Resultado final da primeira etapa do Circuito Ultimate Adventure

Por Wladimir Togumi - 06 Out 2003 - 01h31

A primeira etapa do Circuito Ultimate Adventure aconteceu neste final de semana na cidade de São Francisco Xavier e contou com a participação de 44 equipes de São Paulo e do Rio de Janeiro. As primeiras equipes levaram 5 horas para completar o percurso nas modalidades de orientação, trekking (10 km), mountain bike (30 km) e canoagem (5km).

A região montanhosa garantiu muitas subidas e descidas durante todo o percurso. A largada aconteceu na modalidade de mountain bike e logo na primeira subida as equipes mais experientes começaram a se distanciar do restante do pelotão. Pneus furados e correntes quebradas também fizeram parte dessa primeira seção de mountain bike. A equipe Aroeira foi uma das vítimas, sendo obrigada a parar 3 vezes para a troca de pneus furados. Nesses primeiros quilômetros de corrida a briga pela liderança estava entre as equipes Xavantes/Ciclo Caravelli e Eco Nois/Hidro 2, que chegaram praticamente juntas no Bairro Lavras para deixar as bicicletas e seguir para o trekking.

Logo na saída do PC2/AT1 as líderes pegaram a estrada errada e perderam alguns minutos até perceberem o erro e seguir o caminho correto. A subida para o PC4, localizado no Morro do Pupito, exigiu bastante fisicamente dos participantes. Logo que avistavam a grande faixa laranja indicativa do PC muitos seguiram direto morro acima. Outros, mais cansados, seguiam pela curva de nível até um local menos íngreme. Nessa seção a equipe Eco Nois/Hidro2 se atrapalhou na navegação e acabou se distanciando dos líderes.

Uma pequena pausa para descanso e hora de seguir morro abaixo, com direito a alguns escorregões, em direção ao PC5, onde as bicicletas deixadas pelas equipes de apoio os aguardavam.

Novamente nas bicicletas os atletas seguiram de volta para o centro de São Francisco Xavier por um downhill onde a a atenção deveria ser redobrada. As pequenas pedras soltas e o terreno seco era garantia de tombos sérios para quem se descuidasse durante a descida. Apesar de algumas quedas nada de grave aconteceu.

Com mais 2 km de pedal as equipes chegavam no PC7/AT3. Nesse PC as equipes deveriam se dividir. Enquanto pelo menos um dos integrantes de cada equipe seguia remando, o restante seguia caminhando até o PC seguinte, mas o baixo nível do rio fez com que muitos optassem por carregar o duck pela estrada ao invés de remar.

Com os integrantes reunidos novamente no PC8/AT4, as equipes seguiam pedalando até a chegada, no centro de São Francisco Xavier. No final da tarde foi feita a premiação nas categorias mista e masculina e o sorteio de prêmios para os participantes e moradores locais.

"Estamos muito contentes com essa primeira etapa, correu tudo dentro do programado e sem acidentes graves. No trecho de downhill, que a gente alertou os atletas, acho que todo mundo prestou atenção e a própria dificuldade da descida fez com que as pessoas não abusassem. Para nossa estréia no mundo da corrida de aventura está excelente", disse Carlos Donatelli, um dos diretores da corrida.

"A prova foi feita para um nível iniciante e a quantidade de equipes que terminou comprova que o evento atendeu às expectativas do pessoal."

A próxima etapa está programada para acontecer no litoral norte de São Paulo no começo de dezembro.

Classificação final

Categoria Masculina
1 - Bandeirante
2 - Xavante
3 - Mantra

Categoria Mista
1 - Formula
2 - Matero/Chauás
3 - Terra Brasil

Mais informações: www.ultimateadventure.com.br

Wladimir Togumi
Por Wladimir Togumi
06 Out 2003 - 01h31 | sudeste |
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais