Relato QuasarLontra Advogado Aventureiro no Desafio Aysén 2013

Por Euder Melo de Almeida - 28 Jan 2013 - 17h16

A equipe brasileira QuasarLontra Advogado Aventureiro é a primeira a conquistar um pódio na difícil corrida de três dias no Desafio Aysén, no Chile. Graças a bondade e força de Xikito “La Maquina”.

Desde o final de 2012, eu, Euder Melo de Almeida (Advogado Aventureiro), já estava me reunindo com o grande atleta e capitão Rafael Campos da equipe n° 1 do Ranking Brasileiro (Quasar Lontra), visando a união das duas equipes este ano, com o objetivo de participar de diversas provas, com diversos atletas, porém o principal seria tentar conquistar o Ecomotion e lutar por no mínimo pódio no mundial e com resultado entrar no Top10 do Ranking Mundial.

O primeiro "filhote" desta fusão se deu em uma corrida de três dias com 247 km, pelas montanhas da Patagônia Chilena, no Desafio Aysen com uma dupla formada por Xikito (um dos mais fortes atletas de Corrida de Aventura do Brasil e do mundo), e este que vos escreve ,ou seja, a diferença física não poderia ser maior, para uma dupla que almejasse qualquer bom resultado em uma carrera tão difícil.

Eu acreditava que nossa amizade, a minha experiência em mais de 100 provas de corrida de aventura de 30 a 600Km, a bondade do Xikito querendo sempre ajudar, e uma enorme vontade da dupla de representar bem o Brasil, poderia compensar a diferença física. Eu juro para vocês, nao sabia onde estava me metendo.

Escreveo este relato dias após o fim da corrida e ainda vejo sequelas da prova por todo o corpo. Dores musculares, bolhas "já secas" nos dois pés, lábios sangrando, rosto com queimadura "nível alto", fome de leão, dentre outras consequências.

Advogado Aventureiro QuasarLontra

A prova tinha duas categorias, "Expertos" e "Aventureros". Escolhi correr a Aventureros que achei que seria mais fácil e uma forma de conhecer a prova. Ledo engano...

Foram praticamente idênticas com 303km e 247km, com os mesmos PC's, sendo que os Expertos tinham mais ou menos 2 PC's a mais por dia, no retorno dos PC's difíceis nos picos das montanhas, tanto que os primeiros dos Expertos sempre chegavam ao acampamento antes dos médios e finais dos Aventureros.

A empresa aérea TAM nos fez o "favor" de atrasar o vôo de São Paulo para Santiago, logo perdemos a conexão e só chegamos na hora da largada, sendo que todos nos esperavam. Perdemos o Briefing e outras informações importantes dadas no dia 15 na reunião. (Aqui vai um obrigado ao Togumi, que nos manteve em contato com a organização e à Talita, da AKSA, que foi toda solicita para nos ajudar a largar).

No primeiro dia ficamos em 5º lugar, mas estavam todos "embolados" com menos de 40 minutos de diferença. No segundo dia chegamos em 1º lugar. Largamos com 10km de bike e chegamos (a seção) em 1º lugar. Canoagem de 25 km, saímos em 3º lugar. Mais bike com 29 km e chegamos em 4º Lugar.

Aí veio a experiência da prova. Nesta região, se você tiver que andar 8 km cruzando as montanhas ou 20km dando a volta como neste segundo dia, vale a pena a segunda alternativa. Chegamos em 1º lugar no treking de 20 km, 1º lugar na Bike de 20km e pena que no terceiro dia não usamos a mesma tática e gastamos mais ou menos 3 horas para subir uma montanha de 1100 metros. Chegamos em 3º lugar no terceiro dia.

No primeiro dia largamos às 12:00h e chegamos às 22:00h; no segundo, largamos às 6:30h e chegamos às 22:15h; e no terceiro dia largamos às 7:30h e chegamos 1:30h da manhã. No final ficamos em 3º lugar na categoria Aventureros Varones.

Como Xikito quando não estava me puxando, estava me empurrando, colocaram o apelido nele de "La Maquina" e as palavras que mais ouvi nesses dias foi "La Maquina" dizendo: "Vamos Nego, me ajuda. Faz força também. Se você tá querendo me matar fala logo...”

Em tempos de queda de mitos como o Lance Armstrong, em que características como bondade, honra, alegria e ajuda ao próximo estão em baixa, surgem estrelas ascendentes com meu amigo, irmão, ídolo, herói Xikito "La Maquina".

Euder Melo de Almeida
Advogado Aventureiro

Euder Melo de Almeida
Por Euder Melo de Almeida
28 Jan 2013 - 17h16 | geral |
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais