Considerações sobre o uso do GPS no Raid Brazil

Por - 22 Jul 2003 - 23h19

Em uma iniciativa inédita em corridas de aventura no Brasil, a organização do Raid Brazil irá permitir o uso do GPS na etapa de trekking. As equipes que utilizarem este recurso deverão “pagar” 4 horas de penalização no próximo PC, onde o lacre do equipamento será checado. As equipes que utilizarem o GPS em qualquer outra etapa da prova serão desclassificadas.

O recurso servirá para evitar que as equipes se percam demais, já que a etapa de trekking será realizada à noite, através de trilhas pouco freqüentadas, que mal são visíveis de dia. A medida também visa estimular as equipes menos experientes a participar da prova e evoluir tecnicamente.

Apesar da difícil navegação, a etapa de trekking é curta, o que provavelmente permitirá aos mais experientes atravessar este trecho sem grandes dificuldades e sem a necessidade de abrir o GPS.

Os atletas que usarem o GPS devem considerar as vantagens e desvantagens desta opção:

- A equipe deverá ficar parada 4 horas no próximo PC, o que será uma boa oportunidade para descanso antes da última, longa, dura e decisiva etapa de MTB da prova.

- A organização aconselha a todas as equipes que levem um sleeping bag por atleta, embalado em um saco estanque ou de plástico, amarrado em um bagageiro nas bikes, para que possam se aquecer devidamente caso sejam penalizadas pelo uso do GPS nesta etapa.

- Apesar de ter um GPS ligado, isto não significa que o aparelho será capaz de captar o sinal do satélite e determinar a posição da equipe, visto que o trecho de navegação difícil é no meio da mata fechada, que impede a recepção do sinal do satélite. A única opção é procurar uma “clareira” causada pela queda de uma árvore, ou uma brecha na mata no leito de um rio. Ainda assim existe a possibilidade de o GPS não funcionar. Durante o levantamento da prova a organização conseguiu sinal em 50% das tentativas, realizadas durante o dia, com fácil visualização de “clareiras”.

- Caso a equipe precise utilizar o GPS, será necessário ter as coordenadas de latitude e longitude (expressas nas laterais do mapa) para plotar a posição. É necessário ter cuidado ao recortar o mapa para não perder as coordenadas.

Para saber mais: www.raidbrazil.com.br

Por
22 Jul 2003 - 23h19 | sudeste |
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais