Relato de Jonas Junckes na Papa-Corrida de Aventura

Por Redação - 19 Mai 2015 - 16h48
Corrida de Aventura

Nesse último final de semana, descemos 700km até Venâncio Aires no Rio Grande do Sul. Particularmente antes de entrar nas corridas de aventura, nunca tinha ouvido falar nessa cidade, mas conhecendo esse esporte, sempre ouvi falar pelos nossos amigos da Papaventuras que sempre estão bem colocados nas provas!!! E sempre curioso para conhecer novos lugares, fomos com 2 quartetos catarinenses para lá, a Nossa Vida e a Paz na Terra.

Nosso time era formado por mim, Felipe Krahn, Kim Emmenegger e nossa amiga emprestada da equipe Chivunk, Andréia Coelho.

Papacorrida de Aventura 2015

A prova tinha 60km e montamos a estratégia para terminar em 5 ou 6 horas, mas quando falamos com o Valmir Schneider (organizador da prova), ele nos avisou que em menos de 6 horas não terminaríamos. Vendo o mapa eu acreditei, pois haviam 31 PC's e pelo menos 70% do percurso era em caminhos e trilhas. Então avisei a equipe para montar a mochila para 8 de horas de prova.

O mapa tinha escala 1:25000, então teríamos que nos adaptar na navegação, sendo que os prismas estavam bem próximos uns dos outros, parecendo uma prova de orientação. Isso pode explicar nós passarmos da entrada do PC1 e achar que a distância não havia correspondido, mas logo que entramos na trilha, desconfiei que não batia com a primeira entrada e sim com a segunda, então rapidamente voltamos e pegamos o PC1.

Indo para o PC 2 mais uma vez a escala nos pegou e nessa parte foi que a gente entrou antes no leito do rio com medo de passar a distância necessária. Percebi que estávamos indo somente para leste e estávamos indo no rio maior e não no córrego que precisava ir a norte. Voltamos, consertamos e logo achamos o PC2. Seguimos navegando mais calibrado, mas mesmo assim a navegação estava de alto nível, tendo que entrar em mato sem referência e seguir somente com ajuda de azimute.

Sendo assim, acertamos em alguns pontos e erramos em um ou outro. O ponto que mais perdemos tempo foi o PC 5. E depois disso até a primeira AT (Área de Transição) que era o PC 9, acertamos tudo. Chegamos em 3° lugar nessa AT atrás da Academia Marcelo Santos e Kaapora, mas sabíamos que não estavam longe, pois havíamos encontrado eles na chegada da AT.

Entrando na bike vimos que a prova ia ser mais longa mesmo, pois haviam muitas trilhas técnicas de sobe e desce, pequenos empurra bikes, fazendo com que a prova fosse mais lenta. Chegando no PC 12 encontramos nossos amigos da Kaapora, que era a primeira colocada, e dali pra frente até o PC 24 travamos uma disputa acirrada e amigável.

Como a prova tinha bastante navegação e escolhas de rotas, uma equipe acabava ultrapassando a outra por escolher rotas diferentes ou navegar melhor. Numa entrada de caminho mesmo, pensamos que estávamos no caminho certo, mas olhando bem o relevo vimos que estávamos a esquerda do caminho. Então essa foi uma oportunidade deles nos passarem, mas como a nossa volta ao caminho certo foi rápida, logo alcançamos eles (Felipe e Kim estão super fortes por terem feito o Desafio dos Rochas em abril) e fizemos o segundo trekking praticamente juntos.

Nessa parte, sentimos um pouco o ritmo da prova e diminuímos um pouco para abastecer o tanque. E assim eles colocaram 4 minutos na nossa frente. Quando entramos na bike novamente, pegamos a melhor rota e logo ultrapassamos o time no PC 23 e dali em diante ficamos na frente até o final da prova, somente vendo eles no PC 24. Mas ainda assim conseguimos dar um errinho de passar a entrada na descida de bike, e o resto foi só acertos. Terminando a bike, pegamos um trekking para ir até a entrada do rio com Boia Cross.

Remamos forte, pois nosso amigo Kim é uma máquina do surf e rema muito, puxando o ritmo da equipe. Terminando a bóia, fizemos a falsa baiana, onde a Andréia superou seus medos e o Kim plantou uma árvore. Terminado isso estávamos na reta de chegada e descemos o morrinho pulando de alegria e gritando "Essa é Nossa Vida!". Cruzamos a linha de chegada em 1° lugar geral.

Papacorrida de Aventura 2015

Parabéns a todos os participantes da Papacorrida, em especial aos amigos da Papaventuras por organizarem um evento bacana e uma corrida desafiante (indico a todos que gostam de corridas de aventura com muita navegação, técnica e belezas naturais!). Parabéns aos amigos da Paz na Terra pelo 4° lugar.

E claro, parabéns para nosso time todo: Felipe, Andréia e Kim. Nós fomos realmente um time!!! E isso que corremos a primeira vez juntos com a Andréia e o Kim.

Agradecimentos aos familiares, que nos apoiam e incentivam, e aos amigos que sempre torcem por nós!!!

Semana que vem tem a 2° etapa do Catarinense de Corrida de Aventura organizada pela Eco Race com 80km de prova!!! Será animal!! Estamos na expectativa para mais uma Grande Aventura!!

YEYYYEHHH!!! ESSA É NOSSA VIDA!

Jonas Junckes
jonasaventura.blogspot.com.br

Serviço
10ª Papa-Corrida de Aventura
17.05.2015
Venâncio Aires (RS)
www.papaventuras.com.br
Redação
Por Redação
19 Mai 2015 - 16h48 | sul | Corrida de Aventura
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente