Equipe Allianz Salomon é a vencedora do circuito X-adventure Raid Series 2002

Por Wladimir Togumi - 16 Out 2002 - 23h32
A última prova do X-Adventure Raid Series, celebrada em Granada nos dias 12 e 13 de outubro, terminou com a vitória da equipe Intersport, da França, seguida da equipe suíça Allianz Salomon e Saab Salomon (Inglaterra) em terceiro lugar. Duas equipes espanholas conseguiram ficar entre os 10 primeiros colocados.


A etapa da Espanha definiu os vencedores do circuito
foto: ©Daniel Julián- Cable Press

A quinta e última etapa do X-adventure Raid Series 2002 terminou tendo como cenário o mar, o céu e a serra. Com tantos contrastes de terreno e temperatura estavam os diferentes motivos de 48 equipes representando 16 diferentes nações, em uma corrida destinada a confirmar a posição de classe mundial para alguns e afirmar as aspirações de outros, com não menos talento. Nessa etapa o que estava em jogo não era apenas um lugar no pódium mas também as esperanças e sonhos da última chance de se classificar para o Raid Gauloises 2003.

Enquanto as equipes se alinhavam para a largada, era possível observar a tensão entre os competidores. Todos as grandes equipes estavam presentes, entre elas as equipes Alliance Salomon, Saab Salomon e Intersport Extrem, todas com a melhor formação para garantir um lugar no pódium. Além destas se encontravam também a Red Bull Playstation, que sem dúvida estava lá para garantir um vitória em casa, além de equipes iniciantes como a jovem Vila Verde Wild Racers, de Portugal.

Algumas das maiores equipes, destacando-se a Spie e a Nokia, com a quase inevitável vaga no Raid Gauloises 2003, decidiram participar com suas equipes "B" e estender o grupo de potenciais membros para a equipe enquanto que suas equipes principais faziam parte do Eco-Challenge em Fiji. A Intersport, da França, colocou em campo duas equipes usando um segundo nome para ficar dentro das regras e aumentar seu esquadrão.


Etapa definiu os vencedores do circuito
foto: ©Daniel Julián- Cable Press

Enquanto que para as 5 primeiras equipes o principal fator de motivação era consolidar a vaga para o Raid Gauloises, para algumas equipes o que mais importava não era vencer e sim não perder. São as equipes que se encontram entre as 27a e 30a colocação onde qualquer erro pode fazer com que percam a oportunidade de participar do Raid Gauloises em 2003.

O primeiro dia levou as equipes em seus patins in-line através das ruas de Granada e a seguir um vale através de um trekking de 8,5km, onde muitas equipes se perderam, e uma seção de canoagem combinada com a primeira de muitas seções de mountain bike. Na manhã fria e com uma leve brisa, as equipes seguiram seu caminho em direção ao Ponto de Assistência 3, situado a 2500m no La Hoya de Maho. Um ritmo mais forte levou a SAAB SALOMON para uma breve liderança mas o pelotão não estava muito longe.

O trekking seguinte, de 24km, levou as equipes a passar pelos locais mais difíceis da corrida, enquanto passavam através da neve que cobria a Sierra Nevada e os picos mais altos da Península Ibérica. Algumas horas depois, a classificação acabaria mostrando a dificuldade dessa ascensão.

Ao final do primeiro dia e mais outras quatro seções longas e rápidas de mountain bike, as duas últimas conduzidas na escuridão total por quase 50km, as primeiras classificações começaram a tomar uma forma conhecida, com a Allianz Salomon um minuto à frente da Intersport e a Saab Salomon procurando pela primeira vitória com quase uma hora atrás dos líderes. Ao cair da noite, aquelas equipes que lutavam pelas poucas vagas restantes para o Raid Gauloises, começaram a aparecer. A Human Link, finalmente despertou e procurando chegar entre os 5 primeiros colocado, pulou para a 7a colocação, compensando o tempo perdido logo cedo. Harbo, da Alemanha, veio da 26a posição para a 10a colocação no final do dia. A Reebok (Suécia), depois de maus resultados nas etapas anteriores, soltou os freios e manteve a esperança de se qualificar com a 19a colocação, após uma das mais rápidas seções de mountain bike em escuridão total.

Algumas equipes, com grandes chances de qualificação no começo da corrida, simplesmente se perderam em ação. La Pineda, que fora bem até a última seção de mountain bike do dia, caiu da 21a para a 34a colocação do dia e a Asics Endurance, sempre mantendo a 27a colocação, caiu para a posição 43 após uma catastrófica performance no primeiro trekkinga de alta altitude.


Equipes enfrentaram várias seções de mountain bike
foto: ©Daniel Julián- Cable Press

O segundo dia começou forte com outra seção rápida de mountain bike de 35km, seguido de uma seção de canyoning com saltos de 10m e "tobogãs", onde a Intersport 2 conseguiu a liderança de mais de 20 minutos sobre a Allianz Salomon. Essa diferença continuou nas seções seguintes de mountain bike e canoagem oceânica e, apesar de cruzar a linha de chegada 15 minutos à frente, a Intersport 2 não conseguiu evitar que a Allianz Salomon fosse a grande vencedora do X-adventure Raid Series 2002. O terceiro lugar ficou com a Saab Salomon.

Os espanhóis conseguiram bons resultados durante todo o circuito e garantiram 3 equipes entre as 30 melhores. Com esse resultado as equipes Intersport Extrem Team, Salomon Spain e La Pineda Platja-Vilaseca garantiram a vaga para o Raid Gauloises 2003.

A equipe Intersport Extrem Team terminou a 5a prova desta edição na 6a colocação, muito abaixo das suas expectativas. Monica Aguilera confirmou isso ao finalizar a última seção: "tínhamos mais expectativas mas nos perdemos durante uma hora e meia em uma seção de mountain bike e a seção de hoje foi bastante dura". Capdevila, capitão da equipe, disse que "nosso objetivo era ganhar a prova e saímos na frente mas é complicado e difícil e nem sempre podemos conseguir". Na sua opinião, a temporada realizada pela equipe não foi a esperada: "nas duas primeiras provas do X-Adventure não nos demos bem porque havia muita neve. Depois, nos Estados Unidos, chegamos em terceiro lugar porque era bastante adequada às nossas características, em Tirol ficamos em quarto e nessa, em sexto".

Classificação do Raid Granada

1. Intersport 2
2. Allianz Salomon
3. Saab Salomon
4. VSD Eider
5. Nokia Adventure
6. Intersport Extrem Team
7. Salomon Spain


Classificação geral do X-Adventure Raid Series

1. Allianz Salomon
2. Spie
3. Saab Salomon
4. Intersport Extrem Team
5. Intersport
6. Salomon
7. Qpronline.com Adventure Team
8. Cap Aventure 1 Salomon

Wladimir Togumi
Por Wladimir Togumi
16 Out 2002 - 23h32 | geral |
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais