Mitsubishi Quasar Lontra vence a primeira etapa da Expedição Chauás

Por Wladimir Togumi - 21 Jul 2003 - 20h54

A equipe Mitsubishi Quasar Lontra foi a vencedora da etapa Juquiá do Circuito Chauás de aventura. Foram 146km percorridos nas modalidades de trekking, orientação, mountain bike, canoagem em ducks, canoas canadenses e técnicas verticais. A corrida teve a participação de 33 equipes de São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e do Distrito Federal.

Os destaques ficam para as equipes Rios e Montanhas, com a participação da video repórter Renata Falzoni, e da Café com Leite, que teve entre seus integrantes os montanhistas Paulo Coelho e Helena Coelho, ganhadores de um prêmio da Unesco dado quando decidiram, a mais de 6.000 metros de altitude e se preparando para atacar o cume do Everest, ajudar no resgate de um montanhista português que sofrera um acidente.

A largada aconteceu às 10:00h da manhã de sábado no campo de futebol da Vila Olímpica Dondinho. Divididos em dois grupos, um em cada lado do campo, as equipes percorreram toda a linha de fundo, passaram correndo pelo pórtico, montado no centro do campo, e pegaram as bicicletas para a primeira perna de mountain bike.

A equipe Craft/Camelback (RJ) começou com o pé esquerdo e teve que arrumar uma corrente quebrada nos primeiros 100 metros. Fazendo uma corrida de recuperação, a equipe chegou a ficar na 3a colocação no PC4 mas acabou se perdendo no trekking para o início do rapel e terminou a corrida na 5a colocação da categoria Expedition.

A primeira equipe a chegar no PC2/AT2 foi a Mitsubishi Quasar Lontra (SP), seguida da Original Kayaks/Raid Brazil (SP) e Ximango Sagaz (RS). A dificuldade na navegação e a indicação errada dada por um policial fez com que muitas equipes ficassem perdidas nesse primeiro trecho de mountain bike. A Lobo Guará/Setec (DF) foi uma das que chegaram nessa área de transição somente no início da noite de sábado.

A partir deste PC as equipes se dividiam nas modalidades de canoa canadense, subindo o rio Juquiá, e trekking. Pelo menos um integrante de cada equipe deveria estar no trekking ou remando, a não ser no caso de fazer uma portage. As equipes traçaram estratégias diferentes de acordo com a familiaridade nas modalidades. A equipe Mitsubishi Quasar Lontra decidiu por seguir 2 atletas na canoa e 2 no trekking enquanto que a segunda colocada, Original Kayaks/Raid Brazil, optou por 3 atletas na canoa e apenas 1 no trekking.

Em um ponto claro no mapa era possível fazer uma portagem e cortar aproximadamente 1km de rio. As primeiras equipes optaram por fazer essa portagem e carregaram a pesada canoa por trilhas no meio de um bananal até encontrarem o rio novamente. Outras optaram por remar os 12,5 km ou simplesmente não conseguiram determinar em que ponto estavam, perdendo o local da portagem. Os atletas da MacBoot/Trópicos optaram por unir as forças para fazer a portage. Os atletas que estavam no trekking foram até o melhor ponto para fazer o corte por terra e além de sinalizarem o local, ajudaram no transporte da canoa. Quem se deu bem nesse trecho foi a equipe Aventura (SP), chegando poucos minutos à frente da Original Kayaks e ganhando a segunda colocação.

Do PC3/AT3, local onde ficaram as caixas de equipamentos e mantimentos, as equipes seguiam para a segunda etapa de trekking, outro trecho em que muitas equipes se perderam e tiveram que "rasgar mato" para chegar no PC4, início da canoagem em duck nos rios Açungui e Juquiá.

No PC5 as equipes tiveram novamente acesso às caixas e se prepararam para atravessar a Serra da Boa Vista e chegar no PC8. Nesse PC aconteceu o primeiro horário de corte e quem não conseguisse chegar a tempo seguiria direto para o PC8, por estradas onde a navegação era mais fácil. A equipe Xavantes/Wollner (RJ) foi uma das que não conseguiram chegar a tempo. Como a integrante feminina da equipe estava com dores em um dos pés e não conseguiria chegar no rapel, a equipe optou por passar a noite na área de transição e seguir para a chegada no início da manhã.

Mantendo a liderança, que não perderia até o final da corrida, a Mitsubishi Quasar Lontra foi a primeira a chegar e seguir em direção ao rapel. A segunda colocada, Aventura, chegou somente 2 horas depois, seguida de perto pela Oskalunga Brasil Telecom (DF) e pela Ecosystem (PR), que navegaram muito bem e ganharam várias colocações.

Depois de fazer o rapel na Pedra do Juqiá - Guassu, as equipes pegaram novamente os ducks e desceram o rio Juquiá até o PC11/AT7, onde tiveram acesso às caixas pela última vez. Novamente as equipes de dividiram e refizeram o trecho de canoa canadense e trekking, desta vez rio abaixo. No PC12 pegaram novamente as bicicletas e seguiram até a chegada.

A única equipe que passou no horário de corte do PC14 e ficou na categoria Extreme foi a Mitsubishi Quasar Lontra, formada por Rafael Campos, Victor Lopes, Vinicius Mori e Rosângela Hoeppner.

Segue abaixo a classificação final: