Camburi recebeu a segunda etapa do Circuito Ultimate Adventure

Por Wladimir Togumi - 09 Dez 2003 - 01h27

O litoral norte de São Paulo recebeu nesse final de semana a segunda etapa do Circuito Ultimate Adventure. A corrida teve a participação de 72 equipes disputando colocações em um percurso de aproximadamente 45 km e utilizando as modalidades de orientação, trekking, mountain bike, natação com pranchas de surf e canoagem em ducks e canoas havaianas. A corrida foi bastante rápida e a primeira equipe cruzou a linha depois de aproximadamente 5 horas de prova.

clique aqui para ver a galeria completa


Duas equipes dividiram cada canoa havaiana
foto: Wladimir Togumi/adventuremag


A corrida teve um percurso de 45 km pelo litoral norte de São Paulo
foto: Wladimir Togumi/adventuremag

O limite de inscrições foi preenchido rapidamente em função do número limitado de canoas havaianas para a realização dos trechos de canoagem. Mas, para atender a um público maior, a organização abriu espaço para mais 22 equipes que fizeram a remada utilizando ducks. Uma novidade introduzida nessa etapa foi a possibilidade do revezamento de um atleta com o apoio. O apoio só poderia substituir algum dos participantes desde que não alterasse a categoria na qual a equipe se inscreveu e informasse previamente a organização.

Logo na largada as equipes foram divididas para percorrer os primeiros 800 metros da corrida. Pelo menos um dos integrantes era obrigado a entrar no mar e percorrer esse primeiro trecho utilizando uma prancha de surfe. Para o restante da equipe era opcional seguir nadando ou fazendo a costeira.

Rapidamente as primeiras equipes se encontraram e partiram para a primeira perna de mountain bike em direção ao Sertão do Piavú. No PC2 as equipes deixaram as bicicletas e seguiram para um curto trecho de treking. Nessa seção aconteceu algumas confusões. A equipe, de acordo com o race book, era obrigada a seguir a leste da saída do PC para fazer um loop, pegar o PC3 e voltar para a área de transição para pegar novamente as bicicletas. Algumas equipes não prestaram atenção à esse detalhe, fizeram o caminho contrário e foram penalizadas posteriormente.

Depois de alternar o mountain bike e o trekking mais uma vez as equipes encararam o trecho mais exigente da corrida: a subida do oleoduto com as bike nas costas. A subida era muito íngreme e os atletas não tinham opção a não ser carregar as bicicletas morro acima. Para os mais fracos o trabalho em equipe foi essencial. Alguns carregavam duas bicicletas enquanto outros subiam e voltavam para buscar a bicicleta de seu companheiro ou companheira.

No alto do morro os participantes tiveram à disposição muito Gatorade para se hidratar, recuper o fôlego e prosseguir na corrida para a seção de canoagem e perna final de mountain bike.

De acordo com a ordem de inscrição as equipes fizeram essa etapa de canoa havaiana ou duck. Duas equipes seguiram juntas em cada canoa havaina e contavam com a ajuda de um guia e quem seguia de duck teve à disposição duas embarcações. Para compensar as diferenças de velocidade e rendimento da remada, dois percursos diferentes foram montados.

Nesse ponto as equipes tiveram que traçar a melhor estratégia pois tinham a opção de sair da Praia do Sahy remando ou fazendo a costeira. O objetivo era chegar na Praia Preta, assinar o PC e voltar, mas quem fosse remando voltava de costeira e que fosse caminhando voltava remando.

De volta à Praia do Sahy as equipes pegavam as bicicletas e se dirigiam para a Pousada do Cacau, linha de chegada do evento. Várias equipes foram penalizadas por não pegar algum PC, passar pelo PC e não assinar a planilha e até assinar duas vezes a mesma planilha. Durante a premiação vários competidores foram buscar explicações do ocorrido, obrigando a organização a mostrar as planilhas e os erros cometidos pelos competidores.

No final as equipes declaradas vencedoras foram a Brisa Adventure Team, na categoria masculina e a QTS/ Banco Real Amro Bank , na categoria mista. A próxima etapa está programada para acontecer no dia 07 de fevereiro de 2004 em local ainda não definido.

A classificação geral será divulgada em breve. Mais informações no site www.ultimateadventure.com.br

Wladimir Togumi
Por Wladimir Togumi
09 Dez 2003 - 01h27 | sudeste |
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais