Paranaventura/Cia de Aventura vence o Circuito Raid Terra 2003

Por - 05 Set 2003 - 02h46

Sábado, 30 de Agosto: a cidade de Itirapina-SP reedita a Escola de Aventura –RAID TERRA no Clube Paraíso das Águas para a formação de potenciais expedicionários e competidores de corridas de expedição. Membros da Defesa Civil de São Carlos, junto a alunos de diferentes cidades do Estado de São Paulo receberam capacitação nos cursos da Escola de Aventura: orientação e navegação, deslocamento por cordas fixas, logística e mínimo impacto em expedições.

Paralelamente foi desenvolvido o projeto ambiental local do RAID TERRA em conjunto com as organizações Novo Século Nova Atitude e Acquavit. Da mesma forma que nas demais etapas do RAID TERRA, o objetivo deste projeto foi o de apoiar iniciativas já existentes nas localidades por onde o evento passa. Assim, durante a manhã do sábado dia 30 de agosto, as educadoras ambientais Taísa Moretti e Luciana Ferrari conduziram o grupo AGENTE JOVEM numa excursão de campo na região. As educadoras abordaram conceitos e práticas ambientais passíveis de serem aproveitados e aplicados para a gestão dos recursos naturais destes locais.

Domingo, 31 de agosto, 7:30 da manhã: 27 equipes largaram na etapa do RAID TERRA 2003 chamada de Raid Espelho d´Água. No percurso, entre os municípios de Itirapina e São Carlos, foram incluídos vários trechos técnicos para as equipes testarem suas habilidades de se orientarem por trilhas na mata em locais de relevo acidentado. O traçado valorizou, além das indiscutíveis belezas naturais da região, o patrimônio histórico regional. Para isto foram deslocados Postos de Controle do evento na Fazenda do Pinhal, Fazenda São Joaquim e Fazenda Santa Maria do Bento Carlos. Esta região preservas áreas de vegetação nativa dado o alto grau de irregularidade do relevo que impede o seu desmatamento para uso agrícola. Estes locais, se usados de maneira responsável, podem se constituir em atrativos eco-turísticos no futuro.

As modalidades neste novo percurso foram: 32 km de mountain-bike, 23 km de caminhada no vale do Rio Jacaré Guaçú, 5 km de bóia-cross pelo Ribeirão do Feijão e 1 km de natação na represa do Broa. A escolha do melhor caminho a seguir ajudou várias equipes a diminuírem o tamanho do percurso. A equipe vencedora, Paranaventura –CIA de Aventura de Curitiba –PR, completou o percurso em 7 h e 30 min. Esta equipe acabou na liderança do circuito RAID TERRA, ganhando assim uma vaga para a corrida de Expedição RAID TERRA 2003. Durante o encerramento do evento foi lançada a convocatória para esta competição que será sediada nos municípios da região do centro paulista durante os dias 13-16 de dezembro, com um percurso de 250 km aproximadamente.

O RAID TERRA Espelho d´Água contou com o apoio de: Secretaria de Esporte e Turismo da Prefeitura Municipal de Itirapina, Defesa Civil de São Carlos, Bureau Terras Altas, CODETUR, Secretaria de Turismo do Município de São Carlos, Clube Paraíso das Águas, Clube do Broa, Fazenda do Pinhal, Fazenda São Joaquim, Fazenda Conquista, Fazenda Santa Maria do Bento Carlos, Thomas International, Marina da Represa do Broa.

Informações: www.raidterra.com.br

Por
05 Set 2003 - 02h46 | sudeste |
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais