Columbia Vidaraid alcança o primeiro lugar no AR World Ranking

Por Redação - 10 Dez 2014 - 11h06

Com a última atualização do AR World Ranking a Columbia Vidaraid alcançou a primeira colocação entre as equipes de corrida de aventura do mundo. Nos últimos dois anos ela conquistou ótimos resultados nas etapas qualificatórias e nos mundiais, superando as outras 194 equipes.

A bandeira da equipe é espanhola, mas possui entre seus integrantes dois brasileiros, Barbara Bombim e Marco Amselem. "Tivemos ótimos resultados nos últimos anos e o investimento que fizemos no esporte foi pago", disse Barbara Bomfim.

Seus melhores resultados foram o 1º lugar na Costa Rica 2011, 1º na Gold Rush 2012, 1º Brazil 2013, 2º Tierra Viva 2013, 1º Untamed 2014 e 2º nos últimos dois mundiais (Costa Rica e Equador).

Columbia VidaRaid

Para Marco Amselem, alcançar o primeiro lugar foi "o ponto mais alto da minha carreira esportiva". "É uma sensação incrivel poder compartilhar essa realização com meus companheiros de equipe e todos que apoiaram essa jornada", ele disse. "Estou muito agradecido em ter todo o apoio da minha esposa, pais e patrocinadores".

Apesar da vitória no AR World Championship Equador, a equipe neozelandesa Seagate acabou perdendo o primeiro lugar. Os mundiais tem peso maior na pontuação, mas desta vez o primeiro lugar não foi suficiente para compensar a desistência na Costa Rica em 2013.

O capitao Nathan Fa'avae disse estar um pouco desapontado em perder o primeiro lugar. "Ter vencido o World Championship no Equador significa muito", ele disse. "Era o título que buscávamos, mas seria bom ter conquistado os dois."

"Mas estou contente pela Columbia Vidaraid. Eles realmente merecem, possuem uma grande equipe e estão fazendo um trabalho duro. Ela será a equipe a ser vencida no AR World Championship do ano que vem, no Brazil."

Na terceira colocação está a equipe inglesa Adidas Terrex. O capitão Nick Gracie disse que a forte disputa nas corridas dos últimos anos estão por trás do melhor posicionamento da equipe. "O ranking reflete regularidade e montamos uma forte equipe com todos os atletas britânicos e acho que isso nos levou a subir de posição", ele disse.

A Adidas Terrex é com certeza uma equipe regular, mantendo a 6ª posição em 2012, subindo para 5º em 2013 e no começo deste ano tinha alcançado o 4º lugar. A equipe focará em uma ou duas qualificatórias antes do mundial no Brasil.

A maioria das equipes Top10 não mudou de posição com a última atualização do ranking, com exceção da equatoriana Movistar depois de conquistar o terceiro lugar em casa no ARWC Huairasinchi.

Entrando nos Top20 pela primeira vez está a República Checa com a equipe Blackhill/Opavanet com a conquista do 8º lugar no Equador.

Infelizmente para os apoiadores da sueca Haglöfs Silva, nos dois últimos anos a equipe não completou o AR World Championship, causando sua queda para 15º lugar. Em 2013 a atleta Josefina Vikberg fraturou seu braço numa queda de bicicleta e este ano aconteceu de novo, desta vez no outro braço.

A próxima atualização do ranking será feita em Junho e contará com pontos da GodZone Adventure (Nova Zelândia), Tierra Viva (Chile), Raid Gallaecia (Espanha) e Expedition Africa (Swaziland).

Barbara Bomfim disse que a equipe ainda está planejando o calendário 2015, mas com certeza a GODZone será sua primeira corrida. "Essa primeira colocação no World Ranking colocou mais combustivel no nosso tanque para treinarmos mais e estarmos melhor preparados para as próximas corridas".

Nathan Fa'avae disse querer um ano ainda melhor em 2015. "2014 foi muito bom para nós", ele disse. "Focamos em quatro eventos: GodZone, Expedition Africa, GeoQuest e ARWC. Vencemos todas as quatro corridas, mas não tivemos o que considero uma corrida com tudo funcionando corretamente."

"Espero que em 2015 tenhamos um ano melhor em termos de correr na nossa capacidade, o que me mais satisfaz pessoalmente. Depois do ano novo focaremos no GodZone. Que será bastante competitiva e precisaremos estar na nossa melhor forma."

 

Redação
Por Redação
10 Dez 2014 - 11h06 | geral | Corrida de Aventura
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais