Calendário 2013: AR World Series x Ecomotion Pro x corridas no Brasil

Por Wladimir Togumi - 03 Out 2012 - 18h47

O AR World Championship 2012, a grande final mundial de corrida de aventura realizada anualmente em um país diferente, terminou recentemente na França e os competidores já estão de olho na Costa Rica, país sede da edição 2013 e, diferente dos anos anteriores, acontecerá no segundo semestre.

AR World Championship

Logos ARWS 2012

A mudança é importante, pois como este ano não há mais corridas qualificatórias, haveria poucas equipes efetivamente selecionadas para garantir uma boa competitividade caso a prova se mantivesse em abril/maio.

Para um bom entendimento do público em geral seria interessante que o ARWC acontecesse sempre em novembro/dezembro, pois as corridas qualificatórias seriam realizadas no decorrer do ano e a equipe campeã seria definida no final dele, acabando com a confusão de campeões condecorados no primeiro semestre e provas valendo para a final do ano seguinte.

Não há um regulamento geral publicado no site do Circuito acessivel para os visitantes, portanto isso pode estar definido e os organizadores participantes, cientes. Como tudo, existe o lado negativo. Pode ser um complicador para os países do hemisfério norte por estarem praticamente no auge do inverno e para países como o Brasil (pelo menos em algumas partes), na temporada de chuvas. Mas são apenas outros detalhes.

Por enquanto apenas algumas provas no site oficial estão com datas/meses definidos para 2013. Caso todas elas se confirmem, teremos 13 qualificatórias + AR World Champioship:

América Central
Costa Rica (AR World Championship 2013) - 29/Nov a 12/Dez/2013

América do Sul
Huairasinchi - 09 a 12/Fev/2013
Tierra Viva
Ecomotion Pro - Ago/2013

América do Norte
Untamed New England
Gold Rush

África
Expedition Africa - 03-12/Mai/2013

Oceania
GODZone - 08-16/Mar/2013
XPD Austrália - 02-14/Set/2013

Europa
APEX
Endurance Quest
Adidax Terrex
Bimbache Extrem - 20-30/Jun/2013
Raid in France

Com o retorno do Ecomotion Pro para o AR World Series chama a atenção a existência de 3 qualificatórias na América do Sul. Bom para as equipes, que podem escolher a prova mais perto de casa, pior para o organizadores, que deverão batalhar mais para atrair equipes internacionais, mesmo que sejam dos países vizinhos.

No Brasil - A realização da maior prova brasileira no segundo semestre deve trazer mudanças importantes no calendário brasileiro de corrida de aventura. Provas de média duração que já estavam na agenda das equipes - como Expedição Terra de Gigantes e Chauás 300 - terão que mudar de data ou serão bastante prejudicadas.

A Expedição Terra de Gigantes tinha como "data fixa" a última semana de agosto, atraía quartetos de todos os cantos do país e foi praticamente acertada em cheio pelo Ecomotion. A Chauás está programada para setembro de 2013 e o pouco tempo entre as corridas significa menos atletas e equipes da linha de largada, tanto pela parte fisica quanto financeira, e pode trazer de volta o conflito de datas entre Chauás 300 x Haka Expedition.

Para quem tem apenas o Ecomotion Pro como objetivo, a prova em agosto representa mais tempo para correr atrás de apoios/patrocínios e também para treinar, aproveitando um pouco mais as festas de final de ano e feriado de carnaval. A maior distância em relação ao começo do ano permite também que os integrantes das equipes participem de mais provas juntos, consigam fazer ajustes finos e melhorem seu entrosamento (ou troquem de integrantes no meio do caminho).

Wladimir Togumi
Por Wladimir Togumi
03 Out 2012 - 18h47 | geral |
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais