Oskalunga Brasil Telecom vence a primeira etapa do Circuito Raid Brazil

Por Wladimir Togumi - 22 Set 2003 - 21h25

A primeira etapa do Circuito Raid Brazil aconteceu neste final de semana na cidade de São Luiz do Paraitinga. A corrida teve um percurso de aproximadamente 110 km e as equipes participantes praticaram as seguintes modalidades: orientação, trekking, mountain bike e rafting. A equipe vencedora foi a Oskalunga Brasil Telecom, com o tempo de 19 horas de corrida. Desfalcada do capitão Monclair Cammarota a equipe correu com o paulista Emerson Furlanetto, experiente corredor de aventura e de rafting, que ajudou a equipe nessa modalidade.

Para acessar a galeria completa de fotos, clique aqui


Foram 65km de mountain bike
Foto: Wladimir Togumi/adventuremag


Foram realizadas 3 portagens durante a descida de rafting
foto: Wladimir Togumi/adventuremag


Equipe Oskalunga Brasil Telecom, vencedores da etapa
foto: Wladimir Togumi/adventuremag

Devido à realização de outros eventos na mesma data e em datas próximas e por ser um circuito novo, a corrida teve a participação de apenas 7 equipes, incluindo o Grupo Terra que tinha entre seus integrantes 3 deficientes visuais que participaram pela primeira vez de uma corrida de aventura com 24 horas de duração. A equipe era composta com mais 4 pessoas sendo um navegador e um acompanhante para cada deficiente visual. Com exceção da etapa de mountain bike, que não puderam realizar devido à falta de bicicletas duplas (tandem), a equipe completou todo o restante da corrida.

A largada aconteceu às 09 horas da manhã de sábado na modalidade de mountain bike. Ao final da contagem regressiva as equipes partiram para os primeiros 29km da corrida até o PC3, local da primeira área de transição. Logo no primeiro trecho a equipe brasiliense, que vinha na frente do pelotão, se perdeu e a equipe Original Kayaks tomou a liderança no PC1. Quase chegando no PC3 a bicicleta do atleta Emerson Furlanetto teve um problema mecânico e os pedais passaram a girar em falso. Sem conseguir resolver o problema a opção foi empurrar a bicicleta até a área de transição.

Durante o tempo parado a equipe foi ultrapassada pela MarinaGo que rapidamente fez a transição e começou a etapa de 12 km de rafting no rio Paraibuna, em um trecho fora do Parque Estadual da Serra do Mar. Para garantir a segurança dos atletas foram feitas 3 portagens durante a descida, sempre orientada e monitorada pelos instrutores da Cia de Rafing, empresa responsável pela segurança na etapa de remo.

A equipe Original Kayaks teve o bote furado durante a descida e não conseguiu passar em um ponto determinado pela organização antes das 18:00h. Devido ao horário a equipe foi penalizada em 30 minutos e obrigada a seguir até o PC4 caminhando pela margem do rio.

Do PC4/AT2, as equipes seguiram para um trekking de 32km, considerado a etapa mais difícil da corrida, passando por estradas, trilhas e trechos de mata fechada. Por falta de atenção durante a plotagem do mapa e traçado do percurso, a equipe MarinaGo não passou no PC5 Virtual e acabou sendo desclassificada nessa etapa. Apesar disso a equipe, que estava na segunda colocação, manteve a motivação e concluiu todo o trajeto da corrida.

A equipe Brisa, que vinha na terceira colocação, demorou 5 horas para chegar no PC10. Depois de perder muito tempo tentando encontrar a trilha certa a equipe optou por fazer um caminho mais fácil e mais longo por estradas. No PC8 aconteceu o primeiro horário de corte da corrida. As equipes Grupo Terra, Lagarto Negro e Original Kayaks seguiram direto para o PC10.

No PC10 as equipes faziam a travessia do rio Paraibuna para chegar no PC11, no mesmo local do início da etapa de rafting e onde deixaram as bicletas. Para terminar a corrida foram mais 36km de estradas de terra, trilhas e asfalto até a chegada em São Luiz do Paraitinga.

A Oskalunga Brasil Telecom chegou na praça centra da cidade às 03:47h de domingo, completando a prova em quase 19 horas de corrida. Apesar do favoritismo a equipe quase não termina a corrida devido aos problemas com a bicicleta e com a navegação.. “Se a gente tivesse largado sozinho, iríamos quebrar a cabeça contra nós mesmos”, disse Frederico Gall, atleta da equipe campeã.

A região de São Luiz do Paraitinga é bastante privilegiada e os participantes elogiaram a beleza e o nível técnico da corrida. Dentre as equipes participantes apenas a De Ponta teve que desistir devido ao desgaste físico de um dos integrantes. O único incidente aconteceu com a integrante feminina da Lagarto Negro, já no final da corrida, quando ela caiu enquanto seu companheiro de equipe rebocava sua bicicleta.

“A prova foi ótima, maravilhosa, muito radical. A parte do trekking noturno foi muito emocionante”, alegrou-se Jorge Ferreira Junior, integrante do Grupo Terra. “Senti um pouco de frio de noite, foi uma prova puxada, a mais longa que já participamos, mas foi muito bom”, completou Cristiano Rodrigues. “Tínhamos que ficar brincando um com o outro durante o percurso para espantar o sono”, completou o atleta Eduardo Costa.

A próxima etapa do circuito será realizada nos dias 3 e 4 de abril de 2004, em local ainda não divulgado e terá um percurso de 100 km. Esta primeira etapa do Raid Brazil teve o apoio da Prefeitura Municipal de São Luis de Paraitinga e Cia de Rafting.

Resultado final por tempo de chegada

Categoria Expedition
1 - Oskalunga Brasil Telecom
2 - Brisa Adventure Team - não rankeado (equipe masculina)
3 - Marina GO/Unimed Paulistana - desclassificada

Categoria Adventure
1 - Grupo Terra - não rankeada
2 - Lagarto Negro
3 - Original Kayaks

Mais informações: www.raidbrazil.com.br

Wladimir Togumi
Por Wladimir Togumi
22 Set 2003 - 21h25 | sudeste |
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais