Resultado final da Aclive Extreme realizada em Paraúna - GO

Por Rodrigo Menezes Ramos - 16 Dez 2003 - 11h04

Manhã de sábado , 13 de dezembro, o céu está azul e o termômetro marca 38º em um dos principais pontos turísticos do nosso Estado de Goiás, Paraúna, uma cidade que se destaca pela topografia acidentada, e muita areia, um grupo de pessoas se destaca pelas roupas estranhas e pela movimentação . Todos se apressam para arrumar alguma coisa , alguns enchem suas mochilas com água e comida, outros verificam alguns equipamentos necessários, tudo deve estar em ordem até às 13:00 horas, horário previsto para o inicio de uma prova de Corrida de Aventura de 24 horas de duração .

Normalmente essas provas são realizadas no meio do mato, misturando diferentes modalidades esportivas, como Trekking, Moutain Bike, Rapel , Escalada, entre outras.

Às 11:00 da manhã os mapas e as coordenadas são entregues aos navegadores das equipes para que possam “ plotar as coordenadas ” (leia-se marcar no mapa a posição na qual se deve chegar ), e alguns aproveitam para dar uma olhada no mapa do vizinho . Às 12:30 os organizadores avisam que faltam 30 minutos para o inicio da prova . Adrenalina a mil . Às 13:00 horas é dada a largada.

A primeira etapa, até o PC5 seria de um Trekking de 51 KM, a segunda etapa consistia em 80 km de Mountain Bike, até o PC8.

( PC = Posto de controle . Ao passar em um PC, entre os vários espalhados ao longo do percurso da corrida de aventura , o capitão da equipe assina uma prancheta para provar que passou por ali . É através desses registros que é possível saber o andamento da prova e quais são as equipes que estão na frente .)

A maior parte das equipes seguiu pela estrada principal que dava acesso à pousada, onde se iniciou prova. As equipes “ Cachorro do Mato ” e “ Calango Atômico” se decidiram por uma rota alternativa e abriram uma distância de 3,5 Km em relação às outras, após 9,5 Km de trekking , “ Cachorro do Mato”, “ Calango Atômico” e “Caliandra” chegam ao PC1 com menos de 10 minutos de diferença entre elas . A equipe “Carcará Hey How” passaria no PC1 apenas duas horas depois dos lideres.

Entre o PC1 e o PC2, foram 13 Km de um trekking muito duro, com muito calor, areia, subidas, e o termômetro marcando mais de 41º C. A equipe “Cachorro do Mato” foi a primeira a chegar ao PC2, seguida de perto pelas equipes “Caliandra” e “Viper”, e de longe (2 horas e 20 minutos ) pela equipe “Carcará Hey How” .

Entre o PC2 e o PC3 mais trekking margeando a Serra da Portaria, com muitas grotas e terreno acidentado. Neste ponto da prova começou a escurecer, o que dificultou ainda mais a navegação . No PC3 a ordem dos líderes era “Cachorro do Mato”, seguidos de “Viper” e “Caliandra”.

O PC4 era um PC Virtual (leia-se, posto de controle em que não existe nenhum membro da organização no local ). Neste PC a equipe teria que abrir um cadeado preso a uma corrente, com uma chave fornecida pela organização .

Entre o PC4 e o PC5 continuamos com o trekking em estrada de terra . O PC5 era a primeira “área de transição”. Nesse local estava o pessoal do apoio com nossas bikes. Ao chegar nessa área, o competidor pode comer, beber e abastecer suas mochilas. Geralmente neste ponto a parada é mais longa .

No PC5 inicia-se o trecho de Mountain Bike e a equipe “Cachorro do Mato” ampliou para 30 minutos a diferença que tinha sobre as equipes “Viper” e “Caliandra”.

No trecho entre o PC5 e o PC6 tinha muita areia, o que dificultou e às vezes impediu a progressão da bicicleta. A equipe “Caliandra” assumiu a liderança, seguida de perto pela “Viper”, com a “Carcará Hey How” aparecendo em terceiro, após estar por mais da metade da prova em último lugar .

Entre o PC6 e o PC7 mais Mountain Bike com muita areia, e navegação difícil . O PC7 era outro PC Virtual, a equipe teria que prender a uma corrente o cadeado que foi retirado no PC4. Neste trecho a equipe “Caliandra” se perde e a equipe “ Carcará Hey How” assume a liderança , fazendo uma espetacular prova de recuperação . Em segundo vinha a equipe “Viper”.

Entre o PC7 e o PC8 Mountain Bike em uma estrada em boas condições . Neste trecho acontece o lance mais emocionante da prova . A equipe “ Carcará Hey How” é alcançada pela equipe “Viper” a 2 Km do PC8, que era praticamente a chegada da prova , com mais de 17 horas de prova a diferença entre as duas equipes era de poucos metros , com a Viper chegando ao PC8 com uma frente de menos de 300 metros . No PC8 acontece a segunda transição da prova , com a “Viper” se preparando rapidamente e finalizando a prova com um rapel na Ponte de Pedra , um dos cartões postais de Paraúna. Logo em seguida a equipe “ Carcará Hey How” fecha a prova , e após 30 minutos chega a equipe Caliandra.

A classificação final da prova foi a seguinte :

Categoria Expedição (3 ou 4 integrantes sendo pelo menos um do sexo oposto )
1º – Caliandra – DF
2º - Rasga Mato – DF
3º - Sem Pressa – DF

Categoria Não Mista (3 ou 4 integrantes do mesmo sexo )
1º - Cachorro do Mato - GO
2º - OZ – GO
3º - Calango Atômico – GO

Categorias Duplas (2 Integrantes do mesmo sexo ou não )
1º - Viper - DF
2º - Carcará Hey How - GO
3º - Leões de Judá – GO

Mais informações no site www.acliveadventure.com.br

Rodrigo Menezes Ramos
Por Rodrigo Menezes Ramos
16 Dez 2003 - 11h04 | CentroOeste |
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais