Equipe Moleques do Sul/Sul Brasilis vence a corrida Canela de Aventura, no Rio Grande do Sul

Por Anderson Roos - 07 Abr 2003 - 21h51

A Corrida de Aventura teve a largada na cidade de Canela / RS e contou com a presença de 40 equipes. O percurso de 40 Km, contou com as modalidades Bike´n Run, Mountain Bike, Trekking, Cannyoning, Ascensão por Corda Fixa e Natação. Muitas equipes iniciantes, e muitas experientes. Depois de disputadíssima corrida, com várias trocas de liderança, a Equipe MOLEQUES DO SUL / SUL BRASILIS, única de fora do RS, composta por Anderson L. Roos, Pedro de Castilho, Gustavo Fonseca e Mariela Soto, leva a melhor, e vence a prova.

Equipe começa a plotar a carta topográfica
foto: divulgação

Anderson Roos sob o olhar do moradores locais

Corrida teve 18km de trekking

Equipe Moleques do Sul/Sul Brasilis levou o prêmio de R$ 1.000,00 pela primeira colocação
foto: divulgação

Pré-Prova - A Equipe MOLEQUES DO SUL / SUL BRASILIS, iniciou sua viagem para a prova, sábado, 9 horas da manhã. Tudo ocorreu tranqüilamente bem, sendo que até resolvemos “esticar a perna” até Aparados da Serra, via Serra do Faxinal. Local muito bonito, por sinal.

Depois de várias paradas para fotografar, finalmente chegamos (6 da tarde) ao Centro de Feiras de Canela / RS, onde tínhamos que checar equipos obrigatórios e deixar as “magrelas”. O Gustavo, nosso 4º integrante, que já estava pelo Rio Grande, pensando que nós não iríamos mais, já estava até se articulando para correr com outra equipe!!! (só porque falamos que chegaríamos às 13 horas?!).

Só pra variar, fomos os últimos a fazer os procedimentos pré-prova, e não faltaram brincadeiras de que os últimos seriam os primeiros!!! Sorte nossa....

Saímos dali, só deu tempo de deixar o restante dos “brinquedos” no Albergue, passar rapidamente no mercado para as últimas comprinhas, e correr para o Briefing. Bom que atrasou um pouco, pois daí deu um tempinho para “papear” com os amigos gaúchos.

Formalidades e agradecimentos no Briefing, breve explicação da prova, apresentação das equipes e finalmente, a parte mais esperada: os mapas!! Gostamos da notícia que seriam 22 km de Bike e Bike ´n Run, e 18 de Trekking e Cannyoning (tinham muitas equipes de mountain bikers na prova!!!)

Fomos para nosso jantar de massas (PÌZZA), e por pouco, o Gustavo não experimentou os 100 sabores diferentes de pizza. Tinha até pizza de sorvete!!!

Pousadinha de barriga cheia, friozinho de serra (12º graus), “sabão” da tia do Albergue pelo barulho e risadas, e plotagem de PC´s. Estratégia traçada, mapa plastificado, e cama sem tomar banho (a água não era aquecida!!!).

Dia da Prova - Contra vontade, levantamos 6 da manhã, fizemos mais barulho na cozinha, levamos mais sabão da tia, demos Bom Dia aos nossos arqui-inimigos-amigos “Ximangada” (que depois confessaram que fingiram estar dormindo pra escutar nossas estratégias de prova atrás da porta!!).

Fomos andando, aquecendo e conversando com a equipe Tapirus, de Porto Alegre, para a largada (em Canela, tudo é perto). Alongamos mais um pouco, e, às 8 horas, no mesmo Centro de Feiras, LARGADA!!!

A prova começou na modalidade de Bike n’ Run, 2 pedalando, 2 correndo. Tínhamos que pegar a 3ª bike algumas quadras dali, e a 4ª, uma “perna” além, na praça. Foi muito engraçado ver aquela multidão correndo no meio da rua e pulando canteiro. Não sabia se ria, ou corria. Corri, ou melhor, corremos. E muito!!!

Saímos no pedal em direção ao Parque da Cascata do Caracol, alucinados, ainda mais que a “Ximangada” estava na frente... Não deu nem tempo de olhar pra trás, pra ver se vinha mais alguma equipe próxima. Num esquema de vácuo, alcançamos os primeiros, e passamos. Aqueles 8 km, praticamente só de Down-Hill, ficaram logo pra trás. 40, 50, 65 km/hora. A galera só tentando pegar vácuo da patrulha que abria caminho...

A Ximango Sagaz, não recuou, e chegamos embolados no PC3, estacionamento do Parque Caracol. Dali, seguimos de trekking, na verdade trotando, por trilhas do parque, que nos levaram até o leito do Rio Caracol, e na seqüência, em baixo da queda. Tivemos que subir os 700 degraus da cansativa escadaria... Neste meio tempo, fomos ultrapassados pela equipe Condor / Nova Petrópolis, e passamos os “Ximangos”, permanecendo em 2º (era diferença de 1-2 minutos, no máximo, entre cada uma).

De volta ao estacionamento, pegamos as “magrelas” e disparamos em segundão, tentando pegar os líderes. A navegação até o momento, tinha sido ausente, em função de estarmos passando por locais turísticos, bem sinalizados. Foram 5 km de bike até o parque da Ferradura, outro local bem bonito, onde se avista o cânion do Rio Caí. Porém, não estávamos ali pra ver as paisagens...

Novamente correndo, rapidamente chegamos ao PC9, no Arroio Caçador, início do Cannyoning. Ainda estávamos em segundo com 1 minuto de desvantagem em relação aos líderes (Equipe Condor). Este, foi um trecho bastante “hardcore”. Eram grandes as dificuldades: muito cascalho e pedras escorregadias pelo caminho, água muita gelada, bela paisagem (que nos tirava a concentração) e uma equipe (Caverá Mormaii / Caxias do Sul) que passou por nós sem tomar conhecimento!!! Apesar da pouca diferença, agora estávamos em 3º, passando da metade da prova!!!

Sorte nossa, que em uma cachoeira onde tínhamos que sair do leito do rio, e subir por uma corda, as duas equipes da frente erraram o caminho, e nós, não desperdiçamos a chance: assumimos a liderança!!! Estávamos quase no fim do Cânion, que se dava com um dos integrantes da equipe tendo que fazer a modalidade de Ascensão em Corda Fixa numa cachoeira de uns 20-25 metros, enquanto que os outros 3, subiam por uma trilha lateral.

Quando estávamos quase terminando a Ascensão, as outras 2 equipes chegaram juntas na base da queda. Sem perder tempo, partimos para mais 7 km de trekking, que fizemos praticamente todo correndo, e que acabaram se transformando em 9 km, em função de não termos percebido um atalho / trilha.

“Quando nos atentamos para o erro, ficamos preocupados e corremos ainda mais!!!”. Para nossa alegria, chegamos na Natação (realizada no açude do IBAMA) ainda em primeiro. Só deu tempo de sair da água, a segunda equipe chegou (6 minutos atrás).

Pegamos a bike e saímos “estricnados” em busca da vitória. Às 13:12 da tarde, cruzamos em primeiro a linha de Chegada, com direito a muita comemoração. 10 minutos depois, chega a Caverá Mormaii / RS, e quase 1 hora depois, a 3ª colocada, Condor, de Nova Petrópolis / RS.

Parabéns a organização pela bela prova, e estamos ansiosos para a próxima.