Prova de novatos na Bahia tem participação expressiva

Por Redação - 26 Out 2012 - 11h24

Com a intenção de trazer novos participantes para a corrida de aventura, a FBCA - Federação Baiana de Corridas de Aventura - promoveu nas cidades de Juazeiro e Salvador oficinas preparatórias que incluía técnicas de navegação e orientação (Gustavo Chagas e Naru Moraes - Millennium Makaira), técnicas verticais na Academia Vidativa de Salvador (Léo Pinheiro, Antonio Esdras e Jeferson Nagata - R2/Companheiros) e aulas teóricas de conhecimento geral do esporte (Paulo Neves e Fernando Tadeu - equipe Rasodacata).

Finalizando a iniciativa da FBCA para o mês do Calouro, aconteceu no dia 21/10 uma prova na categoria duplas chamada Trote de Aventura, realizada em Conceição de Feira, aproximadamente 130 km de Salvador, onde teríamos a oportunidade de apresentar aos novatos o esporte na prática. Como regra era necessário que as equipes fossem compostas por somente um veterano e um novato ou só de novatos.

Idealizada e organizada pelo Kaaporas Clube de Aventura, de Feira de Santana, a corrida teve um percurso fácil com o total de 60 km, dos quais 45 km foram Mountain bike, 15 km trekking e 100 m travessia a nado, além é claro de orientação, que fez a diferença entre as primeiras e últimas duplas.

Participaram 43 duplas, onde destacamos a participação de equipes de Juazeiro(BA), um novo núcleo do esporte que surge na Bahia e Feira de Santana, que mais uma vez garantiu boa presença de seus atletas. Por Salvador o destaque ficou por conta da união da Gantuá Millennium, R2 Companheiro e Vamoqvamo, que levaram 11 duplas para participar da prova.

A largada foi de Mountain bike, modalidade muito elogiada por veteranos e novatos pela excelente escolha das trilhas e os mais velozes logo assumiram as primeiras posições, entretanto no PC4, local da travessia a nado, as posições começaram a alternar, uma vez que logo após vinha o temido PCV5 (ponto de controle virtual 5) que fez até grande navegadores terem trabalho para achar.

A partir do PC10, que simbolizava 50% da corrida, assumiu a liderança a dupla Gantuá / R2 Companheiros / Vamoqvamo 02, integrada por Alan Pedreira e Pedro Neves que seguiram na frente até a chegada e se consagrou campeã na categoria Dupla Masculina. Já na categoria Dupla Mista a campeã foi a Insanos Adventure 01, composta pelos atletas Daniel Cardoso e Rafaela Queiroz, de Juazeiro/BA.

Na chegada em um restaurante com estrutura para alimentação e banho, pode-se ver a satisfação de todos os participantes pela conclusão da prova. Dos novatos, a sensação de uma meta cumprida, com muito esforço, mas imensamente recompensada pela passagem do pórtico. E pelos veteranos, pelo dever cumprido de levar e orientar os futuros atletas de corrida de aventura nesta jornada de troca de experiências.

"É com enorme carinho e satisfação que venho a parabenizar a todos do Grupo Kaaporas Clube de Aventura, em especial ao Luiz Celio Pereira e Eduardo Góes por todo desempenho diante a organização do evento, incentivando novos corredores a participar junto conosco, tornando cada vez mais prazeroso fazer parte do mundo das corridas de aventura", comentou Iranilda Bispo (CCAA ADVENTURE).

E quem esteve presente também foi Enio Paulo (Paulinho), organizador da Carrasco e integrante da equipe Caatinga Trekkers. "Trote. Esta já está no calendário baiano de provas de aventura. Excelente prova com postos de controle bem localizados. Parabéns para a galera que fez este trabalho em lugares, alguns deles, de difícil acesso. Parabéns aos organizadores pela prova perfeita..."

Redação
Por Redação
26 Out 2012 - 11h24 | nordeste |
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais