Expedição Carcará: como tudo começou

Por Karim H. Salha - 08 Mai 2003 - 23h11

O primeiro contato com o esporte foi quando o Erich Feldberg (primo de São Paulo e Capitão da Equipe Rosa dos Ventos) me ligou e começamos a conversar sobre este esporte chamado Corrida de Aventura, que eu jáhavia visto na TV a Cabo mas que nunca imaginavai existir no Brasil. Então ele me falou sobre a EMA e sobre o ELF Authentic, que estava sendo organizado na época com largada em Fortaleza e chegada em São Luis. Na ocasião ele estava indo para a prova ser Apoio da (EQUIPE EMA BRASIL) e desde então começamos a conversar mais sobre o assunto e buscando uma possibilidade de participarmos destas corridas.


Karim, ao centro, durante a Mini-EMA, realizada em Tapiraí
foto: divulgação


Véscio Barreto, Karim Salha e Antônio Souto, organizadores da Expedição Carcará

Descobri logo depois que em breve aconteceria uma corrida na Paraíba e que seria válida pelo Circuito Brasileiro. A prova se chamava Desafio Costa do Sol. Viajei para conhecer a galera e fazer um curso básico de escalador na PB e conheci também o pessoal de PE que estava organizando uma Mini corrida e que para mim seria ideal para saber como me preparar para a próxima. Nesta época eu praticava triatlon e remo e rapidamente montei uma equipe não mista com dois amigos (Véscio Barreto e Jailton Castro), ex militares também e fomos para a Odisséia Pernambuco, em Belo Jardim / PE.

Foi uma prova de 60 km e para mim foi uma experiência e tanto pois foi minha primeira corrida e no regulamento eu obedeci tudo a risca e sem malicia nenhuma (coisas de leigo). Pois é: Bicicletas pé duro, capacetes de isopor, roupas quentes, coloquei 1kg de sal nos primeiros socorros, 1 litro de álcool. Passamos muita sede, me perdi muito e achávamos que seríamos desclassificados porque estávamos toda hora sendo observados pelos fiscais de prova. Resultado: muita cãibra, muito lugar errado e muito sofrimento, mas conseguimos terminar em 6º lugar entre 15 equipes. Depois disso participei de uma corrida de orientação na PB onde terminei em primeiro lugar. E então em Julho de 2000 participei com a equipe Rosa dos Ventos (Erich Feldberg, Andréa Catani, Karim Salha e Véscio Barreto) do Desafio Costa do Sol / PB, prova de 250km pelo Agreste Paraibano, com direito a um rappel de 300m na Pedra da Boca, além de trekking, Moutain Biking, Travessia, Canoagem e Orientação. Terminamos em Terceiro Lugar. Foi uma experiência inesquecível e uma prova belíssima.

Expedição Mata Atlântica 2000 (SP – RJ) - Nunca imaginei correr uma EMA. Foi quando estava inscrito na Equipe Rosa dos Ventos para ser apoio. Nesta época a equipe era formada por três atletas e dois apoios. Infelizmente o grande atleta e amigo Emerson teve que ficar de fora da equipe por causa de uma grave contusão no joelho e então o Erich e a Andréa me convidaram para assumir o lugar dele. Foi fantástica a prova, muito dura, mas as paisagens e as modalidades nos motivavam cada vez mais e esquecíamos a fome, sono, cansaço, dores... Completamos a prova em 16ª lugar no geral. Foi muito gratificante e daí em diante... não parei mais de correr! E assim que cheguei no RN, já tinha uma prova agendada para Dezembro em Pernambuco e em menos de 40 dias lá estava eu, juntamente com minha equipe genuinamente potiguar, com o nome de Rosa dos Ventos / NE (Karim Salha, Véscio Barreto, Jailton Castro e Renata Rocha).Foi uma prova de 250km com a participação de 15 equipes, ficamos com o primeiro lugar!!!!

