Equipe Nokia vence o segundo estágio do Outdoor Quest

Por - 14 Dez 2003 - 00h49

A equipe Nokia Adventure da Finlândia, três vezes campeões do Outdoor Quest, venceu hoje o segundo estágio da corrida. O acontecimento foi uma surpresa, particularmente pelo resultado do primeiro dia. "Foi totalmente inesperado," disse Aidan Craig da equipe New Zealand, defensora do título. "A Nokia foi incrível hoje."


Steve Gurney, da equipe New Zealand, vencedor do ano passado
foto: MSOQ/divulgação


Equipe Saab-Salomon durante a etapa de patins in-line. A equipe não concluiu o segundo estágio
foto: MSOQ/divulgação

O tempo da Nokia foi de 7:53:00. Em segundo, 1:36h atrás, ficou a líder geral Seagate NZ. A Nike ACG/Balance Bar ficou em terceiro. Em quarto lugar ficou a New Zealand, que foi prejudicada com problemas mecânicos durante a etapa de mountain bike.

Na classificação geral a Seagate NZ mantém a liderança com 8 minutos sobre a segunda colocada, Nike ACG/Balance Bar. "Nós ainda temos muita corrida pela frente," disse Kristina Strode-Penny da equipe Seagate NZ. "Quando você acha que nada pode te parar é quando alguma coisa sai errada."

Em sua sétima edição, o Outdoor Quest é uma corrida com quatro estágios. Cada equipe é formada por 4 atletas, com pelo menos um integrante do sexo oposto ou um integrante com mais de 45 anos. A equipes devem ficar juntas durante toda a corrida e serem eficientes em sete diferentes modalidades - corrida em trilha, mountain biking, técnicas verticais, remo, patins in-line e bike'n run. A equipe com o menor tempo acumulado após o estágio final de domingo, leva a maior parte do prêmio de US$ 200.000,00.

O segundo dia de corrida exigiu que os competidores utilizassem as sete modalidades do Outdoor Quest. Quando os primeiros raios do sol tocaram o vale do Rio Kaiduan os atletas largaram. Depois de uma curta corrida, eles começaram o bike'n run, modalidade em que dois atletas da equipe alternam corrida e mountain bike com os outros dois integrantes da equipe. A Seagate NZ sofreu com o erro de um policial local que os mandou para uma estrada erra. O erro foi logo descoberto, mas não antes dos seus rivais se distanciarem. A equipe passaria o resto do dia tentando alcançar os líderes, enquanto a Nokia se distanciava cada vez mais.

Os finlandeses forçou o ritmo durante a manhã e no começo da tarde, enquanto a corrida se movia da mata para o oceano. "Foi muito difícil," disse Petri Forsman, líder da Nokia Adventure. "O dia estava muito quente."

Enquanto isso, o calor equatorial tirava algumas equipes do final do pelotão. Oito equipes não completaram o percurso, incluindo a britânica Saab Salomon, quarta colocada na corrida no ano passado. "Estou dolorida e cansada", disse Rebecca Rush da equipe Montrail, atualmente na sétima colocação. "Está difícil. Não estamos quebrando nenhum recorde, mas ainda estamos correndo. Nós passamos três equipes na última estação de apoio, então ainda estamos nos esforçando."

Apesar do grau de dificuldade, as equipe não tem do que reclamar do percurso deste ano. O primeiro dia de competição do Outdoor Quest viu os competidores subindo o Monte Kinabalu, à 4.094 metros, o ponto mais alto de Borneo. A corrida terminará na segunda feira no ponto mais ao norte de Borneo. Durante esse trajeto os competidores experimentarão trilhas fechadas, rios e os ventos do mar do sul da China. "Há variedade suficiente para manter a corrida interessante," Rusch diz. "E é balanceada, não favorecendo corredores ou mountain bikers ou remadores. Isso dá chance para todas as equipes."

O Terceiro dia de competição será o mais curto - mas também o mais rápido. Será um dia de mountain bike, corrida, patins in-line e canoagem. Na teoria, todas as quatro primeiras equipes têm chance de vencer o Outdoor Quest. Mas, com disse Craig da New Zealand, não acredite nisso. "Seagate parece estar muito, muito forte. Ao menos que tenham azar - o que acontece muito nas corridas de aventura, e não há nada que você possa fazer - será muito difícil vencê-los."

Por
14 Dez 2003 - 00h49 | geral |
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais