Entenda o sistema de vagas do Campeonato Brasileiro de Corrida de Aventura

Por Wladimir Togumi - 31 Out 2012 - 07h31

Campeonato Brasileiro de Corrida de Aventura? Copa Brasil? Final CBCA? Muitos corredores de aventura ainda estão confusos sobre os últimos acontecimentos que vieram junto com a fundação da CBCA – Confederação Brasileira de Corrida de Aventura e por isso tentaremos esclarecer algumas dúvidas neste texto.

Um dos objetivos da CBCA é definir e proclamar uma Campeã Brasileira a cada ano e para isso será organizada anualmente uma "prova final" reunindo as melhores equipes do país.

Para definir quais equipes farão parte da final do Campeonato Brasileiro de Corrida de Aventura foi adotado um critério que envolvesse as provas estaduais e regionais já existentes, valorizando assim os organizadores locais. A seleção segue o seguinte critério (exatamente nesta ordem):
- Ranking Estadual – Os três primeiros colocados de cada Estado (caso exista mais de um organizador, a Federação/Associação Estadual deverá montar um ranking)
- Ranking Regional - Os estados que se organizarem num campeonato regional também poderão classificar equipes. O número de vagas será correspondente a 2 vezes o número de federações/associações estaduais participantes.
- RBCA – Os cinco melhores colocados do ano vigente e que não foram classificados pelos critérios anteriores.

Seletiva regional - esse talvez seja um dos pontos mais confusos de se entender levando em conta as provas encontradas neste link
www.adventuremag.com.br/hotsite/cbcaventuraorg/seletivas-regionais-2012/

É importante destacar que nenhuma delas dará diretamente uma vaga na final. Cada organizador Estadual definiu uma de suas etapas (caso tenha mais de uma) para somar pontos no campeonato Regional. Vamos pegar como exemplo as provas que contarão pontos para a região sudeste (listadas no link acima):
- Expedição Terra de Gigantes (RJ)
- Chauás 300 (SP)
- Brou Aventuras Conceição do Mato D'entro (MG)
- 2ª etapa FCCA - Vitória/Serra (ES)

A somatória de pontos na participação em todas as provas definirá a classificação do Campeonato Sudeste, onde os 8 primeiros colocados (relembrando: 2 vagas para cada federação/associação estadual participante) conquistarão as vagas na final.

Veja no gráfico abaixo como as vagas serão distribuídas (sem contar RBCA):

Campeonato Brasileiro de Corrida de Aventura 2012

Final CBCA - No meio deste ano, logo após o Ecomotion Pro 2012, foi realizada no Espírito Santo a Copa Brasil 2012 (com as melhores equipes de 2011), realizada pela CBCA e FCCA - Federação Capixaba de Corrida de Aventura com o patrocínio do governo do estado.

A partir de agora a prova passará a ser simplesmente a final do Campeonato Brasileiro de Corrida de Aventura ou Final CBCA - não será mais utilizado o nome Copa Brasil - e acontecerá anualmente em um Estado diferente com um organizador local.

A final 2012 está programada para acontecer na Bahia nos dias 08 e 09 de dezembro (a data anterior era o feriado de novembro), mas a data pode sofrer mudança em função da confirmação de patrocínios importantes. A CBCA irá se pronunciar sobre a nova data em breve.

Mais informações: www.cbcaventura.org.br

Wladimir Togumi
Por Wladimir Togumi
31 Out 2012 - 07h31 | geral |
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente