Resultado final da mini Expedição Carcará, realizada no Rio Grande do Norte

Por - 27 Fev 2003 - 14h21

A Mini Expedição Carcará aconteceu no dia 22 de Fevereiro, foi a primeira, das seis etapas do Circuito Nordestino de Corridas de Aventura, realizada em Natal no Rio Grande do Norte. A Expedição Carcará está na sua 5º Edição e desta vez contou com a presença de 26 equipes, um recorde em inscrições de corridas de aventura no Nordeste. Com 15 equipes iniciantes um dos objetivos dos organizadores da prova foi atingido, que era de atrair novos adeptos ao esporte.


Corrida teve a participação de 26 equipes
foto: divulgação
Foram 15 equipes do Rio Grande do Norte, 5 Equipes de Pernambuco, 5 Equipes da Paraíba e 01 equipe do Ceará. A primeira prova Urbana do estado, com 55km de percurso divididos entre Natação, Trekking, Mountain Biking e Orientação com bússola.

Brieffing - No dia 21 de Fevereiro às 20:00h no Anfiteatro do Colégio COC – Natal foi realizado o brieffing da competição, contamos com a presença das 26 equipes, 20 fiscais de PC’s, patrocinadores e a organização, composta por: Karim Salha, Véscio Barreto e Antônio Carlos. Nesta foram lidas as regras do Circuito Nordestino, observações sobre a Mini Carcará e um Mini curso de orientação para os iniciantes.

A Prova - Às 07:00h da manhã do Sábado 22, as equipes estavam concentradas na Cervejaria Continental , na Via Costeira, para receberem a carta da prova (Mapa turístico, atualizado e com escala aproximada de 1:25.000), de lá seguiram para a Praia de Ponta Negra em comboio para o local da largada. A largada foi às 09:30h, na orla da praia de Ponta Negra onde os atletas correram 1.2 km até o Morro do Careca (PC1/AT1) onde partiram para a modalidade de Natação, numa travessia em mar aberto de 1.000 metros, retornando assim para o local da largada (PC2/AT2) e mudando para a modalidade de MTB. Este trecho deixou muitas equipes debilitadas, principalmente aquelas que não são acostumadas com a Natação em mar aberto.

De MTB seguiram pela Via Costeira até o PC3/AT3 na Cervejaria Continental (aproximadamente 5km), de lá seguiram para um trekking no Parque das Dunas (o segundo maior parque urbano do país) em direção ao PC4 no Bosque dos Namorados. Até este ponto 06 equipes se alternavam na liderança, eram elas a Caboclos de Lança e Cangaço de Pernambuco, Terra do Sol, 04 Elementos Acauã e Vidadrenalina do RN. O PC5 era virtual, os atletas teriam que encontrar um poste em frente a um poço da CAERN (companhia de águas e esgotos do RN) e ler a data de fabricação do poste gravado em relevo no mesmo (a data era 24/05/2001) e tinham que passar a informação para o PC6; o PC 7 era o mesmo do PC4 e voltavam pela mesma trilha do parque das dunas em direção ao PC8/AT4 para pegar novamente as bikes e seguir em direção ao Centro de Turismo do RN com a missão de verificar a cor da lixeira (PC 9 virtual) em frente à cela 19 do centro (que era amarela) e passar a informação para o PC 10/AT5 no Forte dos Reis Magos, localizado na PRAIA DO FORTE em Natal.

Lá os atletas receberam outra missão: verificar a quantidade de buracos de ventilação em cima da porta principal do forte (PC11 virtual), voltavam para o PC12/AT6 e seguiam de bike para o PC 13 localizado na Central de Antenas de Rádio Táxi e Telemar, uma subida bastante íngrime que a maioria dos atletas foram empurrando as bikes. Neste PC foram checados os equipamentos obrigatórios por equipe e individual, e as equipes que estavam com material incompleto foram penalizadas em tempo. Deste ponto seguiram para o PC 14/AT7 no Clube SEST/SENAT, no Bairro de Pitimbú, seguiram pelas avenidas mais movimentadas da cidade, exigindo muito cuidado e atenção no trânsito, as equipes ao chegarem neste PC receberam da organização uma planilha de orientação para encontrarem numa região preservada de Dunas, 07 Prismas, foi a parte que realmente exigiu dos atletas o conhecimento de navegação, noções de azimutes e distância. Voltando para o PC15 os atletas receberam sua última missão, a de ler uma mensagem na porta de entrada de um campo de futebol society, deste PC 16 virtual seguiram em direção a chegada na Cervejaria Continental, sendo a classificação final das equipes mistas a seguinte:

1º Lugar = Caboclos de Lança – Isis rep energético / PE – (tempo de prova = 5h 20min)
2º Lugar = Pé de Poeira – Sam’s / RN ( 5h 38min)
3º Lugar = 04 Elementos – Bike Shop – Papel Legal / RN ( 5h 42min)
4º Lugar = Terra do Sol / RN ( 5h 45min)
5º Lugar = Acauã / RN ( 5h 48min)
6º Lugar = Sagarmatha – Academia Nad’arte / RN ( 5h 57min)
7º Lugar = Terra Natal / RN ( 6 horas)
8º Lugar = De Última Hora / CE (6 h 03min)
9º Lugar = Kalangotango / RN ( 6h 03 min)
10º Lugar = NE Magnético – Trevo Motel, FOCA, Herbalife / PE ( 6h 35min)
11º Lugar = Nico / RN ( 7h 10min)
12º Lugar = Neblina – Neblina Adventure / PB ( 7h 19min)
13º Lugar = Cabas da Peste – Bike Sports/ PB ( 7h 57min)
14º Lugar = Paraíba Sem Limite – Mag formula, Planet Túlio / PB ( 8h 04min)
15º Lugar = Extreme – Pampatour / PB ( 8h 48min)

• Equipes desistentes ou desclassificadas
- Cangaço – Bain Douche / PE
- Ao Extremo / PE
- JIA / RN

• Ranking das Equipes Não Mistas

1º Lugar = Fome Zero / RN
2º Lugar = Via RN / RN
3º Lugar = Vidadrenalina / RN
4º Lugar = Urutu / PB
5º Lugar = Armas & Bagagens / RN
6º Lugar = 7º Becomb / RN
7º Lugar = Cumade Fulozinha / PE
8º Lugar = Asa Branca / RN (desclassificada)


As Baixas - A causa principal das baixas de atletas nesta prova foi desidratação ocasionada pelo calor intenso que estava fazendo neste dia, as areias fofas das Dunas e o desconhecimento das equipes iniciantes no quesito hidratação e alimentação constante. Alguns atletas tiveram que ser levados para hospital para receberem soros de hidratação intravenosa.

Agradecimentos - Primeiramente agradecemos a presença de todos os atletas participantes da MINI CARCARÁ que abrilhantaram a etapa, aos nossos fiscais de apoio nos PC’s pela paciência e alegria de trabalhar num evento como este, aos nossos patrocinadores: ARMAS & BAGAGENS, NUTRI CARE, VIA MALHA. Ao apoio da ABEA (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ESPORTES DE AVENTURA), Corpo de Bombeiros, 17º GEAC, COC – Natal, Departamento de Polícia de trânsito e ao nosso bom Deus que nos dá força para lutar por um ideal de fazer crescer o esporte amador na nossa região.

Por
27 Fev 2003 - 14h21 | nordeste |
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais