Hi-Tec Series 2001

Por Wladimir Togumi - 26 Jun 2001 - 23h00
O Hi-Tec Adventure Race Series é um circuito de corridas realizado nos Estados Unidos desde 1996. O formato, com duração de apenas algumas horas, ajudou a popularizar as corridas de aventura no país.


Mountain bike na etapa de Atlanta
Foto: Nathan Bilow - divulgação

Cada etapa possui características diferentes, variando de acordo com a região onde é realizada, mas basicamente as corridas possuem entre 20 e 30 km de mountain bike, 10 a 15 km de corrida em trilhas e entre 2 e 6 km de canoagem, além dos testes especiais colocados no meio do percurso. As equipes são sempre formadas por 3 competidores.

Todas as equipes são auto-suficientes durante a corrida. As equipes devem providenciar todo o equipamento (exceto caiaques, remos, colete salva-vidas e equipamentos para testes especiais), incluindo alimentação e bebidas, e deixá-las na área de transição.

As corridas têm duração entre 3 e 6 horas e, dependendo do local da prova, são realizadas durante a noite, oferecendo um novo desafio para as equipes.

Em 1996, ano em que foi lançado, o circuito foi composto de apenas duas etapas. No ano seguinte foram 4 e no ano de 2001, o circuito terá 8 etapas ao longo do ano.

As cidades anfitriãs para este ano são: (1) Los Angeles, (2) Detroit, (3) Atlanta, (4) Dallas, (5) Sacramento, (6) Hartford, (7) Pittsburgh, e (8) Nova York.

Com um formato que possibilita a participação de pessoas que não sejam atletas, o circuito teve participação de competidores adolescentes de 14 anos até outros mais experiêntes com 68 anos de idade.

Para que cada equipe possa estar sempre comparando seus resultados com outras, as corridas são divididas nas seguintes categorias: mistas, mistas elite, feminina, masculina, masters (a idade dos 3 competidores da equipe devem somar 120 anos ou mais) e corporativo.

Os teste especiais a que as equipes são submetidas incluem: "Montanha super escorregadia", onde os participantes têm de ultrapassar um muro coberto de óleo de cozinha, "Railroad tie run" onde os competidores devem puxar um dormente com cerca de 150 kg através de um trecho cheio de lama, ou o "Flat Tire Special" onde os organizadores da corrida sabotam os pneus das bicicletas para que os participantes tenham de enchê-los antes de continuar.

Em todos os testes o objetivo é estimular o trabalho em equipe. Aqueles que trabalham juntos conseguem transpor os obstáculos mais rápido.

Na temporada de 2000 o circuito teve a participação de 7.500 competidores de todo o mundo. Para este ano, a organização espera dobrar o número de participantes.

Wladimir Togumi
Por Wladimir Togumi
26 Jun 2001 - 23h00 | geral |
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais