Corrida do CT Gantuá abriu a temporada 2013 de corridas de aventura na Bahia

Por Redação - 01 Fev 2013 - 09h38

A Corrida do CT Gantuá abriu a temporada de corrida de aventura na Bahia com a disputa de 63 duplas. Com largada e chegada no Centro de Treinamento da Gantuá na Praia do Forte, no litoral norte baiano, a prova ganhou elogios dos atletas pela boa organização e por inovar no formato da disputa.

Diferente das competições tradicionais, a Corrida do CT usou a canoagem para tomada de tempo para definir a ordem de largada da prova. Remando em caiaques duplos, os atletas largavam em baterias com 12 duplas e faziam um percurso de 1,2 km balizado na Lagoa Aruá. O sistema criou um clima de torcida para o público e de muita expectativa para os atletas que aguardavam o início da sua bateria.

Tomada de tempos na canoagem

Na tomada de tempo, a dupla masculina da Gantuá Sowitec (Daniel Araújo e Hugo Coelho), foi a mais rápida, cumprindo o trajeto em 9m10s. Na segunda colocação ficou a dupla de Feira de Santana Atlas H2O (Zadson Carvalho e Jaime Junior), com 9m19s. E em terceiro outra dupla de Feira de Santana, Kaaporas/Trilha Bike (Luiz Célio Pereira e Ramon Pereira), com 9m33s.

A ordem de classificação geral da canoagem definiu a posição de cada dupla nos seis gates de largada e os pelotões foram partindo para a disputa com diferença de dois minutos a cada largada.

Todos os atletas largaram de mountain bike, independente de competir na categoria Light (20 km) ou PRO (30 km). O primeiro trecho da prova foi bastante veloz e 24 minutos depois da largada a dupla masculina da categoria Pro, Daniel Araújo e Hugo Coelho, já estava de volta ao CT para a transição para o trekking. Na categoria Light, a dupla Gantuá 1, com Augusto Moraes e Luis Paulo Flamiano foi a primeira a chegar com 25 minutos. Após a primeira transição as categorias se dividiam e faziam trajetos diferentes, sendo a Light com navegação simples e trajeto fácil e a Pro com navegação que exigia mais atenção em um percurso técnico.

Largada de mountain bike

O sol castigante e o forte calor - marcava 34 graus no dia da corrida-, foram amenizados por belos trechos sombreados em trilhas na Mata Atlântica. O percurso da prova foi uma recompensa para o esforço dos atletas que tiveram a oportunidade de aventurar-se passando por rio, lagoa e cachoeira.

Depois de mais uma transição, o último trecho da prova foi cumprido de mountain bike pelas duas categorias. Para os atletas da Pro o final da prova guardava uma surpresa maravilhosa: um longo trecho de single track bastante veloz e técnico.

Com 2h52 de prova, a Gantuá Sowitec cruzou o pórtico na primeira colocação da categoria Pro masculina. Apenas três minutos depois chegou a dupla de Feira de Santana da Caatinga Trekkers, formada pelo experiente Ênio Paulo de Oliveira, organizador da Carrasco, que levou um parceiro muito especial, Hayala Falcão, que não possui o movimento de um dos braços e fez da prova um momento de total superação. Apenas um minuto depois chegou mais uma dupla de Feira de Santana, a Kaaporas/Trilha Bike, completando o pódio da categoria Pro masculina.

concentração pré-largada

Na categoria Pro mista, a vitória ficou com os atletas Márcia Libânea e Evisson Azevedo, da Caatinga Trekkers, que finalizaram o percurso de 30 km em 2h54. Em segundo lugar ficou a dupla de Salvador Companheiros de Aventuras, com José Mauro Chagas e Edilene Amorim, que concluiu a prova em 3h00. A Olhando Aventura, com Arnaldo Maciel e Fernanda Piedade, chegou em terceiro lugar com 3h09.

Na categoria Light Masculina a prova foi vencida por dois atletas que competiam pela primeira vez, Ariel Bione e Eric Carvalho, da dupla Os Mateiros. Eles concluíram o trajeto de 20 km em 1h58. Cinco minutos depois chegou a dupla CCA 2, da cidade de Itatim, Maikon Rodrigues e Wellington de Oliveira, que também competiam pela primeira vez. A terceira colocação ficou com Augusto Moraes e Luis Paulo Flamiano, da Gantuá, que finalizou em 2h05.

A categoria Light Mista teve a dupla Gantuá Sowitec 2, com Paulo Roberto Oliveira e Noelinda Ribeiro, em primeiro lugar, concluindo o trajeto em 2h13. Em segundo lugar ficou a dupla de Salvador, ATP Run, com Henrique Marinho e Cristiane Duque, com o tempo de 2h18, seguidos pela Insanos CCAA Adventure Team, de Feira de Santana, com os atletas Adailton Costa e Manoela Barbosa, que concluíram a prova em 2h22.

O evento teve apoio da Red Bull, Tia Sônia Alimentos Naturais, Maxie Sports, Cool Towels, Fio Restore, Crank Bikes, Suum, Explorer, Federação Baiana de Corrida de Aventura e Federação Baiana de Ciclismo.

Acompanhe a cobertura completa do que aconteceu na Corrida do CT Gantuá no Programa Zona de Esporte, que será exibido no próximo sábado (02/02), às 9h30, na Band.

Mais informações, resultados e fotos: www.facebook.com/equipegantua

Redação
Por Redação
01 Fev 2013 - 09h38 | nordeste |
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente