Carioca quer ser o primeiro homem brasileiro a completar competição de 160km no Everest

Por Redação - 02 Set 2015 - 15h23

Percorrer 160km no asfalto ou na terra não é uma tarefa das mais fáceis. Agora, imagine completar essa distância em uma prova disputada na cordilheira do Himalaia, no Nepal. Uma prova para um grupo seleto de atletas, restrita a apenas 30 competidores, com variações de altitude de até 6.600m por dia e temperaturas entre 15ºC (durante o dia) e -10ºC (à noite). Imaginou? Pois este é o desafio que o triatleta carioca Alexandre Castello Branco pretende realizar na 5ª edição do Everest Trail Race, que acontece de 8 a 20 de novembro no Himalaia.

"Os números dessa prova impressionam até mesmo os atletas mais experientes. Não é uma corrida como tantas outras, mas um desafio que coloca à prova a resistência física e psicológica de cada competidor. E é esse desafio que me alimenta na vontade de superar estes 160km", ressalta Castello Branco, que é treinado por Alexandre Ribeiro, hexacampeão do Ultraman, no Havaí.

Com um currículo recheado de competições extremas, como o Ironman, realizado em Florianópolis, a ultramaratona "El Cruce Columbia", de 100km na Cordilheira dos Andes, e o Endurance Challenge Ultra Trail, no Pico das Agulhas Negras, Alexandre sabe que a prova no Nepal será o maior desafio de sua carreira esportiva.

"Serão seis dias de competição, com um desnível acumulado, subindo e descendo, que chega a 29.000m. O desgaste físico é extremo e para superá-lo é preciso estar no auge da forma e também fazer um trabalho psicológico bastante específico", completa.

A Everest Trail Race chega em 2015 à sua 5ª edição. Apenas duas brasileiras, Fernanda Maciel e Katia Fernandes, na edição de 2013, completaram a prova. Se conseguir cruzar a linha de chegada, Alexandre Castello Branco escreverá seu nome no evento como o primeiro homem brasileiro a alcançar tal façanha.

"A minha fome de superar desafios é tão grande que já estou inscrito, inclusive, para disputar uma ultramaratona de 100km, em fevereiro do ano que vem, na Nova Zelândia. Até o momento, apenas três sul-americanos estão inscritos no evento", finaliza o atleta.

 

Serviço
Everest Trail Race 2015
08.11.2015
Redação
Por Redação
02 Set 2015 - 15h23 | geral | Trail Running
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais