Prisma/Ciclonatur vence I Raid Internacional do Algarve

Por - 20 Mai 2003 - 12h22

Terminou no passado dia 4 de Maio, o I Raid Internacional do Algarve, corrida de aventura de longa duração, organizada pelo UTL Aventura, e no qual participaram 15 equipes, num total de 75 participantes, que encararam esta aventura com grande coragem e espírito desportivo.


Corrida teve 450km percorridos em 4 dias
foto: divulgação/Portugal Eco Aventura


Premiação ao final do I Raid Internacional de Algarve, em Portugal
foto: divulgação/Portugal Eco Aventura

Foram 450 km percorridos em 4 dias, atravessando o Algarve de sotavento a barlavento, com a introdução de novas modalidades nas corridas de aventura como foi o caso do surf e do mergulho.

Presentes estiveram também as atividades de cordas com um magnífico slide e rappel que deu para cortar a respiração dos vários atletas. Esta prova foi também um desafio em termos de organização dada a quase inexistente realização de Raids (Corridas de Aventura de longa duração) em Portugal.

A competição teve início no dia 1 de Maio com uma etapa de canoagem que começou em Castro Marim, com cerca de 20 km e que levou os participantes da Foz do Guadiana até à Foz da Ribeira de Odeleite. A segunda etapa, Orientação em Mountain bike, era a mais longa do Raid, 116 Km de distância máxima, e tinha como desafio atravessar a Serra do Caldeirão.

Mal o segundo dia amanheceu, as equipes deram início a uma vertiginosa escalada de 60 metros em duas cordadas. O espeleísmo foi outro ponto alto desta etapa de orientação pedestre, uma das que mais desgastou as equipes. No final desta etapa apenas metade das equipes tinham conseguido cumprir os postos de controlo obrigatórios. Já de noite teve início para a maioria das equipes a etapa principal de Mountain bike, com a ascensão à Serra de Monchique e a realização de uma tirolesa de 70m com Mountain bike.

A etapa seguinte de Orientação Pedestre levou as equipes à Costa Atlântica e a Aljezur, e tinha a aliciante de as equipes poderem experimentar surf, incluindo longboard, e bodyboard. Os atletas tinham de passar a zona de rebentação e alcançar um posto de controle à 150m da costa. Foi em paralelo com esta etapa, no sábado dia 3, que teve início o Mini-Raid (VI Técnico Outdoor Challenge), prova que foi disputada por 7 equipes. As etapas que compuseram este Mini-Raid correspondiam às três últimas etapas do Raid, apenas com troca dos meios de progressão.

O Mountain bike noturno, penúltima etapa, ainda deu problemas a algumas equipes, nomeadamente à equipe Portuguese Spirit/Not So Easy que teve a corrente quebrada e acabou por chegar bastante tarde a Lagos, tendo saído quase de seguida para a última etapa. A etapa de canoagem teve o seu início e chegada em Lagos. As entradas e saídas no mar foram animadas, e um kayak que caiu ao ser retirado do reboque começou a encher-se de água no meio da etapa, e levou a equipe dos Serralheiros a ser resgatada em pleno mar pela equipe Sportzone e pelos Bombeiros de prevenção ao local.

Para trás ficaram várias surpresas que a organização deixaram como opção aos participantes como foi o caso do rappel com 65 metros e o slide com cerca de 180 metros na Barragem da Bravura, que só foi pena ter sido feito pela maioria das equipes já de noite, perdendo assim alguma da sua espetacularidade. O mergulho, outro dos atractivos desta prova, foi feito apenas por um elemento de cada equipe e revelou-se um sucesso.

O balanço da prova é extremamente positivo e os vários atletas que nela participaram mostraram sempre grande entusiasmo durante e depois da prova terminada. A equipe Prisma/Ciclonatur é a grande vencedora tendo realizado todos os postos de controlo do percurso (41 CPs), demonstrando grande preparação física mas também com uma excelente gestão do tempo e do seu esforço.

Em 2º lugar ficou a equipe Sportzone com 34 postos de controlo, em 3º lugar o Clube BCP com 31 CPs, em 4º lugar a equipe espanhola Meridiano Raids, 1º lugar das equipes mistas com 29 CPS, e em 5º a equipe Megamedia com apenas 2 minutos de diferença. Em 6º lugar a Portuguese Spirit/Not So Easy com 24 CPs e 2º lugar nas equipes mistas. As restantes equipes não fizeram todos os pontos obrigatórios.

Assim temos os Salmões Extreme em 7º lugar, a equipe Escola de Aventura em 8º, os Sempre em Festa em 9º, a equipe Ecoteam/Ipodec em 10º, o CLAC/NEL em 11º, em 12º os CCA Sintra, em 13º ficou a equipe CP Armada, em 14º a equipa Ronal e 15º a Dream Team. No Mini-Raid a equipe vencedora foi a equipe dos Serralheiros, seguida da Optimus e da Ynóx Team, todas com 12 postos de controle. Pode consultar os restantes resultados no site oficial em www.portugalecoaventura.pt .

A prova I Raid Internacional do Algarve contou com o apoio das Câmaras Municipais de Castro Marim, Loulé, Silves, Aljezur, Vila do Bispo e Lagos e teve o patrocínio da Battery, da Unicer, da Vango, da Artiach, da Lorpen, da Buff, da Empresa Desafios, do BPI, do IST, da UTL e da Herdade do Monte Velho. O Portugal Eco Aventura é patrocinado pela loja Expedição e pelas marcas Haglöfs, Elite e pela Escola de Pára-quedismo Blue Emotions.

Por
20 Mai 2003 - 12h22 | geral |
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais