Catalunha Aventura

Por Wladimir Togumi - 28 Abr 2002 - 14h15
Foi realizado o Raid 24 horas Non Stop La Pineda Platja, primeira etapa do circuito CATALUNHA AVENTURA 2002 - COPA SALOMON. A corrida se realizou em La Pineda e este ano a corrida completou sua 4a edição, que já se tornou um clássico na Catalunha.


Orientação foi decisiva em vários trechos.
foto: divulgação


Equipes seguem de mountain bike para pegar os caiaques oceânicos.
foto: divulgação


A última seção da prova foi o patins in-line
foto: divulgação


Rapel de 70 metros
foto: divulgação

O formato da competição que os organizadores escolheram foi o 2+1: sempre haverá dois competidores enquanto que o terceiro fica encarregado da fazer o apoio. Com esse formato e a possibilidade das equipes pularem seções (penalizados com o tempo da última equipe mais 1 hora), a estratégia teve um papel fundamental.

Um total de 25 equipes largaram às 10 hras do sábado, 20 de abril, na praia, realizando uma espécie de triatlon urbano: natação, patins in-line e mountain bike. Enquanto isso, os apoios realizavam a primeira prova especial: o tiro de arco e flecha que penalizava todas as equipes com uma baliza extra na seção seguinte, a caiaque oceânico. Foram 14 quilômetros remando seguindo a costa entre as populações de La Pineda, Salou e Cambrils.

O percurso testou os competidores nas seções seguintes: 20 quilômetros de mountain bike até o Castell d'Escornalbou, onde seguiram pela primeira seção de trekking de 15 km que passou por uma das montanhas mais emblemáticas da região, La Mola de Colldejou.

Em seguida as equipes seguiram para a seção principal do dia: um trecho de 43 km de mountain bike, com prova especial de orientação. As equipes receberam o mapa com a largada e a chegada plotados e o resto dos PC's (9 no total) eram informados apenas a direção e a distância, sempre de uma baliza a outra.

Este setor técnico de orientação mostrou ser decisivo para as equipes e o último posto de controle estava situadoem Tivissa, local em aconteceu a última seção: uma orientação urbana noturna.

Em seguida as equipes percorreram 27 km de trekking, com a subida de 1400 metros e a descida de 1500 metros, onde a orientação foi fator decisivo para que as equipes ganhassem minutos importantes de distância entre as outras.

Nesta seção também foi relizada uma das atividades mais espetaculares: o rapel de 70 metros. Apenas um participante não conseguiu encarar o desafio e preferiu ser penalizado em 2 horas.

A hora limite de saída para a etapa seguinte foi às 10:00 e apenas 10 equipes conseguiram sair antes do corte. A modalidade seguinte foi o caiaque oceânico com um percurso de 6km. Último posto de controle em Salou e todos os competidores carregavam os patins in-line na mochila, porque deveriam antes encontrar os PC's na costa da região até chegar ao PC onde todos deveriam colocar os patins e seguir até a chegada, 6 km adiante.

A vitória ficou com a equipe ADF CASTELLBISBAL (17:22:41), seguido da equipes de Vilanova e deGeltrú, TACTIC ACTION SPORTS (18:01:06) e em terceiro lugar a equipe SPORTS GYM (18:27:40). Além do troféu, as 3 equipes receberam prêmios em equipamentos da Salomon.

Também foi oferecido prêmios para as melhores equipes em mountain bike e caiaque oceânico, que ficou para a equipe ADF CASTELLBISBAL, assim como para a melhor equipe no trekking, a SPORT GYM.

Entre todas as equipes presentes se realizou também um sorteio de material esportivo SALOMON e ALPINA, em que quase todas as equipes saíram com alguma lembrança.

Wladimir Togumi
Por Wladimir Togumi
28 Abr 2002 - 14h15 | geral |
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais