Relato da equipe 4xtreme na Expedição Chauás

Por Jorge Cardoso - 17 Out 2003 - 17h40
Muita lama, chuva, frio, mangue e pouco freio: este foi o Chauás Cananéia

Desde o início pudemos perceber que não seria fácil, afinal quando a esmola é demais o santo desconfia. Em vez de iniciarmos a prova com canoas canadenses e natação para atravessar o canal de Cananéia/Ilha Comprida, no litoral sul de São Paulo, a organização criou uma nova modalidade, o “balsa-cross”.

Chegando ao outro lado foi dada a largada oficial e vimos um acontecimento inédito em corridas de aventura, onde a maioria das equipes fez o trajeto de 15 km correndo em um ritmo forte e alucinado; muita gente chegou embolada no PC 1.

Iniciamos então o que seria uma das partes mais duras da prova – o mangue. O lugar era irritante e neste momento descobrimos que a cada espetada odiávamos mais as bromélias, sorte nossa estarmos com roupas e equipamentos apropriados para a etapa, porém nem isto nos salvou das abelhas, pois tivemos orelhas, bochechas e pescoço picados. Como é característica do Chauás, a orientação não era das mais fáceis e acabamos pegando a famosa trilha da casinha que nos fez perder algumas horas e ganhar mais espetadas das simpáticas bromélias.

Algumas horas depois começamos a remada de 22 km. O mar estava muito agitado e a chuva não dava trégua, porém a equipe estava bem preparada e conseguimos superar esta etapa e ainda curtir o lindo visual. Ao nos aproximarmos do PC, caiu a noite e pudemos nos divertir com a bioluminescência, provocada pelo agito dos remos na água.

O frio nos torturava, quando passamos para a etapa de MTB e pedalamos o mais rápido possível até o PC 5, onde estava nossa caixa de alimentos e roupas adicionais para frio. Comemos muito e partimos em rumo ao PC 6 e 7, onde vimos muitas equipes com problemas nas bicicletas, sofrendo com o excesso de barro e a falta de freios. Acreditamos que este foi o pior trecho da prova. Felizmente, nossas bicicletas estavam muito bem ajustadas e se comportaram maravilhosamente bem.

Já no PC 7 a cena era realmente engraçada. Parecia um encontro de equipes, devido ao grande número delas paradas no PC para se recuperarem, algumas vindo do PC 6 e outras desistindo do PC 8. Neste ponto, nos encontrávamos muito desgastados dada a dificuldade da prova até então e em uma rápida reunião optamos por ir ao PC 8 dando a volta pelas estradas de terra, o caminho era mais longo, porém o conhecíamos.

Fomos cortados no PC 8 e seguimos para o PC10, daí tivemos uma nova surpresa preparada pelo Fagyver e pelo Lucas – o retorno para Cananéia deveria ser feito pela ponte, o que significava 36 km a mais do que já havíamos pedalado. Não foi fácil, mas enfim chegamos ao final do Chauás Cananéia em 6º lugar da Expedição.

Parabéns à equipe, à Biketech, à Solo, à Pé na Trilha e à 4any1 por mais este resultado!

Equipe 4Extreme

Jorge Cardoso
Por Jorge Cardoso
17 Out 2003 - 17h40 | sudeste |
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais