Floripa Uakti / Natatorium vence a primeira etapa do Sul Brasilis Speed Racing

Por - 14 Mar 2003 - 00h37

Aconteceu neste fim de semana, dia 8 de março, a 1a etapa da Sul Brasilis Speed Racing, sendo também, a 1a etapa do Circuito Naturesporte (Catarinense) de Corridas de Aventura. A prova realizou-se entre os municípios de Porto Belo e Bombinhas, envolvendo as modalidades de Mergulho, Natação, Mountain Bike, Trekking, Costeira, Caiaque e Orientação. Foram 106 atletas, divididos em 30 equipes.

A organização da Sul Brasilis inovou, ao lançar 2 categorias na prova: Iniciantes, que teve um percurso de 35 km, facilitado tecnicamente; e Competição, 65 km, direcionada para os mais experientes. As equipes podiam ser formadas por 2,3 ou 4 atletas.

A festa e as emoções da prova começaram logo na largada, quando a organização orientou os atletas a embarcarem numa Scuna (tipo de embarcação de passeio). Os atletas, surpresos, ainda não sabiam qual seria exatamente o trajeto a percorrer. A Scuna se dirigiu para o meio da Enseada de Porto Belo, próximo à Ilha, e às 9 horas da manhã, foi dada a partida: Iniciantes e Competição, juntos, pulando para o primeiro trecho da prova, 600 metros de natação. No PC1/AT1, as categorias se separavam, e cada uma, seguiu seu percurso.

Os Iniciantes seguiram de caiaque pela Enseada por 5 km, ida e volta, até a praia do Araçá. No retorno, tinham um PC Virtual de Mergulho (cogumelo de jardim), onde as equipes que encontraram, salvaram-se da penalização de 30 minutos. Apenas metade dos times o encontrou.

O trecho seguinte, foram 12 km de Mountain Bike, que seguiu por estradas secundárias até a Vila de Santa Luzia. As equipes corriam bem próximas, com bastante troca de posição. Em Santa Luzia, iniciava-se um trekking de 10 km, passando por 5 belas praias, praticamente selvagens, até alcançar Zimbros.

O "sprint" final para a categoria Iniciantes, foi a parte mais sacrificante para muitos deles. Apesar de serem apenas 8 km, eles tinham que praticamente "escalar com a bike" o morro que separa Zimbros e Porto Belo, com cerca de 200 metros de desnível e muito cascalho. Depois, só curtiram o alucinante Down-Hill e seguiram para a Praça da Prefeitura para cruzar o pórtico de Chegada.

Categoria Competição - Para os atletas da Competição, depois da Natação, eles seguiram 12 km de Mountain Bike até a Vila de Santa Luzia, onde fizeram transição para um trekking de 10 km até a localidade de Guerreiros. Aqui, a maioria das equipes optou em voltar pela mesma estrada que vieram de bike. A equipe Pyxis, que liderava a prova, seguiu por uma trilha que beirava o mar, e apesar de ter feito o trecho num bom tempo, chegaram em 14a posição no PC4. A equipe Rastros, ficou perdida durante 6 horas nesta trilha, e foi resgatada em Zimbros.

No PC4, as equipes Ximango Sagaz, Uakti/Natatorium, Andarilha e Gralha Azul, começaram a se destacar,e sairam para esta etapa de bike, um trecho bastante técnico (single-track) e com muito desnível, com apenas 10 minutos de diferença. Este Mountain Bike acabou sendo um empurra bike para a maioria dos atletas, em função da lama originada da chuva da noite anterior. O PC5, virtual, dava as coordenadas de mais 2 PC´s.

As equipes continuaram o pedal até a praia de Mariscal, onde acontecia a divisão das equipes: metade seguia de trekking, metade de bike. Elas se encontram no PC7, para trocar de modalidade, sendo que não era necessário esperar a outra metade. Tinham que optar por qual metade faria o PC8, de mergulho virtual.

No PC9, as "metades" se encontravam, e pedalavam até a praça da prefeitura de Porto Belo, passando antes pelo PC10 virtual (esta coordenada era dada no PC5, também virtual).

No PC11, os quartetos se dividiam novamente, sendo que 2 seguiam de trekking (6 km), e 2 de caiaque (5 km). As duplas e trios, fizeram o trecho inteiro de caiaque. Quem deixava o PC11 de caiaque, tinha que fazer o PC12a, de mergulho virtual, na ilha de Porto Belo. A água ficou bastante turva durante o dia, e nenhuma equipe encontrou este ponto. Quem seguia de Trekking, fazia o PC12b, de mergulho, na praia do Estaleiro. Nesta mesma praia, os quartetos se uniam, e iniciaram um trecho bastante técnico de costeira, de 1 km, até a ponta de Porto Belo (PC13).

A equipe Uakti/Natotorium (Floripa) começou a abrir vantagem e a aumentou, quando a Ximango Sagaz (São Leopoldo / RS) teve problemas com um de seus integrantes, que acabou desistindo e desclassificando a equipe. Enquanto isso, a briga pela segunda colocação esquentou, e várias trocas de posição ocorreram entre a Gralha Azul e Andarilha, ambas de Floripa.

De lá, voltavam por uma estrada até a praia do Estaleiro, onde trocavam as modalidades e seguiam para o PC15, praia de Porto Belo. Aqui, os quartetos esperavam suas metades e corriam para a linha de chegada, na praça da prefeitura.

Com o tempo total de 9 horas e 27 minutos, a equipe de Floripa Uakti / Natatorium levou o título, seguida pela Gralha Azul (10h e19 minutos) e Andarilha (10h e 24 minutos), também de Florianópolis / SC.

Todas as equipes iniciantes terminaram a prova, uns cansados, outros mais ainda, mas todos felizes. A organização também ficou muito contente com o resultado, com o principal objetivo ter sido alcançado: proporcionar um primeiro contato com o esporte, em um percurso agradável e bonito. E temos certeza que teremos mais 40 novos "aventureiros", que estarão melhores preparados para a próxima etapa, dia 17 de Maio.

Agradecimentos Especiais a todos os fiscais, Edemar (Central Bike), Prefeitura de Porto Belo ("Wadão"), Associação Comercial de Porto Belo ("Maninha") e Casa do Turista ("Cacau").

Por
14 Mar 2003 - 00h37 | sul |
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais