Paranaventura/Cia de Aventura vence o Itambé Extremaventura 2003

Por Wladimir Togumi - 21 Out 2003 - 02h00

Aconteceu nesse final de semana a Itambé Extremaventura 2003, última etapa do circuito paranaense de corrida de aventura, com a participação de 18 equipes do Paraná e São Paulo. Depois de 3 etapas realizadas ano longo do ano, a briga pelo título de campeão paranaense estava entre as equipes Moicanos, de Foz do Iguaçú, com 35 pontos e Paranaventura/Cia de Aventura, de Curitiba, com 23 pontos. A Moicanos tinha a vantagem de não precisar vencer a etapa para se tornar a campeã, podendo chegar até a 4a colocação, mas com a desistência da equipe o lugar mais alto do pódium ficou com os curitibanos.

A corrida teve um percurso de 130km e as modalidades utilizadas foram: orientação, trekking, mountain bike, canoagem e técnicas verticais (rapel). Na manhã de sábado as equipes fizeram a checagem de equipamentos e receberam os mapas e últimas instruções do percurso. Depois de tudo pronto as equipes foram levadas de ônibus até a portal de entrada do distrito de São Luiz do Purunã, no munícípio de Balsa Nova.

Depois de "algumas" palavras do prefeito foi iniciada a contagem regressiva. De mountain bike, as equipes partiram para o primeiro trecho da corrida com vários downhills e uphills. As subidas longas fizeram com que a maioria dos competidores empurrassem as bicicletas morro acima. A equipe Caramuru cometeu um erro de navegação e seguiu pela estrada errada logo no ínicio da corrida, caindo para a última colocação.

A primeira transição aconteceu na Campina do Bicudo, onde as equipes deixaram as bicicletas e seguiram para a primeira seção de trekking da corrida. Esse trecho exigiu um pouco mais dos navegadores e a combinação com o início da noite fez com que muitas equipes ficassem perdidas e desistissem da corrida. Apenas oito equipes conseguiram completar o trekking e seguir para a etapa de canoagem.

As equipes Paranaventura/Cia de Aventura e Paranaventura/Cachoro Loco chegaram no final da tarde na transição para os caiaques no rio Iguaçú. O dia ensolarado e quente começava a dar lugar à escuridão e ao frio. Logo nas primeiras corredeiras um dos caiaques da Cachorro Loco bateu em uma pedra e furou. A equipe conseguiu chegar remando até o primeiro local de portage e avisou a organização, que substituiu a embarcação para que pudessem prosseguir na corrida.

Durante o remo noturno a segunda vítima das pedras foi a Paranaventura/Cia de Aventura. Com o caiaque furado e longe de qualquer PC, a equipe usou da criatividade para poder continuar na prova. As únicas coisas que a equipe dispunha para reparar o remendo era o kit de primeiros socorros, 3 câmaras de pneu de bicicleta, alimentação e o lixo, carregado durante toda a corrida. Na primeira tentativa eles colocaram o saco de lixo no furo e prenderam com as câmaras, mas o resultado não foi dos melhores. Eles perceberam que precisava de alguma coisa que vedasse, pelo menos parcialmente, o furo, diminuindo a quantidade de água que entravava na embarcação e acabaram utilizando o torrone, alimento que sempre está na mochila dos atletas. Mesmo com o remendo foi necessário parar 12 vezes para tirar a água de dentro do caiaque. Com a combinação saco de lixo/torrone/câmara de ar a equipe, que já não tinha esperança de vencer a corrida, conseguiu terminar o trecho de remo e partiu para recuperar o tempo perdido.

Depois dos caiaques as equipes seguiram de trekking em direção ao rapel, montado no Perau do Corvo. Com o problema na etapa de remo, a liderança ficou com a Cachorro Loco. Enquanto as duas primeiras equipes se distanciavam na frente do pelotão a equipe Selva, de São Paulo, fazia sua corrida de recuperação. Quinta colocada do circuito paranaense, a equipe não fez uma boa largada e perdeu bastante tempo na etapa de mountain bike. Durante toda a corrida equipe foi conquistando posições e chegou no rapel na terceira colocação, posição que garantiu até o final da corrida.

Ultrapassando a Cachorro Loco durante o trecho final da corrida, a equipe Paranaventura/cia de aventura garantiu o primeiro lugar na etapa e o título de campeã do circuito 2003. "No trecho em que a gente tava contando em fazer em 3 horas, 3 horas e meia, acabou fazendo em 6 horas", comentou Laercio Kazmierczak, capitão da equipe, sobre a etapa de remo. "Essa vitória foi uma das mais importantes em relação ao trabalho de equipe. De todas as dificuldades que surgiram, nós conseguimos superá-las."

Classificação final da etapa
1 - Paranaventura/Cia de Aventura
2 - Paranaventura/Cachorro Loco
3- Selva

Classificação final - Circuito 2003
1 - Paranaventura/Cia de Aventura
2 - Moicanos
3 - Paranaventura/Cachorro Loco

Mais informações: www.extremaventura.com.br

Wladimir Togumi
Por Wladimir Togumi
21 Out 2003 - 02h00 | sul |
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais