Competidores de todo o nordeste participaram do Milkmania Adventure 2003

Por Wladimir Togumi - 02 Set 2003 - 04h55

Barra de São Miguel se localiza a 35 km de Maceió e é um dos mais frequentados balneários de Alagoas. Os recifes de corais na costa do município garante ao lugar praias de águas tranquilas e a formação de piscinas naturais. Na outra margem do Rio Niquim se encontra a Praia do Gunga, considerada uma das mais bonitas do Brasil. Foi nesse cenário paradisíaco que aconteceu o Milkmania Adventure 2003, válido pela IV etapa do Circuito Nordestino de Corrida de Aventura e organizada pela Ao Extremo.

Clique aqui para ver a galeria completa


Visual da região da prova. No lado direito se encontra a praia do Gunga, local da largada. No lado esquerdo, a Barra de São Miguel
foto: Wladimir Togumi/adventuremag


Competidores se preparam para a largada
foto: Wladimir Togumi/adventuremag


Equipe Patos Aventureiros, vencedora da corrida
foto: Wladimir Togumi/adventuremag


Trecho de mountain bike foi o mais exigente de todos
foto: Wladimir Togumi/adventuremag

Equipes novatas e experiêntes de todo o nordeste estiveram presentes na corrida, que teve um percurso de aproximadamente 80 km e as seguintes modalidades: orientação, trekking, mountain bike e canoagem em embarcações locais.

A largada estava programada para acontecer na madrugada do sábado mas alguns atrasos fizeram que com os competidores partissem para o primeiro trecho da corrida apenas na manhã do dia 30. O que poderia ser um problema acabou tornando a largada mais interessante não só pela possibilidade de visualizar os competidores nadando mas também pela oportunidade de acompanhar o nascer do sol em uma das regiões mais bonitas do país.

Foram 1.000 metros de natação da Praia do Gunga até a Barra de São Miguel. Durante todo a travessia uma embarcação dos bombeiros esteve presente para garantir a segurança dos competidores.

A primeira equipe a terminar o trecho foi a Patos Aventureiros, formada por atletas de Maceió. A equipe, bastante forte fisicamente, se deu bem com a largada na modalidade de natação, conseguindo abrir uma certa vantagem em relação às outras equipes e liderando a corrida de ponta a ponta.

Chegando na Barra de São Miguel os atletas fizeram a transição para o mountain bike e seguiram por um percurso ao redor do rio Niquim, considerada a última reseva de mata atlântica da região da Barra de São Miguel. O percurso foi uma mistura de estradas de terra e asfalto, trilhas, single tracks e trechos por dentro de uma canavial. Algumas equipes não localizaram um dos postos de controle e perderam muito tempo nesse trecho.

"A gente não localizou o PC 7 e saiu tentando seguir uma trilha. Fomos seguindo, seguindo e a trilha não tinha fim. A gente não via perspectiva e acabou voltando e desistindo", disse Laercio Albuquerque, integrante do Grupo Selva. A equipe iniciante não perdeu o bom humor e comentou sua falta de experiência em relação à roupas e equipamentos, como o uso de camisas de manga comprida e calças para evitar os arranhões e a possibilidade do uso de ciclo-computadores nas bicicletas.

Outras 7 equipes, a maioria com experiência em corridas de aventura, também não encontraram o PC7 e acabaram desistindo depois de ficar várias horas rodando pelas trilhas da região. De volta à Barra de São Miguel, as equipes chegaram juntas apitando e exigindo explicações sobre a localização exata do posto de controle. Para alguns atletas as equipes que navegaram corretamente não encontraram o PC porque estava plotado errado. Quem encontrou for por acaso ou sorte.

Depois do trecho de mountain bike as equipes retornaram para a Barra, deixaram suas bicicletas e seguiram de trekking pela praia do Francês, outro cartão postal de Alagoas, para pegar as embarcações locais.

Sem perder muito tempo a equipe Patos Aventureiros escolheu sua embarcação e começou o trecho de remo que terminaria no Pontal da Barra, já na cidade de Maceió. A segunda equipe, Cangaço/Bike Tech Pepe, de Pernambuco, chegou aproximadamente 1 hora atrás dos líderes. Foram aproximadamente 3 horas de remo para os atletas mais experiêntes.

Para segurança das equipes mais atrasadas foi programado um corte no inicio do trecho de remo para evitar a entrada no rio durante a noite. Para finalizar, os competidores seguiram de trekking pelo litoral de Maceió até o Hotel Jatiúca, local da chegada.

Classificação final e premiação

01 - Patos Aventureiros (AL) - Inscrição ECOMOTION PRO + VECTOR SUUNTO
02 - Cangaço Bike Tech Pepe (PE) - Inscrição ODISSÉIA PERNAMBUCO 2003 + BÚSSOLA SUUNTO + FINAL DE SEMANA HOTEL JATIUCA
03 - Caboclos de Lança (PE) - Inscrição AO EXTREMO 2004 + BÚSSOLA SUUNTO
04 - Ortiga (PE)
05 - Los Aventureiros (AL)
06 - Lince (AL)
07 - Ao Extremo (PE)
08 - Zen Limite (AL)
09 - Quatro Elementos (AL)
10 - Extreme (PB)
11 - De Última Hora (PE)
12 - Grupo Selva (PE)
13 - Neblina - (PB)

A corrida teve o patrocínio da Fazenda Boa Sorte, representada pela empresária Themis Vilela, que está de parabéns pelo apoio ao esporte na região, do SESI de Alagoas e da Prefeitura de Maceió e contou com os apoios da Barra de São Miguel, Suunto, Nissan Eurovia e 200 milhas. Agradecimentos especiais à Fazenda Boa Sorte, Secretaria de Turismo da Barra de São Miguel, STB Maceió e Ao Extremo

Informações sobre a corrida: www.aoextremo.com.br

Wladimir Togumi
Por Wladimir Togumi
02 Set 2003 - 04h55 | nordeste |
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais