Resultado da segunda etapa do Raid Series 2002

Por Wladimir Togumi - 10 Jul 2002 - 19h31
A equipe Intersport (FRA) foi a vencedora da segunda etapa do X-Adventure Raid Series, que aconteceu na França e Itália, na região dos Alpes. Logo em seguida chegou a equipe rival SPIE, também francesa.


Equipe Intersport, da França, vencedora da etapa
foto: divulgação - RGI


Equipe na etapa de patin in-line
foto: divulgação - RGI


Etapa de canoagem passou por corredeiras no rio Isere
foto: divulgação - RGI


Tirolesa serviu como descanso para os competidores
foto: divulgação - RGI

Desde a largada, às 6:00h da manhã de sábado, as duas equipes estiveram perto uma das outras. Até mesmo durante a subida através dos vilarejos da região durante a primeira seção de trekking. Mas a troca de posições no ranking aconteceu durante toda a corrida pelos erros das equipes.

A INTERSPORT foi penalizada em 45 minutos por estar usando calçados comuns de corrida ao invés das botas, mais rígidas e pesadas, exigidas pela organização, dando à SPIE uma grande vantagem. As equipes ENDURANTE-AGF e SPORTIA-CRAFT, 4o e 8o lugar respectivamente na etapa Suécia/Noruega, cometeram erros de orientação logo no começo da corrida e se distanciaram das equipes líderes.

A estratégia de cada equipe também fez diferença. Algumas equipes decidiram por deixar as atletas femininas descansando durante as seções de trekking mais difíceis, incluídos nessa segunda etapa. Tanto Veronique Chastel, da ERTIPS quanto Helene Rochas da INTERSPORT ficaram nos apoios durante essas seções. Mas como em apenas 3 seções da corrida as mulheres poderiam ficar de fora, as equipes tiveram de escolher a melhor estratégia.

O primeiro trekking, de 18km, foi seguido por uma etapa de MTB em alta altitude, feito durante uma chuva congelante, neblina e visibilidade de menos de 20 metros. A INTERSPORT forçou o ritmo e compensou a penalização, conseguindo uma vantagem de 5 minutos à frente da SAAB SALOMON. Não muito longe, o segundo batalhão incluía as equipes SPIE, ERTIPS, UKATAK, EQUILIBRE ATTITUDE, CARINTHIAN, INTERSPORT EXTREM, SAAB 9X E SUUNTO X6.

Muitas equipes sofreram com as condições climáticas. Um integrante da equipe polonesa HELLMAN MORITZ, caiu e machucou o ombro; os novatos da RAID-UP, se perderam e chegaram em uma ravina; os integrantes da equipe BRIKO tiveram 2 bicicletas quebradas e desistiram; a AGF-ENDURANCE teve problemas com a marcha de uma bicicleta e perdeu 15 minutos para fazer o reparo.

Depois da montanha foi a vez do vale, aonde o rio Isere, com suas corredeiras, se tornou a arena de outro confronto entre as duas equipes francesas. A equipe SPIE finalmente alcançou a INTERSPORT e conseguiu a liderança na primeira seção de canoa. Mas não foram todas as equipes que gostaram do passeio nas canoas e a equipe SALOMON SPAIN ficou sem controle nas corredeiras e quase viraram pelas correntes fortes e rápidas. A equipe RAID-UP, depois de perder tempo na seção de mountain bike, chegou muito tarde para a seção de canoagem e seguiu direto para os patins in-line.

Outra seção rápida de mountain bike em estrada levou as equipes, lideradas pela INTERSPORT E SPIE para umas das seções mais técnicas dessa segunda etapa. Uma etapa com muita orientação de 8,5 km e o início em uma via ferrata a 600 metros de altura. Em seguida uma seção final de 34km de mountain bike, algumas equipes terminaram às 03:00h do domingo, não podendo descansar antes do início do seguindo dia, planejado para começar às 4:00h. O trekking final até o refúgio Ruitor foi cancelado em razão das condições do tempo, congelante naquela altitude.

Após uma noite curta, as equipes fizeram seguiram em direção ao Tête de Ruitor, de 3600 metros, com ascensão positiva de 1700 metros, o que para muitas equipes foi muito. Com a SPIE em primeiro, seguido de perto pela INTERSPORT, só restou às outras equipes, incluindo a SAAB SALOMON, perseguir os líderes. Essa foi uma etapa bastante difícil com a grande variedade de terreno a ser atravessado nas montanhas, fazendo com que as equipes carregassem toda a forma de calçados, skis, botas, crampons ou botas para neve, e fazer previsões de todas as condições nas montanhas. Algumas equipes optaram por usar skis e outras pelo uso de botas para neve com crampons.

No corte antes das atividades em corda, apenas as primeiras 10 equipes conseguiram passar e continuar até o final da seção de mountain bike. Com o aumento do ritmo, a INTERSPORT chegou ao final somente 52 segundo à frente da SPIE. As colocações foram definidas no final, quando as duas equipes chegaram para as técnicas verticais e rapelaram o mais rápido possível para a linha de chegada. O cheiro de couro queimado tomou o ar da chegada.

Wladimir Togumi
Por Wladimir Togumi
10 Jul 2002 - 19h31 | geral |
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