Favoritos garantem os títulos no Brasileiro de canoas havaianas

Por - 23 Dez 2003 - 10h17

Na prova mais equilibrada do ano, os campeões brasileiros de canoas havaianas 2003 foram definidos. A 3ª e última etapa da competição foi disputada domingo (dia 21) em Ilhabela, no litoral norte de São Paulo. Entre os profissionais o Club Athletico Paulistano, no masculino, e a Mitsubishi/ Paulistano/ Quasarlontra, na mista, venceram suas categorias, ratificando a condição de favoritos.

No masculino o Paulistano conquistou o tricampeonato. Mas a vitória não foi fácil. A equipe da capital paulista completou os 40 quilômetros de percurso em 2h57min, apenas um minuto à frente da estreante Ohana, de Santos, grande surpresa da etapa. Colado aos santistas chegou a Brucutus, de Bertioga, com 2h59min. Em 4° ficou a Kanaloa/ Truzz, de Florianópolis (SC) - que promete muito para o ano que vem - com 3h02min, seguida pela Ava’ Canoeiros, de Brasília, que em sua estréia marcou 3h10min.

Durante todo o tempo o Paulistano manteve a ponta, mas sempre incomodado pelo time de Santos. A Ohana teve seu desempenho prejudicado pela contusão de uma atleta, que deslocou o ombro. Como tinha apenas um reserva para os revezamentos, foi obrigada a manter a mesma guarnição em boa parte do trajeto.

Já o Paulistano pela primeira vez competiu sem o seu capitão, Fábio Paiva. Um dos responsáveis pela implantação e crescimento da canoa havaiana no país, dessa vez ele se dedicou apenas à organização do evento. “Tivemos recorde de inscritos, com 170 atletas e 18 equipes, e uma prova sem problemas e de alto nível técnico”, salientou. No ranking o Paulistano ficou à frente da Vit Shop, de Santos, e da Brucutus, a 3ª colocada. 

Na mista, onde remam três homens e três mulheres, a vitória da Quasarlontra foi tranquila. A equipe tem como base o melhor time de provas de aventura do Brasil e um dos principais do mundo e a força das mulheres é o diferencial. Duas das integrantes são apontadas como as principais remadoras do país - Carmen Lúcia da Silva e Carmem Sanches. Marina Verdini é uma das melhores atletas de corridas de aventura do Mundo e top 15 do Eco Challenge Fiji (a mais dura do Mundo), e Bebeta Borsari é campeã brasileira de canoagem em ondas. 

 A Quasarlontra fechou o percurso em 3h07min. Em 2° chegou a Paulistano/ New Cad, com 3h20min. Brigando pelo 3° lugar vieram a PBL, de Santos, que marcou 3h26min, e a Brucutus, apenas um minuto atrás. A Kanaloa terminou em 5°, com 3h38min. No ranking a Quasarlontra ficou com o título, com a Paulistano/ New Cad (campeã em 2002) em 2° e a PBL em 3°.

Na categoria amadora, com percurso de 10 quilômetros, a Brucutus Júnior, de Bertioga, venceu e garantiu o vice-campeonato na classificação geral. A Keep Walking, de São Paulo, foi a 2ª colocada. E com o 3° lugar em Ilhabela a Tanga Ho, de Santos, faturou o título do circuito.

Crescimento – Para Fábio Paiva, um dos maiores incentivadores da modalidade, a expectativa para 2004 é enorme. “Novos atletas e equipes estão surgindo em várias partes do país e o campeonato, que vai para o seu 4° ano, está cada vez mais forte”, afirmou Paiva, lembrando que o circuito deverá passar a ter quatro etapas (litoral paulista, Brasília, Santa Catarina e Rio de Janeiro). “Vejo as equipes crescendo em termos de conjunto e assimilando a cultura havaiana, que era um dos nossos objetivos quando trouxemos o esporte para o Brasil. A canoa havaiana possui uma filosofia onde não há espaço para rivalidades, e sim para o espírito coletivo e o respeito mútuo”, explicou. 

 Fábio Paiva destacou ainda o trabalho solidário realizada junto a entidades beneficentes. “Em todas as etapas arrecadamos alimentos, e em Ilhabela não foi diferente“. Falando na cidade, ele aproveitou para destacar a primeira prova realizada na cidade. “Ilhabela mostrou ser um local propício para a canoa havaiana. Além das belezas naturais, mesmo em dias de ressaca o mar não tem ondas grandes”.

Por
23 Dez 2003 - 10h17 | General |
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais