Trail Running

Zegama é Zegama e Kilian é o rei

Por Redação • terça, 24 maio 2016 - 10:03

Todos os elementos estavam perfeito para a lendária corrida Zegama-Aizkorri - um grupo de corredores de alto nível, frio, chuva e lama. Mas o destaque ficou mesmo com Kilian Jornet, vencedor pela 8ª vez, com o tempo de 3h50m03s, abaixo do seu próprio recorde do percurso.

Entre as mulheres, a vitória ficou com a norueguesa Yngvild Kaspersen, uma corredora em ascensão de apenas 21 anos, que fechou a prova em 4h50m58s.


Kilian Jornet, vencedor do Zegama peal 8ª vez. © Quim Farrero

As condições severas do clima foi a grande responsável pela desistência de maior parte dos favoritos ao título. O corredor local Aritz Egea tomou a dianteiro do pelotão masculino pelos primeiros 10 Km, seguido por Kilian e Marc Lauenstein. No ponto de abastecimento em Sancti Spiritu, nos 19 Km de prova, a chuva estava forte. Aritz saiu da prova devido ao frio e atrás dos líderes começou uma batalha entre Luis Alberto Hernando, Manuel Merillas e o vencedor do ano passado, Tadei Pivk. Kilian tomou a frente do grupo no quilômetro 21, no pico do Aizkorri, posição que manteve até o final.

"O que mais gosto é a lama e o frio e esta é a essência do Zegama. Apesar do clima ruim, muitas pessoas vieram torcer. Há uma atmosfera incrivel que dá arrepios", disse Kilian. "É uma corrida muito difícil. No frio do alto do Aizkorri nós sofremos, mas é a razão de amarmos esse esporte. Eu sempre digo que Zegama é Zegama. É uma corrida que está no meu coração e participo desde 2008."

Marc Lauenstein, que fez uma corrida regular na frente, é um dentista suíço com familia e pouco tempo para treinar. Ele provou sua força em Zegama. "Eu quase fiquei hiportérmico, mas isso é correr. Nós fomos realmente testados. Eu sempre ouvi que Zegama é uma corrida única. É minha primeira vez aqui e eu confirmo!"

A liderança entre as mulheres começou com a vencedora do ano passado, Azara Garcia, que chegou em Sancti Spiritu com uma certa vantagem sobre Megan Kimmel. Oihana Kortazar estava seis minutos atrás e Yngvild alternava entre 4ª e 5ª colocada. De novo, as condições de frio e chuva prevaleceram e forçaram a desistência de Azara nos 30 Km, onde Megan, visivelmente sofrendo, tomou a liderança por alguns momentos.

Foi quando Yngvild forçou o ritmo e tomou o primeiro lugar, chegando com vantagem de quase 9 minutos. Oihana disputou com Marta Molist e terminou na terceira colocação. Parece que para Yngvild, quanto pior o clima, melhor, como visto na sua primeira vitória na Sky Series em meio a um tufão em Hong Kong.

Apesar da segunda colocação, Megan Kimmel lidera o circuito. "Foi uma questao de sobrevivência. Não tinha certeza se iria terminar. No topo (da montanha) coloquei minha jaqueta tarde demais. Minha visão estava embaçada e minhas pernas estavam fracas. Levei quase até a chegada para me aquecer."

É apenas uma "maratona" mas a ascensão e descensão brutal de 5.472m, o grupo de competidores altamente competitivo e as condições climáticas severas torna essa corrida, agora em sua 15ª edição, um desejo na lista de todos os corredores. E cada vez mais a torcida dos espectadores torna o evento memorável para cada um dos 500 participantes.

Homens
1. Kilian Jornet (ESP) Salomon – 3h50’03”
2. Marc Lauenstein (ESP) Salomon – 3h59’22”
3. Luis Alberto Hernando (ESP) adidas - 4h00’45”
4. Manuel Merillas (ESP) Mammmut – 4h00’32”
5. Tadei Pivk (ITA) Crazy Idea – 4h01’57”

Mulheres
1. Yngvild Kaspersen (NOR) Salomon – 4h50’58”
2. Megan Kimmel (USA) Asics – 4h59’46”
3. Oihana Kortazar (ESP) Salomon – 5h06’37”
4. Marta Molist (ESP) FEEC– 5h07’41”
5. Maite Maiora (ESP) La Sportiva – 5h18’59”

Por Redação
terça, 24 maio 2016 - 10:03 | geral
publicidade
Desafio El Cainejo dá início ao circuito Alpinultras 2017
Em seguida acontecerá a Ultra Trail Valls ...
Como uma equipe de corrida de aventura se prepara tendo atletas em diferentes cidades
Integrantes da Saci-Aksa só se encontram nas provas. ...
Quebrando o gelo - Relato de Fredy Guerra no Indomit Mendoza 2017
UTIM80 - Indomit Ultra Trail Mendoza 2017 - Cordilheira dos ...
GODZone Adventure 2018 terá $50.000 de premiação em dinheiro
A GODZone Adventure, uma das maiores corridas de aventura do ...
Video | Salomon Ultra Running Academy 2017 - Dia 1
Veja abaixo uma compilação do primeiro dia da ...
publicidade
Sites Parceiros
RBCA
Ranking Brasileiro de
Corrida de Aventura
Digital Pictures
Fotografia
Trail Hunters
Portal Trail Running
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente