Executivos trocam gravata pelo pedal

Por - 04 Dez 2003 - 16h39

Quatro executivos paulistas, com idades que variam entre 26 e 40 anos, se preparam para pedalar 860 quilômetros no desafio Extra Distance 800K, uma prova inédita no Brasil, que acontece nos próximos dias 6 e 7 de dezembro, entre Campinas e Praia Grande, passando por rodovias de São Paulo e Rio de Janeiro. Triatletas amadores, os quatro – que já mantêm uma rotina de treinamento diário – intensificam os preparativos para a prova, com ênfase para o ciclismo nestas duas semanas que antecedem o evento.

O Extra Distance 800K vai reunir 100 equipes, no total de 270 ciclistas. As inscrições estão encerradas.

Percurso: 857 quilômetros (São Paulo-Rio de Janeiro-São Paulo)
Categorias: solo, duplas e quartetos
Largada: 6 de dezembro, no Extra Abolição de Campinas
Chegada: 7 de dezembro no Extra Praia Grande

A Equipe Levorin - O engenheiro Sérgio Levorin, 40 anos: o economista Nilvio Fecchio, 36; o publicitário Guilherme Arruda, 27; e o advogado Pedro Leonardo Amaral Dinkhuysen, 26, têm em comum a paixão pelo triatlo. Durante todo o ano, além das longas jornadas de trabalho, treinam diariamente corridas, ciclismo e natação, em uma rotina que inclui acompanhamento de técnicos esportivos e nutricionistas. Neste mês, os quatro intensificaram os treinamentos. Eles compõem a Equipe Levorin, que vai disputar o primeiro desafio Extra Distance 800k, uma competição de ciclismo, que dá a largada em Campinas no sábado, dia 6 de dezembro, rumo à Praia Grande onde chegam no domingo, após percorrerem 857 quilômetros por rodovias de São Paulo e Rio de Janeiro.

Treinamento diário -  “Todo mundo reclama que não tem tempo para praticar esportes. Trabalho das 8h30 às 19h30 e mesmo assim encontro tempo para treinar. Às vezes é necessário sacrificar um pouco a vida pessoal, mas o bem estar proporcionado pelas atividades físicas compensam”, afirma Sérgio Levorin, que é gerente da Unidade Recauchutagem, da empresa Levorin Pneus, o maior fabricante de pneus de bicicletas das Américas. A rotina de treinos do grupo prevê a prática de ciclismo às terças, quintas, sábados e domingos. Nas segundas, quartas e sextas-feiras, pela manhã, acontecem as corridas e, à noite, natação. “Neste período, estamos intensificando o treinamento com bicicletas, principalmente o revezamento, que será fundamental em uma prova como o Extra Distance 800k. Nos finais de semana, vamos para a estrada, quando percorremos distâncias maiores”, explica Levorin.

“O preparo para esta prova é completamente diferente para nós que estamos acostumados com o triatlo. Chegamos a ficar quatro horas pedalando e a recuperação se torna mais complexa, já que não há a alternância com a natação e a corrida. Precisamos ter uma alimentação bastante adequada, tanto para suportar o longo período sobre a bike como na recuperação”, explica o advogado Pedro Dinkhuysen.

Estratégia -  “O segredo de percorrer 857 quilômetros em dois dias é sempre manter um dos quatro ciclistas da equipe pedalando. O revezamento pode ser feito a qualquer momento da prova, obedecendo às regras estabelecidas. Se um de nós quiser seguir pedalando por uma distância maior, não tem problema. Quem tiver um melhor preparo em subidas, será utilizado em trechos de serra e assim por diante”, explica o chefe da equipe Levorin, Nílvio Fecchio, que atua na área de Fundos de Investimentos do Banco Itaú. Cada um dos quatro ciclistas tem uma bicicleta do tipo “speed”, mas em um trecho de descida da serra, entre Resende e Angra dos Reis, no estado do Rio de Janeiro, onde o piso é bastante irregular, serão utilizadas “mountain bikes”.

Cada equipe conta com dois carros de apoio. “Um dos veículos acompanha o ciclista que está na pista para promover o revezamento sempre que necessário. O outro fica no apoio”, explica Nílvio Fecchio. “O apoio mecânico é fundamental. Nós temos que nos preocupar apenas com o pedal. O resto fica para o suporte da Ciclo Caravelle que vai no carro”, completa Pedro Dinkhuysen.

A prova - A Extra Distance 800k é inspirada na Race Across América, tradicional prova que corta os Estados Unidos entre as costas Leste e Oeste. A competição será disputada nas categorias “solo”, “duplas” e “quartetos” “É a primeira vez que acontece uma prova desta natureza no Brasil. E que deve servir de preparação para outra que acontece no ano que vem, entre Curitiba, no Paraná, e Fortaleza, no Ceará, com um percurso de 4.600 quilômetros”, diz o chefe da Equipe Levorin.

Por
04 Dez 2003 - 16h39 | General |
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais