Relato da equipe Lagarto Negro na primeira etapa do Raid Brazil

Por Sérgio Pin - 24 Set 2003 - 14h21

Quando decidimos competir a prova do Raid Brazil, sabíamos que seria a mais longa corrida para todos nós, então tentamos nos organizar bem antes para que nada saísse errado, inclusive planejando chegar cedo na Sexta-feira para podermos descansar bem até a hora da largada no Sábado. Isso foi tudo na teroria. Eu e o Thiago chegamos em São Luiz do Paraitinga meia-noite, quando tivemos que caçar informações pela cidade à procura da organização para podermos pegar o kit, plotar os mapas e ainda fechar as mochilas. Mas ainda faltavam dois integrantes, o Edgard e a Carol, que só chegaram lá pelas 02:30. Resumindo: Fomos dormir às 03:00 horas.

Equipe Lagarto Negro cruzando a linha de chegada
foto: Wladimir Togumi/adventuremag

Sergio Pin, capitão da equipe

Sábado, acordamos 07:20, tomamos café da manhã, demos os justes finais e fomos para a largada que foi dada às 09:10 horas, sendo a primeira parte de MTB. Pretendíamos forçar no começo pois não era um trecho muito longo. Porém, bastou uma hora de prova para corrente da bike do Edgard quebrar. Sem problemas!! Isso é normal!!! Trocamos rapidinho e conseguimos pedalar por mais uma hora até que novamente a corrente do Edgard quebrou. Tudo bem!! Isso também é normal!! Arrumamos de novo e seguimos em frente.

Aí, com a vontade de tentar recuperar o tempo perdido aceleramos o ritmo em um single trek, e cometemos o maior vacilo da corrida. Esquecemos da Carol e ela passou reto na entrada para o começo do single trek. Procura daqui, procura dali, sobe correndo a pé todo o trecho de trilha e, depois de quarenta minutos jogados no lixo, seguimos os quatro juntinhos. Tudo bem que nem dava tempo da gente se separar e a corrente da bicicleta do Ed nos reunia de novo (quebrou mais duas vezes). Depois desses imprevistos e um erro de navegação que nos custou mais uns 30 minutos, chegamos ao PC3 para a etapa de rafting.

O único integrante que já havia feito rafting era o Thiago, há 3 anos e foi apenas uma descida de final de semanal. Tínhamos dificuldade até para remar sem que o bote girasse. Como pegamos o bote às 14:00 horas, tivemos que enfrentar o rio à noite, além de milhares de mosquitos que rodeavam nossas lanternas afetando nossa visão e nosso paladar (comemos vários insetos involuntariamente!!!).

Terminamos o rafting lá pelas 20:00 horas, colocamos uma roupa seca, comemos, cuidamos dos nossos pés e seguimos para trekking. Logo no começo da caminhada encontramos a equipe Original Kaiaks vindo em direção contraria até que o navegador deles (Beto) pergunta:
- Pra onde vcs vão?
- Pra lá – respondo eu.
- Então vamos juntos.

Então seguimos para a etapa de trekking unindo nossas forças. Achamos os Pcs 5, 6 e 7 sem grandes problemas, onde acabamos conhecendo melhor a outra equipe. Um pessoal bastante legal com dois integrantes que tinham 3 anos de experiência em corridas de aventura ( Beto e Luciana) e outros dois eram novatos nesse esporte (Greg e Rodolfo). O curioso é que eles, só se conheceram um dia antes da competição e acabaram se dando muito bem.

Bom, voltando à prova, tivemos grandes dificulddes em achar o PC8, chegando a cogitar dormirmos até amnehcer para tentar achar o caminho à luz o dia. Não precisamos dormir, mas quando finalmente econtramos o PC8 recebemos a triste notícia que havíamos sido cortados, e deveríamos seguir direto para o PC 10. Tudo Bem!! Ninguém desanimou e seguimos em frente. Ainda passamos da entrada para a trilha que levava ao PC10, e quando estávamos voltado para procurar o caminho encontramos o pessoal do Grupo Terra, trocamos informações com o navegador deles e acabamos achando o caminho todos juntos.

Até o PC11 foi uma caminhada simples e rápida. Lá estava movimentado e encontramos com a equipes MarinaGo e uma formada só por homens. Pegamos nossos capacetes e bikes e partimos para a última parte. A partir desse ponto eu não conseguia mais pensar, então o Thiago ficou encarregado da navegação, junto com o Beto e o Rodolfo da Original. Para achar o PC12 (virtual), nos perdemos mais uma vez e acabamos subindo um morro que não precisava, mas pelo menos de lá avisamos o PC
Até o PC13 foram mais subidas e descidas, e de lá partimos para a chegada.

Nesse trecho parte do trajeto era feito pela estrada, e como a Carol estava bastante cansada, fizemos um cabo para o Edgard puxá-la. Na primeira descida que teve, a Carol sofreu uma queda, batendo a cabeça no asfalto (viva o capacete!!), ralando o rosto, mãos, ombros, e braços, mas felizmente nada sério.Nessa hora achei que ela iria desistir, o que não seria nada de mais, mas, mostrando garra decidiu continuar até o final superando a dor e o cansaço.

Bom, a organização do Raid Brazil está de parabéns. Foi uma prova muito bonita, que exigiu navegação, força, garra e poder de superação.