quebec e Ontario, às margens do rio Ontario.
A noite foi encerrada com um jantar em uma construção típica da região conhecida como Cabane à sucre, cabanas onde são levadas as seivas das árvores maple para serem fervidas e transformadas no famoso Maple Syrup. Os participantes aproveitaram o momento para estudar os mapas para o segundo dia de prova.



Parc National d’Opémican
Muitos participantes estavam ansiosos pela largada do segundo dia de competição porque a primeira modalidade, com programação às 08h era simplesmente uma natação na município de Leniel. A temperatura estava por volta dos 9ºC e água um pouco mais quente, por volta de 15ºC, mas não havia muito o que fazer e ao sinal, todos saltaram na água e iniciaram o dia pela incrível Parque Opemican.
A canoagem no Rio Kipawa, com direito a várias portagens por questões de segurança e a tirolesa sobre a Grand Chute ficaram na memória dos participantes, que cruzaram a linha de chegada em uma bela residência às margens do Lago Témiscamingue.


















De Fabre a Lorrainville
Para fechar o último dia do Raid Témiscamingue 2025, muitas atividades diferentes e um rogaine que fez muitas equipes “baterem cabeça” para encontrar os postos de controle. A largada aconteceu em um grande descampado de onde os participantes sairam correndo em direção às canoas.
Dali em diante, diversos desafios colocaram em prova à coragem dos atletas: primeiro foi sobre o riacho L’Africain, em Saint-Édouard-de-Fabre, onde uma ponte suspensa de corda entre dois pilares de concreto de uma antiga ferrovia aguardava os participantes. Em seguida, seguiram para a Fazenda Carpentier et Fils, em Béarn, onde uma subida vertiginosa de 25 metros até o topo de um silo de grãos foi seguida por uma descida de rapel.
Mas a surpresa maior ficou nas duas voltas em um circuito dentro de um carro de Stock Car em que os pilotos aceleravam o máximo para aumentar a adrenalina dos atletas.















Esta aventura de três dias foi concluída com um banquete de encerramento, proporcionando aos organizadores, atletas (jovens e adultos) e inúmeros voluntários a oportunidade de se reunirem e celebrarem o sucesso deste evento único. Felizes por se reencontrarem com seus parceiros do Youth Raid de sexta-feira, os atletas profissionais aproveitaram o momento para se parabenizarem mais uma vez em um clima festivo que misturava cansaço e orgulho.