Expedição Carcará -Depois dessa experiência incrível, passei a me dedicar muito às corridas de aventura. Entrei em contato com dois grandes amigos e companheiros de equipe, daqui do RN (Véscio e Jailton) e organizamos a Mini Expedição Carcará em Fevereiro de 2001, sendo válida pelo Circuito Nordestino de Corridas de Aventura, idealizado pelo amigo Sérgio Bandeira, que é organizador da Odisséia Pernambuco. A prova foi um sucesso em inscrições e em beleza: foram 23 equipes participantes de todo o NE em 55km de prova pelo litoral norte do Rio Grande do Norte, com passagens em vários pontos turísticos (Cabo de São Roque – ponto mais próximo da América do Sul ao Continente Africano) muitas dunas e muito sol!!!

Organizamos neste mesmo ano também a Expedição Carcará em julho e tivemos além de tudo a grande honra de sermos uma das etapas do Circuito Brasileiro de Corridas de Aventura, organizado pela SBCA do nosso amigo diretor Alexandre Freitas (que todos aqui no nordeste estamos torcendo muito por sua recuperação, pois tudo começou graças a ele). A corrida se chamou ROTA NORDESTE e teve um percuso de 250km que iniciava na badalada praia da PIPA, seguia por vários municípios até chegar na divisa da PB onde os atletas fizeram um rappel fabuloso na Pedra da Boca e voltavam para o lugar da largada que também era a chegada. As modalidades foram: Trekking, Mountain Biking, Natação, Bike´n run, Ride´n run, Canoagem, Rappel e Orientação.

Grande satisfação foi receber em nosso estado as melhores equipes do país e figuras que todos tínhamos como guias para nosso futuro como corredores de aventura: Luiz Antônio, Victor, Rafael Raeys, Marina, Makoto, Pietro, Zolino, Zé Filho e equipes como Oskalungas, Rosa dos Ventos e Terra da Luz. A equipe revelação desta prova foi a Terra de Santa Cruz, de Pernambuco, que terminou a prova em terceiro lugar ganhando a vaga e inscrição para EMA 2001 na Amazônia. E em 2001 seguimos organizando e competindo provas pelo NE. E a cada ano conseguimos mais adeptos ao esporte e mais organizadores.

Circuito Nordestino de Aventura - CNA - Hoje contamos com as seguintes provas no nosso calendário: EXPEDIÇÃO CARCARÁ / RN, ODISSÉIA PERNAMBUCO / PE, DESAFIO COSTA DO SOL / PB, ALAGOAS AO EXTREMO / AL, SERYGI / SE e esperamos ainda para este ano uma prova no Ceará e outra na Bahia. Nosso objetivo é que no próximo ano, em 2004, tenhamos uma prova por mês no nosso circuito.

Entre os dias 04 e 06 de julho será realizada no agreste do Rio Grande do Norte mais uma etapa da Expedição Carcará, com 150 km divididos em trekking, mountain bike, travessias, canoagem, canyoning, rapel, tirolesa, bike´n run e orientação.

Informações sobre as corridas nordestinas:
- Expedição Carcará
- Desafio Costa do Sol
- Odisséia Pernambuco

A Expedição Carcará tem como organizadores: Karim Salha, Véscio Barreto e Antônio Souto. Além de organizar corridas, o trio realiza palestras, Work Shop, Cursos básicos de técnicas verticais, sobrevivência na selva e caatinga.

Mais informações:
www.expedicaocarcara.hpg.com.br
karimhsalha@hotmail.com
expedicaocarcara@hotmail.com

Karim Hosam Salha, 29 anos, é capitão da equipe Terra do Sol/RN, diretor da ABEA/RN e um dos organizadores do Circuito Nordestino de Aventura e da Expedição Carcará. Como competidor participou do CBCA 2001 e 2002; CNCA 2001, 2002 e 2003; EMA 2000 e 2001 e Mini EMA 2002

Karim H. Salha
Por Karim H. Salha
08 Mai 2003 - 23h11 | nordeste |
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais